bassman Publicado Junho 29, 2004 Publicado Junho 29, 2004 olá tenho lido algumas coisas sobre as luzes do aquiario e ja reparei que o mais correcto e ter-se uma luz de um tipo e outra de outo tipo uma para os peixes e outra paa as plantas contudo nao domino nada bem essa questao por isso pedia uma ajuda.~ o meu aquario tem 2 luzes day light será essa uma situaçao correcta para os meus peixes e plantas ou deveria mudar algo :D obrigado desde ja Citar
kalashnykov Publicado: Junho 29, 2004 Publicado: Junho 29, 2004 pois,boa pergunta mas pelos vistos ainda ninguem te respondeu. tb sou novo nisto mas ja vi aqui neste site varias pessoas a dizer q convem ter uma potencia de luz na razao de 0.5 watts por cada litro de agua do aqua. tb tenho mt duvidas neste campo;esperemos q alguem responda. Citar
minidiogo Publicado: Junho 29, 2004 Publicado: Junho 29, 2004 Olá! Eu não me fio muito pelo 0.5W/l. Cada planta exige uma determinada capacidade de iluminação. Eu tento sempre dar a luz que essa planta exige. Visitem este link que no meio do topico está la a esclarecer isso dos W. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=68880#68880 Fiquem bem Citar Diogo Oliveira
Pedro Borges Publicado: Junho 29, 2004 Publicado: Junho 29, 2004 Ou então leiam o primeiro artigo da Aquário Magazine Nº4 de Junho. Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Nuno Antunes Publicado: Junho 29, 2004 Publicado: Junho 29, 2004 O assunto já foi discutido diversas vezes aqui (basta verem os tópicos acerca de iluminação que existem no forum) De uma forma geral há quem fale em w/l, há quem fale em lumen/l e há quem fale em lux/l. Para o meu aqua calculei a quantidade de luz seguindo os dados de um PDF em espanhol que foi colocado aqui por um membro. O pdf perde-se um bocado em explicações técnicas acerca da luz e afins mas tem uma parte que permite fazer calculos de luz. De uma forma básica o pdf diz o seguinte: -Pretendes saber a luz ao nivel do substrato. Para isso tens que calcular o valor PAR que depende do tipo de planta e das necessidades de luz desta: luz média : 20 par luz alta : 65 par luz muito alta : 130 par. - Depois de teres a base (depende da planta mais exigente em termos de luz) multiplicas o valor obtido pela área do fundo do aqua. -Daí terás que multiplicar o valor obtido por 100 e dividir pela percentagem estimada de luz no solo. (para a maioria dos aquas os valores rondam os 60% com colunas de água de 30 a 40 cm de altura ) - Para saberes os lumens basta dividires o valor pelo factor de eficiencia de uma lampadada. (no caso das fluorescentes 0,02 é aceitável) - O valor que obtens é o valor ideal. Como deves considerar perdas, reflectores maus e etc podes calcular para mais um bocado. Exemplo com o meu aqua: - As minhas plantas necessitam de luz média/alta... logo precisarei de um factor PAR de 65. - O meu aqua é 60*30*30 logo a área do fundo é: 0,6*0,3 = 0,18m2. O meu valor PAR será então: 65*0,18=11,7 -Assumindo as perdas devidas à coluna de água: 11,7*100/60 = 19,5 -O valor final optimo de lumens seria: 19,5/0,02 = 975 lumens Para o meu caso assumi ainda 50% extra para compensar perdas devido ao reflector utilizado: 19,5*1,5 = 29,25 ou seja 29,25/0,02 = 1462 lumens como o valor de 1400 lumens ficava meio complicado e estava para necessidades altas de luz optei por meter uma calha fuorescente dupla de 18w (36w no total e 2500 lumens) e assim já sei que posso ir a plantas com mais necessidade de luz. Só um senão... os peixes não gostam de muita luz... tenta arranjar sombras para eles E atenção... isto é sempre aproximado... mas para a maioria do pessoal serve :D Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Nuno Antunes Publicado: Junho 29, 2004 Publicado: Junho 29, 2004 Já agora fui procurar o link para o pdf... Aqui está ele: http://www.aaa.org.ar/descarga/Iluminacion...o_-_Parte_1.pdf Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts