lecas Publicado Junho 28, 2004 Publicado Junho 28, 2004 Ao fim de muitos anos, estou a recomeçar com este maravilhoso Hobby, acabei de adquirir um Aqua 104x40x60, coloquei um adubo da Amtra no fundo depois uma placa (grelha) da Hagen, e cerca de 30 Kg de areão, e enchi com de 2/3 da capacidade de água. Liguei um filtro externo (Eheim 2026) com massas filtrantes e substrato. Agora tenho algumas duvidas: Fui aconselhado por uma loja a colocar uma bomba de agua, ligada á placa do fundo, poderei ligar o tubo do filtro exterior? Neste momento a agua está com um tom acastanhado(coloquei água ontem). Deverei colocar algum produto para o inicio do ciclo?(não estou com pressa), será suficiente o material do filtro para a criação das bactérias? Estou a pensar comprar algumas plantas, quais aconselham? Citar
minidiogo Publicado: Junho 28, 2004 Publicado: Junho 28, 2004 Olá! Tira-me o filtro de fundo, é muito antiquado e na minha opinião nao serve para nada. MAntém o aquário com o filtro externo. Eu fiz o meu ciclo da água naturalmente, montei o aquário todo, com tudo a funcionar menos os peixes durante 1/2 meses. Antes de tudo, aconselho-te plantas que dêem para a tua capacidade de luz. Fica bem Citar Diogo Oliveira
nunomiguel Publicado: Junho 28, 2004 Publicado: Junho 28, 2004 Olá, Se fosse eu também não usava placa de fundo. Se o areão for grosso vai deixar passar os detritos dos peixes para baixo. Estes detritos vão-se acumular debaixo da placa. Os detritos podem ser usados para fertilizar algumas plantas mas se for em demasia podes vir a ter problemas (aumento de nitratos etc). De qualquer maneira, se quiseres manter a placa, não aconselho a usares o tubo do filtro para "puxar a água" através da placa (como pretendes fazer). Umas das desvantagens (segundo li) também em usar uma placa de fundo é que vais retirar nutrientes às plantas. Podes comprar já algumas plantas e colocar. Não faças adição de fertilizante líquido para já (arriscas-te a ter um boom de algas). Valisnérias e algumas Hygrophilas (as que não necessitem tanto de luz) podem ser uma boa escolha para já. Quanto ao ciclo podes optar por deixar as coisas "correrem" normalmente ou tentar acelerar um pouco. Podes usar produtos para esse efeito ou até mesmo colocar alguma comida no aquário (que depois vai criar amônia) para ajudar na ciclagem. Citar Cumprimentos, Nuno
lecas Publicado: Junho 28, 2004 Autor Publicado: Junho 28, 2004 Desde já muito obrigado Minidiogo e Nunomiguel pelas vossas dicas, acabei de comprar as seguintes plantas: 1 Echinodorus Paniculatus 1 Echinodorus Amazonicus 1 Echinodorus Radicans 2 Vallisneria gigantea/Americana 2Egeria Najas, a água é que ainda continua acastanhada reforcei o filtro exterior com um pouco de lã de vidro vamos esperar para aclarar a água Citar
kalashnykov Publicado: Junho 29, 2004 Publicado: Junho 29, 2004 ja agora desculpem intrometer-me, mas tb sou novo nisto e gostavade saber locais na linha de sintra(de preferencia de massama ate sintra), onde comprar plantas de qualidade,e onde saibam os nomes,pq onde tenho comprado nunca me sabem dizer qual o nome da planta Citar
lecas Publicado: Junho 29, 2004 Autor Publicado: Junho 29, 2004 Será que alguém tem alguma sugestão para resolver o problema da água com o tom acastanhado (qual o motivo/solução?)? Citar
minidiogo Publicado: Junho 29, 2004 Publicado: Junho 29, 2004 Olá! Tens troncos no aquário? Que eu conheça é o unico motivo que torna a água acastanhada! Não faz mal aos peixes, esteticamente é não fica lá muito bem. Solução? Com o tempo isso vai ao sitio, pelo menos no meu caso foi. Abraços Citar Diogo Oliveira
Alexandre Rodrigues Publicado: Julho 1, 2004 Publicado: Julho 1, 2004 água com o tom acastanhado (qual o motivo/solução?)? Turva? Deve ser isso. com o tempo desaparece, e o motivo é o areão e provavelmente o adubo, não te preocupes e deixa filtrar Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
minidiogo Publicado: Julho 1, 2004 Publicado: Julho 1, 2004 Olá! A água turva é acastanhada? XAu Citar Diogo Oliveira
Alexandre Rodrigues Publicado: Julho 1, 2004 Publicado: Julho 1, 2004 Olá! A água turva é acastanhada? XAu Àgua turva pode ser de qualquer côr... Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
nunomiguel Publicado: Julho 1, 2004 Publicado: Julho 1, 2004 Pode também ser da iluminação. Depende das lâmapdas que venham no aquário. Já experimentaste retirar um pouco da água para um copo e comparar cá fora? Á luz do dia? Se for apenas turva a filtragem encarrega-se de a "limpar". No entanto podes sempre colocar um pouco de carvão no filtro. A filtragem com carvão normalmente torna a água cristalina. Citar Cumprimentos, Nuno
lecas Publicado: Julho 1, 2004 Autor Publicado: Julho 1, 2004 Desde já um Obrigado pelas dicas, pois é, lá continua tudo na mesma, parece uma caneca de chá gigante, não tenho troncos, tudo leva a crer que tenha sido o Amtra basis plus. Citar
Alexandre Rodrigues Publicado: Julho 1, 2004 Publicado: Julho 1, 2004 Isso pode demorar mas compõe-se, tens que ter paciência . Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
nunomiguel Publicado: Julho 2, 2004 Publicado: Julho 2, 2004 tens que ter paciência Exacto. Deve ter sido mesmo do substrato. Lecas, chegaste a tirar a placa de fundo? Tiraste água do aquário quando o fizeste? Podias usar um pouco de carvão tentar "limpar" melhor a água. Mas lá está... Isto são coisas que levam tempo. Citar Cumprimentos, Nuno
lecas Publicado: Julho 2, 2004 Autor Publicado: Julho 2, 2004 Pra já ainda mantenho a placa de fundo, mas estava tentado a tirar uma parte da água e inclusive a placa. Citar
nunomiguel Publicado: Julho 2, 2004 Publicado: Julho 2, 2004 Aproveita e retiras a água toda. Remove placa de fundo e depois torna a encher. Tens de ter uma boa camada de areão por cima do substrato para evitares que passem nutrientes (do substrato) para a coluna de água (e evitar algas etc). O areão não convém ter uma granulometria muito grande. Citar Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts