Recommended Posts

Publicado

Irei montar dentro de pouco tempo um aquario com ciclídeos africanos do lago TANGANIKA e pretendia colocar umas plantas ( anubias e Vallisnerias ), acontece que não vou colocar substrato nem qualquer sistema de CO2, gostaria de saber a vossa opnião no que respeita á longevidade e " saude " destas plantas nestas condições, e o que poderei fazer para as manter. Em relação á luz tenho outro problema ( :oops: ), é que a sala onde vai ficar o aquario tem muita luz natural e não queria ter a luz muitas horas ligada para não apanhar algas.

Em relação aos peixes que vou colocar ( Frontosas ) eles no seu habitat têm estas plantas ( pelo menos as Vallisnerias ) portanto julgo que não as vão comer.

Obrigada pela vossa ajuda.

Publicado:

Olá!

Se tens luz natural, suponho que seja do Sol, aí é que vais ter algas. Aconselho-te a utilizares iluminação artificial durante 12 horas. Vou falar pelas anubias, são plantas que resistem sem injector de Co2, sem substrato e com uma luz fraquinha. A unica coisa se calhar que vais ter de adicionar vai ser fertelizante.

Corrijam-se se estiver enganado.

Abraços

Diogo Oliveira

Publicado:

Viva,

Vais ter problema em manter Vallisnerias sem substrato, são plantas que lançam raizes formidáveis, sem um substrato de onde extrair nutrientes vai-se ver à rasca para crescer.

Não te preocupes estupendamente com a iluminação neste caso, são duas plantas que embora apreciem boa luz, se dão bem em luz moderada.

Quanto ao tempo de luz creio que não terá nada a haver com o aparecimento de algas. Controlar algas controlando a luz é o erro mais clássico da aquariofilia. As algas controlam-se controlando os nutrientes na coluna de água. Pondera a introdução de plantas flutuantes de crescimento rápido tipo Salvinia ou afins.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

OK , pelo que percebi Vallisnerias, fora de questão e anubias?

Obrigado pelas vossas opiniões.

Publicado:

Olá!

Anubias como ja dissemos são boas para isso! Planta resistente, cresce bem sem substracto, com luz fraca... enfim...

Eu falo por experiencia propria, quando montei o meu aquário este nao tinha substrato, nao tinha Co2, lampada daquelas de candeeiro de 25W (super má, péssima)... e aquilo ficou enorme e muito bonita a planta.

Abraços

Diogo Oliveira