Recommended Posts

Publicado

Depois de muita insistencia da menina marta silva venho aqui mostrar umas fotos do meu aquario de aqua doce(isto depois de estar registado ha 4 anos no forum)

Aquario Eheim 60x34x40

Filtro eheim ecco 2232

Calha HSD 3x24w t5

garrafa de co2 de 2kg

Substracto ADA aquasoil e powesand

Flora:

- Hemianthus callitrichoides cuba

- Pogostemon Helferi

- Valisneria nana

- Rotala nanjenshan

- Rotala Wallichii

- Musgo christmas

- Anubia barteri var. nana

- Anubia barteria var. nana petit

- Cryptocoryne wendtii brown

- Eleocharis

Fauna:

- Ramirezi femea

- Apistograma cacatuoide macho

- Ottos

- tanichys

- rasboras galaxy

- Cae's

- Iriatherinas

- Camaroes new bee

- CAmaroes blue pearl

- Camaroes white pearl

- Cambarellus

Penso que esteja tudo,De salientar que este aquario possivelmente vai ser desmontado brevemente

abraços

O começo

IMG_0756.jpg

A meio da sua temporada

IMG_0896.jpg

O Fim

IMG_1062.jpg

Imagem045.jpg

IMG_1037.jpg

Imagem018.jpg

Imagem016.jpg

EX-Naysel

Publicado:

O aqua está um espectaculo,que fertilizantes usas???

esse tipo de raiz (red more wood)tinje muito a água???

Publicado:

Valeu a pena eu ser chata bang

O Fim

mas qual fim? isso ainda vai a meio lool vê lá se tiras essa ideia maluquinha da cabeça.

Em relação ao aquário nem vou comentar pois isso já o fiz muitas vezes e tu já sabes a minha opinião.Resta-me só dizer-te que te admiro muito porque depois de já todos os azares que já tiveste com este aquário (e também com os outros), não optas pelo caminho mais fácil e não desistes (apesar de muitas vezes a vontade ser essa) e continuas a tratar dos teus aquários com toda a dedicação com que sempre o fazes e, na minha opinião, é isso que faz de ti um exemplo a seguir

Espero que estas frases lamechas sirvam para alguma coisa e não desmontes por agora o aquário :twisted:

Publicado:
Valeu a pena eu ser chata :D

mas qual fim? isso ainda vai a meio lool vê lá se tiras essa ideia maluquinha da cabeça.

Em relação ao aquário nem vou comentar pois isso já o fiz muitas vezes e tu já sabes a minha opinião.Resta-me só dizer-te que te admiro muito porque depois de já todos os azares que já tiveste com este aquário (e também com os outros), não optas pelo caminho mais fácil e não desistes (apesar de muitas vezes a vontade ser essa) e continuas a tratar dos teus aquários com toda a dedicação com que sempre o fazes e, na minha opinião, é isso que faz de ti um exemplo a seguir

Espero que estas frases lamechas sirvam para alguma coisa e não desmontes por agora o aquário :rainbowafro:

Tens sido tu a principal responsavel por este aquario ainda se manter,estas por dentro dos assuntos vamos ver o que vai aconteçer, obrigado por tudo Marta

O aqua está um espectaculo,que fertilizantes usas???

esse tipo de raiz (red more wood)tinje muito a água???

Ola Kevin

Sinceramente o nome da raiz não sei, comprei já ha uns 2 anos na animalife, sei que a naturline tem uns destes agora. Quanto a fertilização... apenas mudanças de água, só nas primeiras semanas é que juntei brighty K da ADA, composto de potassio porque a HC não estava a resistir.

EX-Naysel

Publicado:

Grande Tiago, parabéns!

Gostei muito da montagem. As plantas estão com muita saúde e o hardscape também está bem conseguido. Talvez faltem ali algumas pedras em certos pontos para suavizar mais o bruto dos troncos e dar um pouco mais de pormenor mas no geral, está com bom aspecto.

Só falta mesmo começares a trabalhar as podas e dares alguma forma aos vários grupos de plantas.

Também faço minhas as palavras da Marta. Depois de muitos contratempos, deste um passo de gigante em frente. Só mostra que a dedicação e perseverança com que encaras o hobbie mais tarde ou mais cedo, dão os seus frutos.

Vai actualizando!

P.S: De futuro, tenta tirar as fotos apenas com a luz do aquário. ;)

Abraço,

André

Publicado:

Olá Tiago!

Está bastante agradável! gosto particularmente do efeito central, são os mais difíceis de trabalhar mas são so que mais gosto!

Um abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado: (editado)

Grande André, obrigado pelos elogios, vindo de um "mestre" como tu é sempre bom, realmente as podas é algo que tenho ainda muito que aprender, principalmente na HC que de tão grande que estão que já se soltou muita do areao pelo apodrecimento das raizes, é algo que não sei como cortar mas tenho que averiguar e o resto dos cortes tenho que ter mais atenção aos teus posts.

Tens que me dar uns ensinamentyos básicos de fotograia, tenho uma camera tão boa e não faço o uso correcto dela :crazyeyes:

Amigo Fernando temos os mesmos gostos, foi pela primeira vez que experimentei um layout "central" e como dizes dá muito trabalho, e para mim fala ali qualquer coisa no meio, talvez uma planta a dar contras-te e como o André disse e muito bem, alguma tecnica nas podas

Alguns peixes vou tirar porque quero ficar só com poucas especies: ottos, rasboras galaxy e casal de ramirezis e mais nada,Vou tambem tirar a maior parte dos camaroes que conseguir(tive algumas baixas há pouco tempo tanto de camaroes como de peixes devido a um problema com a garrafa de co2 como o Fernando sabe) para o aquario que montei proprio só para eles assim como o cambarellus.

Abraços

Editado por Tiago Proença

EX-Naysel

Publicado:

Muito agradável o aqua, mas tira-me uma dúvida, o teu ramirezi não ataca os camaroes?

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:
Muito agradável o aqua, mas tira-me uma dúvida, o teu ramirezi não ataca os camaroes?

Obrigado :arrow: Qualquer ciclideo americano acha os camarões um petisco desde que caiba na boca mas se houver muitos esconderijos, como é o caso não há problema nenhum

onde se arranja uma calha dessas ?

:)

Estas calhas arranja-se por exemplo em alguns dos patricionadores do forum, no meu caso foi na aquaplante, a horizonte aquatico tambem tem.

Abraços

EX-Naysel

Publicado:

Pois eu tive uma experiencia engraçada com ramirezis e camarões, que viviam em paz e harmonia até ter um problema originado por excesso de fertilização com micros (o cobre mata!) e que me destabilizou momentaneamente o aquario (tenho um plantado com discus) e a camaronada começou toda a morrer, foi então que os ramirezi descobriram que aquelas criaturas de bigodes afinal eram marisco! :Fade-color

Desde aquele dia, passaram a fazer a ronda do marisco de tal forma que só faltava mesmo pedirem umas imperiais :!:

Para repovoar o aquario com os poucos sobreviventes que ainda existiam, tive de mudar os rams para outro aqua!!!

Mas afinal até não foi má ideia, pois acho que o aquario ficou mais calmo para os disquitos....

Cps

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado:
Quanto a fertilização... apenas mudanças de água, só nas primeiras semanas é que juntei brighty K da ADA, composto de potassio porque a HC não estava a resistir.

Incrivel, como é possivel um aquario tão belo e saudavel sem qualquer fertelização! banana rock

Só falta mesmo ajustar a fauna pra ficar perfeito!

Cumps

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Olá Tiago!

Tens de continuar com as podas, principalmente na Pogostemon helferi que começa a invadir a zona frontal do aquário. Confiná-la à zona dos troncos daria um toque mais natural ao layout e daria mais pormenor à conjugação entre hardscape e plantas. Com a poda da P. helferi na zona frontal darias também hipótese da HC desenvolver-se naquela zona, prenchendo toda a zona frontal do aquário. Ficarias a ganhar em todos os sentidos.

Atenção à HC que parece estar amarela nalgumas zonas. Senão fertilizas de acordo com as carências, ela rapidamente se vai abaixo. Ferro para os crescimentos novos e Nitratos para as folhas " velhas", aliados aos restantes macros, conseguem recuperar a planta com sucesso. Essa planta é muito difícil de ser mantida apenas com TPAs, ainda para mais com a luz que tens no aquário ( mais luz, mais puxas pelas plantas, mais necessidade há em fertilizar com fertilizantes líquidos e injecção de CO2).

Gostei também dos New Bee que manténs. Têm muita qualidade. Só tens um ou tens machos e fêmeas? Já estão a criar?

Os CRS são de uma qualidade impressionante. Grandes maros na cabeça que o SS tem. Óptimo exemplar para apurar grades inferiores. Se puderes, coloca fotos deles neste tópico criado pelo Jorge. É uma maneira de compilar e partilhar a qualidade dos camarões que adquiriram na importação. :)

Abraço,

André

Publicado:

Olá,

André,

Não poderá ser alguma falta de Co2? Parece-me que o difusor não está lá muito bem posicionado e que não haverá grande dispersão dele para aquele canto do aquário...a HC está na zona mais distante. Todas as outras plantas não parecem ter carencias, antes pelo contrário, a acontecer uma falta de nutriente creio que a Eleocharis ao fundo acusaria primeiro, se bem que parece não ter tanta luz a incidir. Mas o André sabe essas coisas bem melhor que eu :lol:

Quanto ao aquário,

Estás de parabéns Tiago, gosto muito. Só não aprecio muito o canto direito com aquela Pogostemon toda até à frente, se estivesse identico ao do lado esquerdo ficaria melhor.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Boa tarde André

Concordo em tudo contigo, tenho que melhorar nas podas e começar a fazer fertelizaçoes.No canto inferior direito como dizes a pogostemom e para sair dali(nunca pensei que cresce-se tanto tão rapidamente)

A HC do lado esquerdo tive que cortar, houve um intruso, um beta da minha irma que esteve de férias no meu aquario, e ao meter-se debaixo da HC arranco-a quase toda, agora é voltar a cortar e plantar novamente..

Em relação aos New Bee tenho alguns casais, ja nasceram alguns, vi uns pequenos a passear mas devido á muita densidade das plantas não os consigo ver mais,andam sempre escondidos, o meu objectivo e conseguir po-los juntamente com os crystal red no aquario proprio para eles(tenho a ideia que não se cruzam)

Já pus as fotos dos Cystal red no topico que disses-te, são camarões realmente bonitos não esperava que fossem assim.Peço-te quando tiveres alguns para venda que o digas.

Ola José Cruz Silva

O que dizes tambem pode ser verdade, tive um problema com a garrafa de co2 no qual tive 3 semanas sem co2 e vi que as plantas ressentiram-se principalmente a HC, tenho co2 a funcionar novamente há uma semana mais ou menos.O difusor de co2 está na entrada do filtro, o onjectivo e o co2 ao ir para o filtro dissolver-se melhor na água.

Obrigado pelos vossos comentários, estava com a ideia de desmontar este aquario mas já me deram força para continuar com ele

EX-Naysel

Publicado:
o onjectivo e o co2 ao ir para o filtro dissolver-se melhor na água.

Isso não é lá muito boa ideia. As bolhas de co2 podem ficar presas no rotor do filtro e ele começar a trabalhar em seco (cavitação). Aumentas o desgaste das peças com isso.

Apontas a saída do filtro para uma "parede" oposta e colocas aí o difusor, as bolhas de Co2 são empurradas para baixo com a circulação e assim dissolvem-se melhor. Como tens, há um processo de sucção para cima gerado pela saída do filtro o que diminui a diluição do Co2 pois ele vem mais rápidamente à superficie.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!