Rodrigo Guimarães Publicado Maio 26, 2008 Publicado Maio 26, 2008 Olá, Devo entrar para o mundo dos salgados... e como este mundo é muito novo para mim.. tenho muitas questões! Vou pedir o orçamento a uma vidraceira (penso que não posso colocar o nome certo?) para os seguintes aquários: - 60cmX50cmX40cm e de 60cmX40cmX40cm, as medidas são em CxLxA Penso que estes aquários já deêm para manter um par de Amphiriom Ocellaris, posso mante-los certo? Eu já sei como se deve pôr no aquário... um maior que o outro, para decidirem quem é a femea (o maior) e quem é o macho (o menor).. é bom ver a Discovery Channel Gosto dos vários tipos de ''camarões'' que se vêm nas lojas, qual seria o melhor (devido ao tamanho do aquário e dos dois Ocellaris)? Material é mais complicado apesar de ter um amigo meu que vende material de salgados... O de 60X50 dá para 120L e será que duas bombas de circulação de 600L/h (uma a apontar para a outra) dão? Sump não queria, pois o aquário vai ser montado numa bancada de cozinha.. é possível ter o aquário sem sump? Luz também têm de me ajudar, não percebo mesmo nada deste assunto... :S Tenho de ter um escumador... qual a litragem que ele precisa de ter (acho que é assim que funcionam!)? Rocha Viva, quantos Kg's para começar aconselhavam? Quando fizer o aquário, penso mantê-lo 2 mesitos só com a rocha viva... para maturar um pouco.. depois adicionaria os corais certo? Passado mais uns tempos adicionaria a equipa de limpeza (os tais ''camarões'').. e passado mais uns tempos os dois Ocellaris! Será que dava assim? Obrigado desde já pela ajuda! Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Pedro Conceição Publicado: Maio 26, 2008 Publicado: Maio 26, 2008 - 60cmX50cmX40cm e de 60cmX40cmX40cm, as medidas são em CxLxA E pensares em fazer um de 60x50x50? Ganhas um pouco de altura para fazeres um layout melhor. Penso que estes aquários já deêm para manter um par de Amphiriom Ocellaris, posso mante-los certo? Eu já sei como se deve pôr no aquário... um maior que o outro, para decidirem quem é a femea (o maior) e quem é o macho (o menor).. é bom ver a Discovery Channel Podes colocar 2 do mesmo tamanho, depois um deles afirma-se como fêmea e cresce um pouco mais. Gosto dos vários tipos de ''camarões'' que se vêm nas lojas, qual seria o melhor (devido ao tamanho do aquário e dos dois Ocellaris)? Podes colocar um Lysmata amboinensis O de 60X50 dá para 120L e será que duas bombas de circulação de 600L/h (uma a apontar para a outra) dão? Terás de colocar 2 bombas de 1200lts/h cada para ficares com 20x o volume do aqua. Sump não queria, pois o aquário vai ser montado numa bancada de cozinha.. é possível ter o aquário sem sump? É possivel, somente terás algum espaço do aqua ocupado com equipamento. Luz também têm de me ajudar, não percebo mesmo nada deste assunto... :S Acho que se arranjares uma calha com 6x24w T5 já era bom Tenho de ter um escumador... qual a litragem que ele precisa de ter (acho que é assim que funcionam!)? Deves ver um escumador que indique para aquas de 240lts, sempre o dobro do que tens. Rocha Viva, quantos Kg's para começar aconselhavam? Para começares, deves colocar uns 20Kg, já é um bom arranque. Quando fizer o aquário, penso mantê-lo 2 mesitos só com a rocha viva... para maturar um pouco.. depois adicionaria os corais certo? Passado mais uns tempos adicionaria a equipa de limpeza (os tais ''camarões'').. e passado mais uns tempos os dois Ocellaris! Será que dava assim? Primeiro a equipe de limpeza, depois os corais e peixes. Deves escolher corais faceis de manter, moles e nunca deves comprar sem saber o que vais comprar! MEGA ARQUIVO
Rodrigo Guimarães Publicado: Maio 26, 2008 Autor Publicado: Maio 26, 2008 Olá Pedro, muito obrigado pela ajuda! Eu ponho estas questões, pois como vocês sabem as lojas (algumas) são do pior no que toca a ganhar dinheiro é a enganar pessoal! O aquário 60X50X50 é me impossível, pois como o aquário vai ser na cozinha tenho armários a correr a parede da cozinha! Apenas me dá 60X50X40 é pena mesmo! Não sabia isso do mesmo tamanho, mas nada de colocar dúvidas e pessoas mais cultas neste mundo que eu responderem. Ok, fico desde já a saber que devem ser duas bombas de 1200Lts/h para fazerem 20x o volume do aquário. A calha ficará muito cara assim.. terei de ver muitos, mas muitos preços mesmo... o orçamento que tenho para o aquário não é muito grande. Qual o equipamento extritamente necessário para o reef? Escumador, Densímetro, Termóstato, Termometro, bombas de circulação... e que mais? O escumador também fico desde já a saber que tem de fazer o dobro do volume do aquário. 20Kgs.. não será muito para comprar logo de uma vez? Tava a pensar me comprar primeiro uns 5Kg.. mas também depende do preço que me fazem! Se me pudessem informar (por MP) de algumas lojas que achem que façam um bom preço de Rocha Viva e Morta, agradecia. (Só Lisboa e Setúbal) Obrigado pela ajuda da cronologia! Obrigado Pedro! Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Pedro Conceição Publicado: Maio 26, 2008 Publicado: Maio 26, 2008 A calha até podes ser tu a fazer. Se tiveres jeito para a electricidade, compras 3 balastros duplos, cabos, suportes para lâmpadas, lâmpadas e reflectores. Depois dedicas-te à bricolage e fazes a calha em...madeira ou coisa assim! Além do equipamento que referiste, falta-te a calha , testes e tens que fazer um depósito para a reposição de água (com kalk) evaporada. Mas isso não custa nada! Espero não ter esquecido de nada! Sobre a rocha....podes começar com 5Kg, mas vai demorar um pouco mais a ciclar o aqua. MEGA ARQUIVO
Rodrigo Guimarães Publicado: Maio 26, 2008 Autor Publicado: Maio 26, 2008 Como funciona a reposição de água com Kalk? Eu apenas quero começar com 5kgs, poruqe se comprar logo 20Kgs tenho medo que não caiba... mesmo que demore mais um pouco só quero é que fique bem e que vá demorando um pouco (€€). Quanto à calha existe por ai uma pessoa que vai ser muito prestável Os corais moles devem ser os primeiros? Ou ponho primeiro duros? Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Pedro Conceição Publicado: Maio 26, 2008 Publicado: Maio 26, 2008 Duros nem pensar!!!! É mesmo os moles para primeiro lugar! MEGA ARQUIVO
Rodrigo Guimarães Publicado: Maio 27, 2008 Autor Publicado: Maio 27, 2008 (...)testes e tens que fazer um depósito para a reposição de água (com kalk) evaporada. o que é isto de reposição de água evaporada como Kalk? Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Ricardo Ruffo Publicado: Maio 27, 2008 Publicado: Maio 27, 2008 Boas É agua de osmose, que é usada para repor a agua do aqua que evapora. Depois nessa agua é adicionado kalk, que é bom para os corais e também durante a noite para manter o ph estável. Já que à noite o ph tem tendência a descer, mas se for adicionado kalk o ph mantem-se estável.
Rodrigo Guimarães Publicado: Maio 27, 2008 Autor Publicado: Maio 27, 2008 Então terei de adicionar mais um equipamento à minha lista: - Osmose; - Escumador; - Calha; - Bomba de Circulação; - Termóstato; - Termometro; - Densimetro; Depois tenho de ter os testes, e o Kalk.. vou ter de começar a pedir orçamentos de material.. Obrigado Ricardo! Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Ricardo Ruffo Publicado: Maio 27, 2008 Publicado: Maio 27, 2008 Falta o reactor de Kalk. Mas se não quiseres, podes usar um método mais tradicional, que é como eu tenho feito até comprar o reactor. Uso um garrafão de 5litros por cima do aqua, onde meto a agua de reposição com o kalk e depois o sistema de pinga pinga. Podes usar aqueles sistemas que se usam no soro, para ir pingando aos poucos para o aqua.
Rodrigo Guimarães Publicado: Maio 27, 2008 Autor Publicado: Maio 27, 2008 Ricardo obrigado pela explicação.. mas sou muito burro nos salgados.. não tens nenhuma foto que demonstre isso? Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Pedro Conceição Publicado: Maio 27, 2008 Publicado: Maio 27, 2008 O sistema do Ricardo é co mais utilizado pelo pessoal que tem aquas pequenos e que estão a iniciar. É a tal garrafa, fazes um buraco, do tamanho dos tubos de celicone das bombas de ar para os doces, um cm a cima da base, colas um tubo dos que já referi no buraco e colas. na ponta do tubo colocas uma torneirinha utilizada nas bombas de ar para controlar a saída de água. Normalmente o pessoal enche de água e coloca uma colher de café de kalk, mexe um pouco e deixa repousar o excesso de kalk na parte inferior do garrafão e tá pronto a utilizar! O espaço da base do garrafão até ao buraco serve mesmo para o excesso de kalk. MEGA ARQUIVO
Ricardo Ruffo Publicado: Maio 27, 2008 Publicado: Maio 27, 2008 A diferença do meu, é que não fiz um furo no garrafão. Tiro a tampa e meto o tubo, depois na outra ponta do tubo puxa-se o ar para a agua cair por gravidade. Pode-se puxar o ar com a boca, mas não aconselho porque depois ainda tens o azar de engolir a agua com o kalk e não convém. Eu para o puxar uso uma seringa. Mas com o tempo, vais-te fartar de estar sempre a fazer o mesmo ritual todos os dias. Eu já estou um bocado farto, qualquer dia compro um reactor de kalk. E também tens o aspecto de ficar inestético teres um garrafão por cima do aqua.
Ricardo Ruffo Publicado: Maio 27, 2008 Publicado: Maio 27, 2008 (editado) Tirei agora estas fotos, para teres uma ideia O garrafão tá quase sem agua, porque já foi reposta para o aqua. Logo já vou ter que o encher novamente. Editado Maio 27, 2008 por Ricardo Ruffo
Rodrigo Guimarães Publicado: Maio 27, 2008 Autor Publicado: Maio 27, 2008 É todos os dias que tenho de fazer a reposição? Não posso fazer de dois em dois dias, mesmo perdendo um pouco de água? Muito obrigado aos dois e Ricardo fico muito grato pela foto já dá para perceber como é! Notei que tens muit Kalk no garrafão, não é só uma colher de café? Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Pedro Conceição Publicado: Maio 27, 2008 Publicado: Maio 27, 2008 Ele deve colocar mais e vai colocando só osmose, mas não é o melhor! Idealmente é colocares a quantia quase certa, porque o excedente não se mistura e altera a composição. Deves fazer diariamente, mas se conseguires fazer só de 2 em 2 dias, não é stress! MEGA ARQUIVO
Ricardo Ruffo Publicado: Maio 27, 2008 Publicado: Maio 27, 2008 Vai acumulando, porque as vezes em dias diferentes acrescento, e não me apetece estar a lavar o garrafão para retirar o excedente dos outros dias. Mas sim, como o Pedro disse deve-se sempre tentar meter a quantidade certa.
Rodrigo Guimarães Publicado: Maio 29, 2008 Autor Publicado: Maio 29, 2008 Pois é já me decidi... e já mandei fazer.... o aquário... 80X50X40!!! Vou só mesmo avançar com o projecto (com a água não o vou encher) no fim de Agosto, quando já não estiver de férias!! EHEHHEHE Não vou fazer desse tipo de reactor de Kalk já sei um muito melhor em PVC. Com a alteração de tamanho penso que tenha de alterar o equipamento... são 160Lts Tinha de passar o escumador para 320, as bombas para 1600 cada uma. Devo pôr 10Kgs de argonite (morta) fina e média e 5Kgs de RM da Indonésia! Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Rodrigo Guimarães Publicado: Maio 31, 2008 Autor Publicado: Maio 31, 2008 (editado) Já perguntei numa loja de aquariofilia e não têm bombas de 1600lts só tinha de 2400lts, mas como vai ser para arrancar em alguns meses pode ser que apareçam de 2000lts ou mesmo de 1600lts. Editado Maio 31, 2008 por RodrigoGuimarães Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Pedro Conceição Publicado: Maio 31, 2008 Publicado: Maio 31, 2008 Existem bombas de 2000. Conheço algumas da Jebo, mas não são nada de jeito! é preferível veres as de 2400. MEGA ARQUIVO
Rodrigo Guimarães Publicado: Maio 31, 2008 Autor Publicado: Maio 31, 2008 Pedro quero mesmo montar uma coisa de jeito.. mesmo que demore um pouco mais.. prefiro dar mais um pouco para ter as coisas durante muito tempo! Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Pedro Conceição Publicado: Junho 1, 2008 Publicado: Junho 1, 2008 Pedro quero mesmo montar uma coisa de jeito.. mesmo que demore um pouco mais.. prefiro dar mais um pouco para ter as coisas durante muito tempo! É bom pensares assim! MEGA ARQUIVO
Rodrigo Guimarães Publicado: Junho 3, 2008 Autor Publicado: Junho 3, 2008 RM e RV... está para chegar um grande carregamento de RM da Indonésia (penso que não posso dizer o local, né?) e deve chegar quase a 15€, acham que vale a pena? RV uma loja de LX tem da fidji por 19€, dá para optar por 2Kgs de RV das fidji e 3Kgs da Indonésia.. que acham? Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Ricardo Ruffo Publicado: Junho 3, 2008 Publicado: Junho 3, 2008 Eu pessoalmente, prefiro não comprar RV em lojas. Compro a users que sai mais barato, e já a rocha está mais maturada.
Rodrigo Guimarães Publicado: Junho 3, 2008 Autor Publicado: Junho 3, 2008 Ok, então vou desistir da compra em lojas e quando montar o aquário logo vejo se os membros têm para venda. Obrigado Ricardo! Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
Recommended Posts