Hugo R. Silva Publicado: Junho 30, 2008 Publicado: Junho 30, 2008 Trocado, isso já devia ter sido raspado! Achas? Estou com um certo receio.... e se volta tudo de novo? lol Alguns dos meus aquários (shrimps)
Hugo R. Silva Publicado: Julho 6, 2008 Publicado: Julho 6, 2008 Bem como tinha passado tanto tempo e não havia meio do resto de GDA desaparecer resolvi seguir os vossos conselhos e raspar aquilo, só vos digo que tive que mudar 50% da água pois esta ficou com muito mau aspecto :s Foto com flash Foto sem flash Alguns dos meus aquários (shrimps)
Hugo R. Silva Publicado: Julho 10, 2008 Publicado: Julho 10, 2008 Voltou aparecer a GDA, ainda suave mas já se nota nos vidros, já não sei o que faça. Alguns dos meus aquários (shrimps)
zlatan9 Publicado: Julho 10, 2008 Autor Publicado: Julho 10, 2008 Isso é um bocado chato. O que dizem é esperar no mínimo três semanas, continuando a fertilizar e após esse tempo quando elas tiverem já mais fracas raspá-las e fazer uma grande tpa. Durante o período em que estiveste à espera, fizeste TPA´s, mexeste no aquário? One Fish Standing Kurichiba
Hugo R. Silva Publicado: Julho 10, 2008 Publicado: Julho 10, 2008 Isso é um bocado chato. O que dizem é esperar no mínimo três semanas, continuando a fertilizar e após esse tempo quando elas tiverem já mais fracas raspá-las e fazer uma grande tpa. Durante o período em que estiveste à espera, fizeste TPA´s, mexeste no aquário? Fiz reposição de água. sem tocar nos vidros nem em plantas. Alguns dos meus aquários (shrimps)
zlatan9 Publicado: Julho 11, 2008 Autor Publicado: Julho 11, 2008 O recomendável seria até nem fazer Tpa´s, dar apenas de comer e fertilizar. Mas como tens discus torna-se mais complicado. Não sei se ao deixares passar as três/quatro semanas sem as raspares também terá alguma influência. One Fish Standing Kurichiba
Hugo R. Silva Publicado: Julho 11, 2008 Publicado: Julho 11, 2008 Bem apareceu mas com muito menos força. Reposição de água tenho mesmo que fazer ou então desligar os termostatos para não correr riscos. isso julgo que não, segundo li é possível acontecer o que me aconteceu, agora li é outra forma de limpar. O que fiz: raspei e retirei a GDA e depois fiz TPA. O que penso fazer: Retirar água, limpar a parte dos vidros que ficam fora de água com papel de cozinha, evitar deixar cair algo na água, e voltar a encher. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jatbas Publicado: Julho 11, 2008 Publicado: Julho 11, 2008 Mas assim nunca vais conseguir limpar completamente!? AquaWizard
Hugo R. Silva Publicado: Julho 11, 2008 Publicado: Julho 11, 2008 Mas assim nunca vais conseguir limpar completamente!? Porque? Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jatbas Publicado: Julho 12, 2008 Publicado: Julho 12, 2008 Então, das duas uma, ou tiras a agua toda e limpas os vidros a seco até ao solo, ou vai sempre existir uma área de vidro com agua que vai ter sempre restos de gda. AquaWizard
Hugo R. Silva Publicado: Julho 12, 2008 Publicado: Julho 12, 2008 Segundo o que li não necessáriamente, pois segundo diversas pessoas ela acaba pooir "auto-consumir-se" logo limpando com o papel é só uma forma de evitar que algo que ainda esteja no seu ciclo caia dentro de água. se não limpar os vidros que ficam dentro de água o ciclo mantem-se, ou seja, não existe quebra. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Mário Publicado: Julho 23, 2008 Publicado: Julho 23, 2008 Olá a todos. Desculpem reavivar este tópico, mas gostaria de partilhar a minha experiência. Como já tinha dito anteriormente, tentei primeiro o método de não tocar nos vidros e nunca resultou. Optei por uma abordagem diferente, com raspagem semanal dos vidros, fertilização e TPA´s certinhas e muito regulares e introdução de mais plantas no aquário. Com o passar do tempo, a GDA começou a reduzir bastante, mas nunca desapareceu completamente. tinha uma equipa de limpeza com 1 Ancistrus SP e 2 CAE que nem sequer lhe tocavam. À coisa de 2 semanas fiz um update à calha, com a duplicação da potência de luz. Nessa altura mudei também o sistema de CO2 de caseiro para pressurizado. Além disso reforçei a equipa de limpeza com 3 ampulárias e um SAE. Correndo o risco de deitar os foguetes antes da festa, digo-vos que a GDA desapareceu do meu aquário. Não toco nos vidros à 2 semanas, excepto para limpar o calcário, e nem sinal dela, estive mais de meia hora a olhar o aquário ao pormenor e nada... nem no vidro de trás, que normalmente era o pior. E era perfeitamente visivel as ampulárias a tratarem dela, o SAE nem por isso, mas por seu lado exterminou a pouca Green Beard Algae que ainda tinha, especialmente na BIOBOX. :D Também reparei que agora apareceram-me Green spot no vidro :D . Coisa que dantes não tinha. Não há bela sem senão. Provavelmente resultado da eliminação da GDA. Tenho que tratar destas agora, parece que tem a ver com os fosfatos. Espero ter ajudado. 1 Abraço
Hugo R. Silva Publicado: Julho 23, 2008 Publicado: Julho 23, 2008 Boas ainda bem que reavivaste este tópico pois eu tb tenho novidades, primeiro sobre as tuas. Segundo penso, a duplicação de luz poderia ter aumentado a DA não seria mais lógico? No meu caso, limpei bem metade dos vidros, com papel e tudo o mais, a quando da TPA, por curiosidade desliguei uma das HQI e ficou ligado só uma, e a GDA voltou em força mas só do lado da HQI ligada.... Afastei a calha mais uns 20 cm a ver se produz algum efeito. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Mário Publicado: Julho 23, 2008 Publicado: Julho 23, 2008 ...Segundo penso, a duplicação de luz poderia ter aumentado a DA não seria mais lógico? ... Olá Trocado Pois, em pricipio era o que deveria ter acontecido, mas acho que a luz pouco ou nada teve a ver com o caso. Julgo que a GDA no meu caso desapareceu por uma serie de factores, principalmente as ampulárias que a comiam, mas não terá sido só isso, porque aquela linha verde junto ao substrato, onde as ampulárias e o esfregão não chegavam também desapareceu. Agora dizer concretamente que foi isto ou aquilo, não posso. E dizer que a GDA desapareceu para sempre também não posso, mas neste momento não tenho... Acho que foi por tudo junto. Uma coisa é certa, agora que o vidro está limpo e a luz é mais forte apareceram-me Green Spot, coisa que dantes não tinha, apesar de ser uma coisa minima. 1 Abraço
zlatan9 Publicado: Setembro 27, 2008 Autor Publicado: Setembro 27, 2008 Não sei se já repararam mas o inventor deste método para a erradicação da GDA, o grande expert Tom Barr, já tá registado neste fórum! One Fish Standing Kurichiba
pini Publicado: Novembro 16, 2008 Publicado: Novembro 16, 2008 (editado) boas! tambem tenho gda no meu aqua... agora tenho algumas questões, ja alguem teve sucesso com esta tecnica de deixar a alga no vidro e depois raspar? cumpz Editado Novembro 16, 2008 por pini Feedback
zlatan9 Publicado: Novembro 21, 2008 Autor Publicado: Novembro 21, 2008 boas! tambem tenho gda no meu aqua... agora tenho algumas questões, ja alguem teve sucesso com esta tecnica de deixar a alga no vidro e depois raspar? cumpz Eu não te posso dizer nada, uma vez que acabei por desmontar o aquário temporariamente. A ideia com que fiquei é que talvez seja a melhor solução. Neste link tens outras possíveis causas e soluções: http://www.thetropicaltank.co.uk/phpBB/viewtopic.php?t=446 One Fish Standing Kurichiba
Joel Bonifácio Publicado: Dezembro 17, 2008 Publicado: Dezembro 17, 2008 Ainda ninguem encontrou uma solução eficaz para combater/prevenir esta alga ? tou me a passar com ela possaa... todas as semanas tenho que limpar os vidros :/ mas o engraçado é que so aparece nos vidros da frente e no de traz, os de lado 0, nem vela... O que tambem acho no minino bizarro, é que onde passa a corrente da agua com mais força, ela está ausente, pelo menos no meu caso é assim. enfim... se me passo tiro os vidros ao aquario para ela nao aparecer mais ahahahhaha. Neste momento é a unica alga que tenho. Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Diogo HC Matias Publicado: Dezembro 22, 2008 Publicado: Dezembro 22, 2008 Mais um link que pode ser que ajude Kelvin Ratings and Green Dust Algae Esta alga é realmente uma chata! Ora, esta alga não se pode raspar dos vidros senão volta a atacar... e se não se raspar demora 21 dias a cumprir o ciclo de vida... então mas para encurtar este tempo, será que não as podíamos simplesmente erradicar? Há quem use H2O2 para matar as algas pretas tipo tufo, que são muito chatas de arrancar e depois de mortas tiram-se com maior facilidade... Então porque não usar a mesma agua oxigenada nos vidros para ir matando as GDA? Acho que isto pode funcionar... mas também pode ser mais uma tentativa falhada porque ela perante a agressão pela H2O2 pode esporular e volta para a coluna de água. Felizmente agora não tenho essa chata, pelo que não posso testar, mas se alguém experimentar diga qualquer coisa
João Lopes Publicado: Dezembro 22, 2008 Publicado: Dezembro 22, 2008 (editado) Esta alga é realmente uma chata! Conheço uma bem mais chata! Diatomáceas!!!! Editado Dezembro 22, 2008 por João Lopes
Joel Bonifácio Publicado: Janeiro 3, 2009 Publicado: Janeiro 3, 2009 Mais um link que pode ser que ajude Kelvin Ratings and Green Dust Algae Esta alga é realmente uma chata! Ora, esta alga não se pode raspar dos vidros senão volta a atacar... e se não se raspar demora 21 dias a cumprir o ciclo de vida... então mas para encurtar este tempo, será que não as podíamos simplesmente erradicar? Há quem use H2O2 para matar as algas pretas tipo tufo, que são muito chatas de arrancar e depois de mortas tiram-se com maior facilidade... Então porque não usar a mesma agua oxigenada nos vidros para ir matando as GDA? Acho que isto pode funcionar... mas também pode ser mais uma tentativa falhada porque ela perante a agressão pela H2O2 pode esporular e volta para a coluna de água. Felizmente agora não tenho essa chata, pelo que não posso testar, mas se alguém experimentar diga qualquer coisa Já conhecia o site . Será que um sistema UV nao iria resolver o problema de vez ? é que parece que isso dos 21 dias, nao deu lá muito resultado. Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Joel Bonifácio Publicado: Janeiro 3, 2009 Publicado: Janeiro 3, 2009 (editado) Conheço uma bem mais chata! Diatomáceas!!!! Conheco, mas nunca tive.Já agora, conseguis te ver livre dela ? Editado Janeiro 3, 2009 por Joel Bonifácio Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
João Lopes Publicado: Janeiro 3, 2009 Publicado: Janeiro 3, 2009 Conheco, mas nunca tive.Já agora, conseguis te ver livre dela ? Está em vias de desaparecer, mas vamos ver! Tópico sobre as minhas diatomaceas
zlatan9 Publicado: Janeiro 3, 2009 Autor Publicado: Janeiro 3, 2009 O UV só tem efeito nas algas em suspensão. One Fish Standing Kurichiba
Joel Bonifácio Publicado: Janeiro 3, 2009 Publicado: Janeiro 3, 2009 Está em vias de desaparecer, mas vamos ver! Tópico sobre as minhas diatomaceas possa :/ bem... complicado O UV só tem efeito nas algas em suspensão. Entao ora bolas loOl agora assim nao sei mais o que fazer :/ Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Recommended Posts