Recommended Posts

Publicado

Boas

Comprei ontem um simpático destes (com + ou - 3cm) para colocar num aqua de CA's.

Mas as informações sobre ele na net não batem muito certo o que me leva a pensar que existe alguma confusão sobre a espécie.

-PH : já vi como ph 6,5 a 7,5 mas também já o vi indicado como ph 8.

-É omnivoro?

-Alimento os meus CA's com granulados da sera para CA's. Será que ele também pode/vai comer?

-Fica só com 17 cm como dizem alguns sites? ou vai atingir 30+? (na loja disseram-me 10 cm)

-Vi que é considerado como agressivo, semi-agressivo e pacifico... em que ficamos?

-É solitário ou gosta de colegas da mesma espécie? (alguns sites dizem que é muito agressivo com outros "gatos" ou peixes de fundo, outros sites dizem que se dá muito bem)

Já agora... é normal tanta "desinformação" com estas espécies ou sou eu que tenho "sorte"?

Ele foi ambientado ao aqua durante 90 minutos mais ou menos com acrescentos de água graduais. Os habitantes do aqua não me parecem terem reagido mal à sua presença tirando um ou outro "chega para lá" por parte do peixe maior do áqua (5cm + ou -).

CA's no aqua: 2 astatotilapias latifasciata (semi-territoriais e pouco agressivos)

Tamanho da casa actual: 60cm / 50l água. (no prox ano deve migrar para um aqua de 1m a 1,2m conjuntamente com os CA's para terem mais espaço)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Boas  

Já agora... é normal tanta "desinformação" com estas espécies ou sou eu que tenho "sorte"?

Sim. É mesmo normal essa desinformação.

Sou iniciado neste hobby, mas já li sobre várias espécies informações completamente contraditórias. O pior é que às vezes quando mais se investiga mais baralhado se fica ;)

É pena ...

felinusB.png
Publicado:

Oi!

Posso dizer algo por experiência prórpia pois tenho dois exemplares um com 12cm e outro com9-10cm adquiri-os tal como tu com cerca de 3 cm e num ano atingiram este tamanho à pouco tempo tive de os separar pois o maior tornou-se agressivo para o mais pequeno o que o levava a passar todo o tempo escondido debaixo de uma pedra quanto aos outros peixes nunca os vi fazer-lhes mal, ás vezes um chega para lá na hora da refeição mas nada mais. Espero que não cresçam muito mais a ver vamos....

Cumps

Cris

Publicado:

Boas!! Se quiseres tirar as duvidas.. temos la um com uns 15 cm +- e que tem uns dentes parece um hamster hehe... está junto com um 'Tilapia Buttikoferi' con uns 15 cm também e com uns plecos de 15 a 20 cm tambem, e andam sempre a pancada todos!!! Com Ca´s aguenta-se bem a guerra não te preocupes!! ;)

------Licínio Ferreira------

WWW.CMCA.CJB.NET

Publicado:
Boas!!  Se quiseres tirar as duvidas.. temos la um com uns 15 cm +- e que tem uns dentes parece um hamster hehe... está junto com um 'Tilapia Buttikoferi' con uns 15 cm também e com uns plecos de 15 a 20 cm tambem, e andam sempre a pancada todos!!! Com Ca´s aguenta-se bem a guerra não te preocupes!!  ;)

São os que tinhas na montra?

Eu não quero o meu à pancada com os ca's :!:

Para já ele anda porreiro (de cabeça para baixo é um espetaculo) a explorar todas as pedras do aquário.

Posso é vir a ter um problema... os 3 (o synodontis e as astatotilapias) gostam imenso de duas grutas que fiz com pedra e que ficam mesmo por baixo da saída de água do filtro. A corrente aí é mais forte e quando coloco comida, a que fica a boiar no cimo da água é empurrada para o fundo por essa corrente, passando mesmo em frente às duas grutas :D

Já havia bulha entre os CA's por esse espaço... agora com 3 nem quero ver. O que vale é que para já o syno não parece muito interessado na comida que cai, preferindo investigar as pedras.

A minha preocupação imediata é ver se ele se aguenta com o ph mais elevado... esperemos que sim.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Pois é.... o meu pior receio veio a confirmar-se :wink:

O Syno não se adaptou bem ao diferencial de PH e pronto... ictio :wink:

Eu andava a estranhar ele estar muito calmo e quase nunca o ver e não o ver a comer mas hoje perdi algum tempo a investigar e lá dei com ele...

Tem pontitos brancos espalhados pelo corpo e cauda.

O muco parece estar a soltar-se.

O problema é que acho que pegou o ictio aos restantes 2 habitantes do aqua.

E agora como tratar?

Que medicamentos posso usar com o syno? (não vale a pena usar um aqua hospital pois vou ter que tratar os 3 habitantes)

Enfim... azares de principiante :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas.. pena ter acontecido isso, mas nada está perdido, isso é o mais facil de tratar. Devias ter acondicionado com mais tempo talvez. Qualquer medicamento para o ictio os tratará. Podes usar o da Sera que eu gosto muito ou então tb podes ir por medicamentos caseiros, mas isso eu nao sei, mas aki no forum deves ter muito sobre isso. Tens é de o tratar o mais rapido possivel. Boa Sorte...

------Licínio Ferreira------

WWW.CMCA.CJB.NET

Publicado:

Boas

Foi acondicionado 90 minutos... com muito muito cuidado. Tenho sempre o cuidado de não stressar demais os bichos, de os ambientar com a luz desligada, de os tirar com cuidado com a rede e de os ambientar durante bastante tempo.

Possivelmente já viria assim da loja que mo vendeu e eu não dei conta :wink:

Não quiz ir a Aveiro porque era longe e etc... mas o que é certo é que os peixes que vieram daí fizeram uma viagem de carro e estavam impecáveis até hoje (agora também têm pintinhas brancas) e este que veio de Coimbra teve logo problemas :wink:

Bom, medicamentos não queria muito colocar por causa das bactérias do filtro.

Uma quebra nelas e devido ao ph8 qualquer aumento pequeno da amónia torna-se tóxico ao ponto de matar.

Para já aumentei a temperatura do aqua (30º) e mudei a água e aspirei o areão.

Há mais alguma coisa a fazer?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Desculpem a pergunta...

Mas... como é o pxe-gato?

Obrigada

Lyla

Publicado:

Como devem perceber, cada peixe é um peixe. Penso que todos conheçam o OSCAR. Pois é... esse peixe todos não arriscariam a pô-lo adulto num aquário de ciclídeos africanos ou outros mais pequenos que ele. Mas já ouvi uns quantos relatos de oscars que se dão bem com GUPPYS e NEONS! Então é caso para perguntar ao peixe: - Então, em que é que ficamos? Por isso têm de perceber que é normal essa informação contraditória. Não há peixes iguais! Mas para mim confiaria em sites seguros mas ainda confiando nesses sites, para espécies pouco conhecidas prefiro sempre colocar a questão a alguém que sabe mais do que eu e se essa pessoa me disser que já ouviu uns quantos relatos de peixes que atacaram outro ou assim, prefiro não arriscar.

Cumprimentos,

Tomás Mendes

Publicado:

A natureza dita as regras...

Se um peixe tem na natureza condições que se podem considerar adversas e sobrevive então estará talhado geneticamente para ser mais resistente.

Claro que o peixe ser ou não adulto e condições anteriores também influenciam muito.

No caso do meu peixito ele simplesmente não foi "construido" para sobreviver às condições actuais do meu aquário. Até poderia sobreviver ao PH mais alto mas combinando isso com a dureza da água e o facto de estar já com ictio não ajuda nada.

Em todo este assunto tenho pena do peixe que penso que não vá sobreviver, apenas porque alguém me assegurou na loja que ele aguentaria o PH e condições da minha água.

Às lojas infelizmente muitas das vezes interessa é vender e não se importam muito com a informação ao cliente.

Em relação à loja em causa foi a ultima vez que me vendeu seja o que for... perdi toda a confiança que poderia ter com eles.

Felizmente para mim encontrei em coimbra uma loja decente, com alguém à frente que teve o cuidado de deixar "enciclopédias" sobre peixes e plantas. Assim, quando não se sabe se a planta X ou o peixe Y servem vai-se ler o livrito e está lá tudo.

Lojas assim são raras mas é sempre bom ver que existem.

A unica pena que tenho em relação a essa loja é terem pouca variedade, especialmente em CA's.

Mas para CA's, tenho Aveiro... fica-me caro com viagens e tudo mas prefiro a ter "azares" destes.

Enfim... estou a tentar a todo o custo safar o peixito mas não tenho muitas esperanças :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

E finalmente para encerrar o tópico...

Após 3 dias de luta contra as inumeras complicações o meu "gatito" morreu ;)

Apesar dos medicamentos e dos meus cuidados diários ele não resistiu e hoje de manhã encontrei-o morto :cry:

Fica a lição para mim (aprendida da forma mais dolorosa) e também a certeza que a loja onde o comprei não merece mais a minha confiança como cliente.

As boas noticias (porque nem tudo podem ser más noticias) é que os companheiros de aquário dele estão bem vivaços, com um apetite voraz e espirito guerreiro como qualquer CA que se preze.

Mas ainda não desisti dos "gatos" e quando acabar o periodo de quarentena irei pensar em arranjar novo "gato" :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi