Godlike Publicado Maio 24, 2008 Publicado Maio 24, 2008 Boas pessoal, fiz uma mudança no layout, e meti uns discus no aquario, porém tenho tido uma luta terrivel com os niveis de nitratos, pois nos testes tanto da nutrafin como da sera dao me valores perto dos 50ppm de N.. Tenho feito TPAs regulares de 3 em 3 dias de +30%.. e compenso com fertilização de PO4 mas nao consigo que estes valores baixem... Por onde me devo virar??? pois as filamentosas estão a aparecer!! CUMPS Cumps
Nuno M. Lopes Publicado: Maio 24, 2008 Publicado: Maio 24, 2008 Boas pessoal, fiz uma mudança no layout, e meti uns discus no aquario, porém tenho tido uma luta terrivel com os niveis de nitratos, pois nos testes tanto da nutrafin como da sera dao me valores perto dos 50ppm de N.. Tenho feito TPAs regulares de 3 em 3 dias de +30%.. e compenso com fertilização de PO4 mas nao consigo que estes valores baixem... Por onde me devo virar??? pois as filamentosas estão a aparecer!! CUMPS boas já medis-te os nitratos da agua que estás a colocar? tens umas resinas da Hagen que se colocam no filtro muito boas para os nitratos e nitritos. plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Godlike Publicado: Maio 24, 2008 Autor Publicado: Maio 24, 2008 boas já medis-te os nitratos da agua que estás a colocar? tens umas resinas da Hagen que se colocam no filtro muito boas para os nitratos e nitritos. Já medi a alguns meses atrás e dava sempre 0, mas vou medir outra vez... Cumps
zlatan9 Publicado: Maio 24, 2008 Publicado: Maio 24, 2008 Fertilizas com potássio? Estás com que valores de fosfatos? One Fish Standing Kurichiba
Godlike Publicado: Maio 25, 2008 Autor Publicado: Maio 25, 2008 boas fiz o teste à agua da rede e deu-me 5 ppm de nitratos Fertilizas com potássio? Estás com que valores de fosfatos? boas fertilizo com potássio em função ao PO4 que adiciono, normalmente adiciono cerca de 1 ppm de fosfátos e 10 ppm de K. Adiciono regularmente 6ml de ferro e 4ml de micros+ da horizonte aquático.. O volume do aqua é de 380LT brutos mas eu penso que reais devem rondar entre os 300 e 350LT Fiz hoje 2x TPA de 30% e amanha irei fazer novamente para ver se consigo realmente baixar os nitratos, pois já morreram 2 ramirezi, 1 apisto cacutoide no espaço de 1 semana.. A pergunta que queria deixar era a seguinte, qual será a origem ou erro para estes valores de nitratos, será a má sifonagem do fundo, ou as limpeza do filtros serem mais acentuadas????? Tenho alguns discus no aquario sei que eles sao mestres a fazer subir os N, mas para 50ppm ?? faço 2x TPA 30% no minimo por semana. abraços Cumps
Pedro Matos Publicado: Maio 25, 2008 Publicado: Maio 25, 2008 ja agora podem me ilucidar sobre a adiçao de po4 ... pois para mim nao sao assim tao nessesarios para as plantas aquaticas e tendem a dar origem a algas tao poco esteticas e dificeis de comtrolar...
zlatan9 Publicado: Maio 25, 2008 Publicado: Maio 25, 2008 (editado) Não chegaste a dizer o valor dos fosfatos. Poderia ser da comida, mas assim os fosfatos também deveriam estar mais altos do que o normal. Partindo do princípio que podes estar a dar comida congelada por exemplo. Os nitratos concentram-se nos níveis mais baixos da água. ja agora podem me ilucidar sobre a adiçao de po4 ... pois para mim nao sao assim tao nessesarios para as plantas aquaticas e tendem a dar origem a algas tao poco esteticas e dificeis de comtrolar... Se não estou em erro antes havia a ideia de que ter fosfatos seria mau por causa das algas. Não é bem assim, como podes ler no artigo do André Silvestre que está no inamovível. Podes começar por apontar para uma concentração entre os 0.5 e 1mg/L. Até cerca de 2; 1,5 mg/L não deves ter grandes problemas com as algas. Ou seja, não favorecem o crescimento das algas desde que estejam na concentração certa. Editado Maio 25, 2008 por zlatan9 One Fish Standing Kurichiba
Pedro Matos Publicado: Maio 25, 2008 Publicado: Maio 25, 2008 Não chegaste a dizer o valor dos fosfatos. Poderia ser da comida, mas assim os fosfatos também deveriam estar mais altos do que o normal. Partindo do princípio que podes estar a dar comida congelada por exemplo. Os nitratos concentram-se nos níveis mais baixos da água. Se não estou em erro antes havia a ideia de que ter fosfatos seria mau por causa das algas. Não é bem assim, como podes ler no artigo do André Silvestre que está no inamovível. Podes começar por apontar para uma concentração entre os 0.5 e 1mg/L. Até cerca de 2; 1,5 mg/L não deves ter grandes problemas com as algas. Ou seja, não favorecem o crescimento das algas desde que estejam na concentração certa. ...(atençao k nao estou aqui para aranjar conflitos).... pois é mas as coisas por vezes saiem do nosso control... e depois apareçem as amigas´´olgas´´´........
Godlike Publicado: Maio 25, 2008 Autor Publicado: Maio 25, 2008 Não chegaste a dizer o valor dos fosfatos. Poderia ser da comida, mas assim os fosfatos também deveriam estar mais altos do que o normal. Partindo do princípio que podes estar a dar comida congelada por exemplo. Os fosfatos estão sempre a rondar 1 ppm, geralmente adiciono PO4 para acertar, sim eu dou comida congelada (Artemia). Os nitratos concentram-se nos níveis mais baixos da água. Se não estou em erro antes havia a ideia de que ter fosfatos seria mau por causa das algas. Não é bem assim, como podes ler no artigo do André Silvestre que está no inamovível. Podes começar por apontar para uma concentração entre os 0.5 e 1mg/L. Até cerca de 2; 1,5 mg/L não deves ter grandes problemas com as algas. Ou seja, não favorecem o crescimento das algas desde que estejam na concentração certa. Os fosfatos estão sempre a rondar 1 ppm, geralmente adiciono para acertar, sim eu dou comida congelada (Artemia). Ontem depois das TPAs fiz os testes e os nitratos baixaram +/- 40ppm e os fosfatos estavam a 1, mas geralmente os fosfatos estao sempre abaixo de 1, por isso geralmente fertilizo. Vou agora fazer outra TPA, depois faço teste e meto post!! CUMPS Cumps
Jorge Gonçalves Publicado: Maio 25, 2008 Publicado: Maio 25, 2008 Olá Tiago, Como fizeste a alteração de layout à relativamente pouco tempo, será possível que as plantas ainda não tiverem tempo suficiente para se enraizar devidamente e assim começarem a consumir os nitratos existentes? Tu estavas habituado a ter os valores dos nitratos mais baixos, mas nessa altura tinhas o aquário maturado e mais densamente plantado. É só uma hipótese... Obs: os meus discus estão 5*** Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
Godlike Publicado: Junho 1, 2008 Autor Publicado: Junho 1, 2008 Boas pessoal, os nitratos estão praticamente regulados... ainda estão a 20ppm, a solução foi mesmo TPA de 30 a 50% todos os dias a sinfonar sempre o areao!! Mas ainda tenho lá as filamentosas (poucas) mas chatas! Cumps
cristovao Publicado: Junho 1, 2008 Publicado: Junho 1, 2008 custumo usar nitrat stop da aquapex... é carvao ativado misturao com uma resina especial..nao falha!
Recommended Posts