zlatan9 Publicado Maio 20, 2008 Publicado Maio 20, 2008 Boas, Tenho o teste de nitratos da Hagen, ainda dentro da validade. Acontece que ultimamente e pese embora tenha fertilizado com nitratos o resultado é sempre o mesmo: 0 mg/L. Medi inclusive pouco tempo depois de ter fertilizado em quantidades mais elevadas. Já retirei directamente da garrafa onde o tenho o fertilizante para o tubo onde se fazem os testes e aí acusou. O KNO3 foi comprado em pó e já tenho feito a dissolução muitas vezes mas ainda não me tinha acontecido isto. One Fish Standing Kurichiba
Luís Fortunato Publicado: Maio 20, 2008 Publicado: Maio 20, 2008 Olá. É comum no teste da Nutrafin, por descuido ou outra razão qualquer desconhecida, que o 3ª reagente fique 'oxidado' perdendo assim a sua capacidade de mudança de côr, impossibilitando-nos assim medir os nitratos numa amostra de água. Só com concentrações elevadas (solução do fertilizante fertilizante, por exemplo) é que se torna possível ver uma reacção de mudança de côr perceptível. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
C Mocho Publicado: Maio 20, 2008 Publicado: Maio 20, 2008 Olá e desculpa zlatan9 por me aproveitar do teu tópico, mas a mim aconteceu que com os testes de uma marca registava valores de NO3 perto dos 20 ppm, quando mudei para outra marca verifiquei valores de pouco mais de 5ppm! Suponho que a fiabilidade dos testes normalmente disponíveis no mercado é muito falível... (?) Já coloquei a questão num outro tópico mas como não obtive resposta estou a aproveitar-me do teu (espero que não leves a mal). Hoje ouvi falar de um sistema, tipo "caneta" que serve para testar vários parâmetros e supostamente é mais fiável, mas é tão caro como o meu aqua inteiro (com fauna e flora), não entendi ainda muito bem do que se trata nem me souberam esclarecer sobre o preço real, mas se souber algo mais concreto conto-te. Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
zlatan9 Publicado: Maio 21, 2008 Autor Publicado: Maio 21, 2008 (editado) Olá. É comum no teste da Nutrafin, por descuido ou outra razão qualquer desconhecida, que o 3ª reagente fique 'oxidado' perdendo assim a sua capacidade de mudança de côr, impossibilitando-nos assim medir os nitratos numa amostra de água. Só com concentrações elevadas (solução do fertilizante fertilizante, por exemplo) é que se torna possível ver uma reacção de mudança de côr perceptível. Cumprimentos Luís Fortunato Isso é válido mesmo que a recarga seja nova? Poderá então fazer todo o sentido visto que foi com esta recarga que deixei de ter resultados.Quando medi os nitratos utilizando fertilizante aquilo deu a cor na última gota do 2º frasco. Se calhar o melhor é mesmo trocar o frasco, não? Olá e desculpa zlatan9 por me aproveitar do teu tópico,mas a mim aconteceu que com os testes de uma marca registava valores de NO3 perto dos 20 ppm, quando mudei para outra marca verifiquei valores de pouco mais de 5ppm! Suponho que a fiabilidade dos testes normalmente disponíveis no mercado é muito falível... (?) Já coloquei a questão num outro tópico mas como não obtive resposta estou a aproveitar-me do teu (espero que não leves a mal). Hoje ouvi falar de um sistema, tipo "caneta" que serve para testar vários parâmetros e supostamente é mais fiável, mas é tão caro como o meu aqua inteiro (com fauna e flora), não entendi ainda muito bem do que se trata nem me souberam esclarecer sobre o preço real, mas se souber algo mais concreto conto-te. Se não houve alterações nas fertilizações ou tpa´s é de facto estranho. Os testes servem mais para dar uma ideia do que se está a passar não dispensando por exemplo a nossa observação do estado das plantas ou possíveis algas. Quanto a essas canetas, se é o que estou a pensar, por exemplo para o pH tens que calibrar aquilo antes de fazer uma ou x medições. Implica além do mais teres que comprar depois produtos para o efeito. Não é lá muito prático, sobretudo para a carteira... Obrigado. Editado Maio 21, 2008 por zlatan9 One Fish Standing Kurichiba
Luís Fortunato Publicado: Maio 21, 2008 Publicado: Maio 21, 2008 Olá. Isso é válido mesmo que a recarga seja nova? Poderá então fazer todo o sentido visto que foi com esta recarga que deixei de ter resultados.Quando medi os nitratos utilizando fertilizante aquilo deu a cor na última gota do 2º frasco. Se calhar o melhor é mesmo trocar o frasco, não? Então o que tu mediste quando utilizaste fertilizante puro não foram os nitratos da solução, mas sim os nitritos (NO2-)... Se pegarem num teste de NO2- da Nutrafin verão que os reagentes 1 e 2 são exactamente os mesmos que no teste de NO3- da mesma marca... Ácido Clorídrico (1) e Ácido Acético (2), se não estou em erro. Se lerem as instruções do teste de NO3- da Nutrafin com atenção, verão que eles alertam para o facto de numa análise a uma água com nitritos presentes, a análise dos nitratos é influenciada (a côr é influenciada). Isto quer dizer o quê? Que tens nitritos no fertilizante de nitratos... É normal? Sim... É problemático? Não... pois a carga de nitritos que estão a introduzir com o vosso fertilizante é desprezável face ao volume do vosso aquário. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
zlatan9 Publicado: Maio 21, 2008 Autor Publicado: Maio 21, 2008 Interessante. Bem, assim acho que já esclareci tudo. Obrigado Luís. One Fish Standing Kurichiba
Recommended Posts