Recommended Posts

Publicado

Boas, montei um aquário de 370 litros á aproximadamente 3 meses, durante os primeiros 2 meses correu tudo bem, nem sequer tive grandes problemas de algas nem nada de anormal, mas nestas últimas 3 semanas a água tem começado a ficar esverdeada e já não sei o que fazer.

O aquário não apanha luz solar, tenho 4Xt5 54W, nitratos, amônia, nitritos e ferro estava tudo a 0, só os fosfatos é que estavam por volta dos 2, mas já sai assim da torneira.

Durante a primeira semana comecei logo a fazer TPA's todos os dias, ás vezes 30 outras vezes 50% mas nada, continuava verde, deitava 2 vezes comida por dia, apesar de deitar pouco passei a deitar só uma, tinha as luzes ligadas durante 10 horas á 2 dias atrás passei para 8. Há uma semana comprei fertilizantes na Horizonte Aquático, comecei a fertilizar durante uma semana com potássio, nitratos, micros e ferro, fosfato não deito porque já estão altos, ao fim de uma semana a fertilizar os valores eram Nitratos: 5ppm, fosfatos 2ppm, ferro continuava a 0 e potássio não tenho como medir. Parei de fertilizar porque não via resultados e já não sei o que fazer. Tenho CO2 caseiro com difusor de vidro, o aquário tem algumas plantas.

O que é que eu faço? Já estou a ficar desanimado...

Publicado:
ou está a levar luz directa do sol

Ele diz que nao leva luz directa do sol, ca para min isso e comida a mais, so pode, o filtro tem sido limpo???

Publicado:

Limpo o filtro todas as semanas.

Mas há um problema que é para resolver assim que posivel, mas devido a alguns problemas financeiros ainda nao foi possivel, o meu filtro é um XP3 da Rena, o caudal se não me engano é 1150L/H, para o meu aquário é capaz de ser pouco, mas eu não tenho grande fauna e tenho bastantes plantas. Amanha vou aspirar o fundo, já há mais de um mês que não faço isso...

Obrigado, um abraço.

Publicado:

Boas

Esse aquario esta-te a dar dor de cabeça não? :puppydogeyes:

Vê este site pode ser que ajude

Jà me deu bastante jeito.

Um abraço e boa sorte

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Publicado:

Podes crer, já me começo a passar com isto.

Hoje fiz um TPA de 70% da água, praticamente não se nota a água esverdeada, o CO2 está a funcionar bem e vou fertilizar durante esta semana, se no próximo fim de semana estiver com a água verde outra vez faço um blackout de 5 dias, se mesmo assim não passar... :P

Um abraço.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Já tive o mesmo problema e só o resolvi comprando um filtro de UV.

No teu caso um de 5w em uma semana poe-te a àgua totalmente cristalina.

Não gastes dinheiro em quimicos pois não vai adiantar nada.

Por 50 ou 75 euros já compras um bom UV tipo Aquamedic, JBL ou Tetra.

Cumprimentos

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas!

Desculpem este tempo ser dizer nada. Entao o que se passou foi o seguinte: Depois de fazer a TPA, durante a semana fiz a fertilização e consegui que os valores de nitratos, fosfatos e ferro estivessem nos valores correctos, no final da semana tinha a água novamente verde, fiz um blackout de 5 dias, quando voltei a ligar as luzes a água estava branquinha, passados 2 dias estava outra vez verde, foi quando decidi comprar o filtro UV, neste momento está a começar a ficar mais clara mas ainda não está a 100%, o filtro montei-o sexta-feira.

Um abraço.

Publicado:

Olá, pelo pouco que já aprendi e alguém que corrige se estiver errada:

- penso que é normal em aquários recentes, ocorrer estes "booms " que tornam a água verde, pois ainda não há muito equilíbrio

- penso que limpar o teu filtro semanalmente é muito, e és capaz que não estar a deixar as bactérias se fixarem

- a UV vai ajudar e muito a destruir estes malandros, mas não podes deixar de tentar descobrir onde está o desequilíbrio do teu aqua, que é uma tarefa muito ingrata e complicada.

Boa Sorte e deixa um pouco o filtro sossegado e não te esqueças de quando o lavares, usar água do aqua.

Fica bem

CA

Publicado:

Olá Cláudia.

Isto da aquariofilia por vezes apresenta-nos problemas que nos faz dar voltas e voltas á cabeça. Mas é assim, o meu aquário está montado desde março, penso que 3 meses seria tempo mais que suficiente para as bactérias se fixarem, além de que o filtro já era usado, trazia as esponjas, eu só lhe juntei as cerâmicas e a lâ de vidro, durante os primeiros tempos não tive qualquer problema com as algas, fazia TPA´s regularmente como é aconselhado no inicio de uma montagem, quanto ao filtro sempre foi limpo com água do aquário. Comida a mais também não me parece que seja, por vezes ficavam 2 dias sem comer, sempre tive cuidado com a quantidade que deitava.

Obrigado.

Publicado:

Novidades? Neste momento tenho o filtro UV a funcionar, a água está clara neste momento, o camarão madeira que tenho no aqua descobriu a saída do filtro UV e já lá está há 3 ou 4 dias, se não se mexesse de vez em quando pensava que estava morto. O problema é que eu desconfio que se desligar o filtro UV a água volta a ficar verde, depois do blackout a água estava um espectáculo, passados 2 dias estava igual.

Isto não está fácil...

Publicado:

Boas,

Novidades? Neste momento tenho o filtro UV a funcionar, a água está clara neste momento, o camarão madeira que tenho no aqua descobriu a saída do filtro UV e já lá está há 3 ou 4 dias, se não se mexesse de vez em quando pensava que estava morto. O problema é que eu desconfio que se desligar o filtro UV a água volta a ficar verde, depois do blackout a água estava um espectáculo, passados 2 dias estava igual.

Isto não está fácil...

Tens o UV ligado 24h? Não é aconselhável que assim seja, senão podes vais destruir a flora que tens. Vai reduzindo o período diário progressivamente... se fazes fertilização, convém que o faças numa altura em que o filtro UV esteja desligado, para que as plantas possam assimilar os fertilizantes.

Publicado:

olá só encontro duas razões para teres a agua verde.

1ª Deves ter iluminação a mais. normalmente agua verde excesso de luz.

Se isso não acontece bem para mim são os fosfatos quase de ceteza.

coloca algo no filtro contra os fosfatos e vais ver que o problema desaparece.

sempre tens uma solução natural mas que sera a longo prazo. a nivel estetico não é bonito mas com um pouco de gosto podes colocar paus de chorões (vimes) eles ao ganharem raiz vão absorver os fosfatos, mas isto é a longo prazo.

Para efeito imediato é colocares um granulado que existe para esse efeito no filtro.

Espero ter ajudado.

Sê feliz por fazer alguém feliz:)))))

Publicado:

tente usar cascudos ampularias acredite eles ajudan nesse problema alguns meses atras eu estava com o mesmo problema e comprei 3 cascudo e 2 ampularias em 1 semana meu aqua estava limpo :