António Vitor Publicado Setembro 6, 2003 Publicado Setembro 6, 2003 hum... deixei de ter fermento... e não me apetece comprar! Bom já que fica sempre fermento agrrado á parte inferior da garrafa e que tal servir-me deste? será que este está morto ou está apenas dormente? neste momento tenho produção de CO2 (substancial ) apenas com os restos do fermento da garrafa (está vivo então), o fermento como está vivo reproduz-se, se reproduz-se terei boas quantidades em pouco tempo, se reproduz-se adapta-se ao ambiente que forneço (muito alccol)... Com alguns anos desta pprática poderei ter um fermento excepcional aguentando altos niveis de alcool e ph baixos... que acham? Abraços Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
David Pereira Publicado: Setembro 6, 2003 Publicado: Setembro 6, 2003 Oi, Até que pode ser uma grande ideia!!! Na verdade nós deitamos sempre fora os restos de fermento, e ele talvez ainda funcione!!! Mas António, adicionaste apenas açucar e bicarbonato de sódio à solução? Fica bem... Citar
António Vitor Publicado: Setembro 6, 2003 Autor Publicado: Setembro 6, 2003 basta despejar a antiga solução, mas com cuidado para ficar a maior parte do fermento agarrado à garrafa! depois mete-se água nova (esta ficará turva, já que o fundo da garrafa está cheio de fermento), açucar bicarbonato de sódio... e prontos! Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
David Sousa Publicado: Setembro 6, 2003 Publicado: Setembro 6, 2003 AquaSaudações a todos Olá António Vitor Então concluimos que a produção deixa de existir por falta de açucar, certo? Em relação ao fermento não é preciso colocar mais ou percebi mal? Ele realmente reproduz-se? Fica bem!!! Citar !!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!! "...só sei, que nada sei." David Sousa
André Nóbrega Publicado: Setembro 6, 2003 Publicado: Setembro 6, 2003 olá! a produção pode acabar por três factores: -pH muito baixo (as enzimas usadas pelas leveduras não funcionam) -falta de açúcar (não há alimento para as leveduras) -aumento da concentração de alcool (pode matar ou colocar em estado de repouso as leveduras). não se adiciona mais fermento, ele reproduz-se, é um organismo vivo (fungos) e como tal reproduzem-se. abraços! Citar Categoria: Humano.
António Vitor Publicado: Setembro 6, 2003 Autor Publicado: Setembro 6, 2003 é como o táslixado disse... se algum destes 3 facores falharem estes entram em hibernação.. é esses que eu uso para recolonizar a garrafa.. abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
David Sousa Publicado: Setembro 6, 2003 Publicado: Setembro 6, 2003 AquaSaudações a todos Obrigado pelas respostas, já estou testando para ver o resultado. acabei de colocar só o açucar, agua e bicabornato, vou esperar e ver o resultado. Fiquem bem!! Citar !!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!! "...só sei, que nada sei." David Sousa
Paulo Almeida Publicado: Setembro 6, 2003 Publicado: Setembro 6, 2003 Boas, estou a usar a receita de CO2 DIY num aqua de 30 litros, tendo usado a quantidade da receita habitual (de 1 litro) em metade da água(menos de meio litro). Já lá vai mais de um mês e o CO2 ainda não acabou (mais precisamente 1 mês e meio). Cumps, Citar Carpe Diem
André Nóbrega Publicado: Setembro 6, 2003 Publicado: Setembro 6, 2003 olá paulo, passa aí a receita abraços! Citar Categoria: Humano.
danielcvieira Publicado: Setembro 6, 2003 Publicado: Setembro 6, 2003 o meu dura smp menos de 1 mes é mesmo possivel aproveitar esses restos de fermento??? expliquem la isso melhor. uma receita a duram um mes e meio tb quero passa la isso Citar Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão: - Onde está a Eva? - Foi lavar-se ao rio ! - Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.
David Pereira Publicado: Setembro 7, 2003 Publicado: Setembro 7, 2003 Oi pessoal, Mandem lá essas receitas para durar um mês!!! A mim dura-me, a libertar CO2 em pleno, uma semana mais ou menos, depois liberta pouco e substituo a solução. Fiquem bem... Citar
David Sousa Publicado: Setembro 7, 2003 Publicado: Setembro 7, 2003 AquaSaudações a todos Afinal funciona mesmo, obrigado António Vitor , agora já não tenho que chatear a mulher sempre que precisava de fermento! Fiquem bem!!!! Citar !!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!! "...só sei, que nada sei." David Sousa
Visitante Publicado: Setembro 7, 2003 Publicado: Setembro 7, 2003 Boas, a mim tambem me dura pouco mais q uma semana . Como é q fazem pra durar 1 mes? Citar
Paulo Almeida Publicado: Setembro 7, 2003 Publicado: Setembro 7, 2003 Como eu disse no post anterior a receita que uso é a normal, mas em vez de usar uma garrafa de 1 litro, uso uma com meio litro. A receita é: 1 Chavena de chá de Açucar 1 Colher de café de Fermento de Padeiro (O Fermipan é facilmente encontrado em muitos supermercados e hipermercados, mas pode usar algum comprado numa padaria). 1 Colher de Chá de Bicarbonato de Sódio Cerca de 400 ml de água morna (é importante que a água adicionada seja morna para permitir uma fermentação mais rápida,mas não pode ser demasiado quente ou nada acontecerá). Porque razão o CO2 durou mais de 1 mês não faço amínima ideia, mas já não é a primeira vez que uso água em menor quantidade e que a mistura dura mais tempo,mas como percebo pouco de Química não sei porque razão isto acontece. Cumps, Citar Carpe Diem
André Nóbrega Publicado: Setembro 7, 2003 Publicado: Setembro 7, 2003 olá! a minha teoria vai para a maior concentração de bicarbonato de sódio, assim o pH fica mais alto durante mais tempo e as enzimas das leveduras duram mais tempo. abraços! Citar Categoria: Humano.
Visitante Publicado: Setembro 9, 2003 Publicado: Setembro 9, 2003 No inicio tb usei bicarbonato e durava quase 3 semanas mas a produção de CO2 era muito mais lenta +/- 6 bolhas /min. Este exagero de 6 bolhinhas nem sequer influenciava o Ph e por isso deixei de usar bicarbonato. Agora dura uma semana mas uma semana sempre a bombar. Acho que depende das necessidades de cada um e do Ph da água que usam para as trocas. Eu preciso do CO2 para as plantas e para baixar o Ph. Nada como fazer tentativas e chegar às quantidades ideais... mais ou menos fermento ... mais ou menos bicarbonato, etc.... Citar
Nuno Carvalho Publicado: Setembro 9, 2003 Publicado: Setembro 9, 2003 Boas! Então que dizer que quanto mais bicarbonato menos CO2??? Eu tenho o problema inverso do vosso. A mim produz-me muito CO2 e o pH baixa muito! Citar Nuno Carvalho
David Pereira Publicado: Setembro 9, 2003 Publicado: Setembro 9, 2003 Oi Nuno, Penso que tudo depende das quantidades de fermento e bicarbonato, neste outro tópico, refere-se utilizar uma pequena quantidade de fermento! http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=1004 Vamos lá pessoal, temos que achar uma boa receita!!! Fiquem bem... Citar
Visitante Publicado: Setembro 9, 2003 Publicado: Setembro 9, 2003 Oi, Os fermentos são organismos vivos: vivem, crescem, reproduzem-se e morrem. Se utilizarem uma quantidade exagerada de fermento vão ter muitas bocas para alimentar... tá certo, dão CO2 a rodos, mas o objectivo aqui não é produzir Seven-Up e bolhas de CO2 que atinjam a superfície falharam o seu objectivo. Por outro lado um início lento preservará mais o balanço da coisa. A população de fermentos aumentará mais naturalmente e será equilibrada com a taxa de mortalidade. Mas concedo que para os impacientes é complicado... Também não me parece que seja uma boa aposta usar o CO2 para baixar o PH: confiar no fermento para isso configura um desastre no horizonte. Tenho visto alguns posts sobre o odor do restos da fermentação. Qualquer coisa diferente de um leve e agradável cheiro a fermentado, significa que alguém não fez o trabalho de casa a limpar o material e existe contaminação bactereológica e a mistura "apodreceu". Fiquem bem Citar
Hugo RSF Publicado: Setembro 10, 2003 Publicado: Setembro 10, 2003 Tá tudo certo Eu também uso o fermento da garrafada anterior (de tempos a tempos tenho juntar um pouco) e uso é muito bicabornato de sódio. Normalmente cerca de 3/4 colheres de chá. Essa de utilizar menos água, não estou a ver o efeito, mas vou experimentar Citar Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Visitante Publicado: Setembro 10, 2003 Publicado: Setembro 10, 2003 Essa de utilizar menos água, não estou a ver o efeito, mas vou experimentar e quem falou em usar menos água? Em minha opinião, quanto menos ar estiver dentro da garrafa de fermentação melhor. Se tiveres um garrafão de 5 litros com um litro de mistura ficas, se a matemática não me atraiçoa, com 4 litros de ar. Antes de uma única bolha de CO2 chegar ao aquário é essa a quantidade de ar que borbulhará no difusor... o CO2 é mais pesado que o Azoto e Oxigénio que constituem a maior parte do ar. Portanto o CO2 empurra o ar debaixo para Cima. Os meus recipientes de fermentação são cheios até 2, 3 cm do gargalo e uso muito pouco fermento para evitar a formação de espuma. No fundo é o que o António Vitor propõe com a utilização dos restos da fermentação. Citar
David Pereira Publicado: Setembro 10, 2003 Publicado: Setembro 10, 2003 Oi Chtorm, Já agora que recipientes usas??? Da tua formula era 3/4 de litro de água!!! Fica bem... Citar
Visitante Publicado: Setembro 10, 2003 Publicado: Setembro 10, 2003 Já agora que recipientes usas???Da tua formula era 3/4 de litro de água!!! Ora bem... ... Três aquários, dois deles com CO2 O maior (250L) tem uma garrafa de Santal de litro e meio cheia até cima. A receita, tal como a sopa espanhola estica se juntares mais água. O CO2 é injectado (literalmente, com uma agulha que sobrou de uma seringa!) no tubo do filtro externo. Escolhi o Santal porque a garrafa é escura e o fermento prefere pouca luz. No aquarios dos discos, soltei os cordões à bolsa e comprei um kit de CO2 (a marca, um auto-colante, perdeu-se porque tive de inventar um esquema de arrefecer o fermento naqueles dias de calor). O frasco é porreiro porque tem a boca larga e é fácil de limpar. Foi este que serviu de base à receita. Aqui para nós, normalmente faço aquilo a olhómetro, mas para publicar é preciso dar números. O terceiro aquario só tem pedras que não são esquisitas com o CO2. Já agora o meu esquema de arrefecimento do fermento é bem simples: Basta envolver o frasco, garrafa ou o que for, num pedaço de papel aborvente (rolo de cozinha, por exemplo) e colocar tudo num recipiente baixo com dois dedos de água (a bronca que foi cá em casa com o raio do tuperware!!). E é so deixar circular o ar e manter o nível de água. Parece que vem aí uns dias de calor e se não queres balanços no PH experimenta. Fica bem Citar
Visitante Publicado: Setembro 13, 2003 Publicado: Setembro 13, 2003 Parece que sim, que resulta mesmo deixar os restos do fermento anterior Recarreguei a garrafa à hora de almoço com açucar e bicarbonato e à noitinha já se via uma produção de 11 bolhas por minuto Não sei quanto tempo esta mistura me vai durar mas, quando fazia a mistura incluíndo novo fermento, a produção durava cerca de 15-20 dias, ainda que nos últimos dias desse período a produção fosse muito menor, somente 2 a 3 bolhas por minuto... O tubo é retirado durante a noite porque o PH pode chegar a 6.0 Características da receita de hoje: - Recepiente da Nutrafin, de plástico opaco. - Cerca de meio litro de água - Uma chávena pequena de açucar - Duas colheres de sobremesa de bicarbonato Citar
Visitante Publicado: Setembro 14, 2003 Publicado: Setembro 14, 2003 eh pessoal...so agora é que vi este topico mas posso desde ja dizervos que antigamente quase toda a gente (pelo menos nos açores) tinha fermento biologico em casa e "cultivavam-no" acrescentando bicabornato de sodio akela pasta castanha.Sempre que queriam fazer um bolo , retiravam um pouco da cultura...Podemos aplicar isto nos nossos produtores de co2. Muitas vezes os nossos produtores deixam de funcionar n pk n existe mais açucar mas pk as condições deixaram de ser favoraveis ao funcionamento das enzimas por isso ha q acrescentar bicabornato de sodio pa aumentar o ph... eu tb vou experimentar acrescentar cal (que não é toxica para os peixes por isso deve funcionar com as leveduras)e ver que resultados obtenho (visto a cal ser mt mais barata q o bicabornato) fiqem bem! Citar
Recommended Posts