Nuno Antunes Publicado Junho 28, 2004 Publicado Junho 28, 2004 Boas Preciso da vossa ajuda. Penso estar com um principio de um problema e quero ver as opções antes que seja tarde demais :D O meu aquário começou a apresentar pequenas manchas castanhas na superficie das folhas das plantas que identifico como sendo algas. Tenho neste momento 1 anubia anã, uma planta de pé alto que presumo ser um echinodorus e alguns arranques de Valisnéria Spiralis (distribuidos por 3 pontos). A anubia e a outra planta estão bem mas a valisnéria está a ficar amarela com as folhas a quebrarem. Em algumas folhas nota-se algas de fio (daquelas brancas, quase transparentes). A filtragem assenta num filtro de cascata com 757l/h composto por uma esponja e cerâmica. A água está a 26º , ph varia muito pouco (ph=8 ) ao longo do dia, a água é muito dura (KH elevado). Tenho uma calha com duas fluorescentes de 18w (daylight e cool white-luz amarelada) perfazendo um total de 2400 lumens, ligada 12h por dia. Existe injecção de CO2 (kit da nutrafin) O aqua tem 50 litros uteis de água. Existem 2 peixes com 5cm cada um mais ou menos (CA's do lago vitória) ----O problema é o seguinte: Medi os valores de amónia e estou com 0,5mg/l (não é critico mas já é preocupante, mais ainda porque estava a 0 ). À superficie da água tenho particulas em suspensão (parece pó...) e a água está a ficar turva. Obviamente estou preocupado, especialmente com a saude dos peixes... Penso que o disparo da amónia venha de 2 pontos: - folhas amareladas da valisnéria (estará a morrer?) - comida que os peixes não comem (cai para zonas apertadas, não a vêm/sentem) Que acham que deva fazer? Pensei no seguinte: -Para as algas meter mais plantas (quantas mais? De que tipo?) -Existem comedores de algas compativeis com CA's e com o PH e dureza da água???? Para o problema da comida - Um limpa fundos (problema: e qual se adapta a ph 8? Vale a pena?) Solução mais imediata: -Tpa de 50%? Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts