emiliobandeiralima Publicado Maio 19, 2008 Publicado Maio 19, 2008 Olá todos, montei um aquário com 150C x 50C c 80A. a intenção é enche-lo até uns 70cm. Este final de semana enchi até uns 53cm quando medir a flexão do vidro da frete estava com 1mm a 1,5mm de abaulamento. Creio que esse abaulamento é normal. Mas até quando o vidro suporta de de flexão? Aguardo respostas. Citar
David Cabete Publicado: Maio 19, 2008 Publicado: Maio 19, 2008 Boas Nesse caso, aplica o "Factor C"! "C" de Cagaço! Se achas que dormes descansado com esse abaulamento, o teu Factor C é pequeno . Agora a sério. Se não colocaste traves, colocar umas francesas, ( traves ), não se perdia nada! Ficava mais seguro. Esteticamente não ia sofrer muito. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
emiliobandeiralima Publicado: Maio 20, 2008 Autor Publicado: Maio 20, 2008 Amigos. Antes de tudo. Usarei este fator C de agora para frente Bom, utilizei travas francesas superiores e inferiores. laterais e centrais. Sabia que iria abaular, mas a pergunta que nao se cala. É muito ou pouco. Detalhes o aquário é feito com vidro com 10mm e a travas são todas de 10cm x10mm de espessura. Grato as sugestões. Até hoje não sei mesmo se o aquário estar abaulado. Esqueci de medir antes de encher d'água, agora o bicho está quase todo cheio (53 cm) com pretenção para 70cm de coluna d'água. Citar
delio costa Publicado: Maio 20, 2008 Publicado: Maio 20, 2008 Boas Se já tens traves francesas podes ainda acrescentar travamentos transversais depois vais enchendo e medindo o abaulamento para ver se aumenta mais Depois é só esperrar e ter sorte Citar Cumps Délio Costa
emiliobandeiralima Publicado: Maio 21, 2008 Autor Publicado: Maio 21, 2008 Olá a todos. Já possuo as travas transversais, vou seguir o conselho, hoje aumentarei mais 5cm de agua. mandarei notícias em breve. Tentarei postar algumas fotos para consumo. Citar
lulaby Publicado: Maio 21, 2008 Publicado: Maio 21, 2008 Olá O meu quando o montei, 150 X 44 X 50, sem travas, com 3/4 de agua já tinha abaulado 4 milimetros. Depois coloquei-lhe travas francesas e transversais e não abaulou nem 1 milimetro. Não considero essa folga que tens no teu normal. Ricardo Amoreira Citar Veja o meu primeiro aquário - BOLOR - e dê a sua opinião
emiliobandeiralima Publicado: Maio 21, 2008 Autor Publicado: Maio 21, 2008 (editado) Só me restam 2 soluções Como disse encherei até os 60cm, e transformarei o aquário em em aquaterrário, os 20cm restante será reservado para a "tartaruguinha", aumentarei a tampa do aquário para que entre no aquário por uns 15cm, assim poderemos ver a "tartaruguinha" no seu habitat e em ação dentro d'água. Ou Colocar um lâmina de vidro partindo o aquário ao meu para diminuir o abaulamento, já que as travas parecer não estão servido para seu propósito. PS: Farei novamente o teste do abaulamento, entre hoje e amanhã. Mando notícias durante o final de semana. Prometo fotos para discutirmos melhor. Abraços a todos. Editado Maio 21, 2008 por emiliobandeiralima Citar
Daniel Almeida Publicado: Maio 21, 2008 Publicado: Maio 21, 2008 Se achas que dormes descansado com esse abaulamento, o teu Factor C é pequeno . Eu acho é que os C's dele são é grandes! Eu não dormia, com um abaulamento... Citar Daniel Almeida
emiliobandeiralima Publicado: Maio 22, 2008 Autor Publicado: Maio 22, 2008 (editado) De fato restou confirmado que existe um abaulamento da ordem de 1,5mm, para não perder o investimento feito, transformarei meu aquario em um aquaterrário, estou comprando um pedaço de vidro de 50L x 35C x 10mm (espessura), para fazer um terraço vip para a tartaruguinha. Espero com essa medida drástica conter o abaulamento. Montarei este terraço há 55cm de altura. Então o aquário terá como setup definitivo algo em torno de 150C x 50L x 55A (412L) Que acham desta solução? Editado Maio 22, 2008 por emiliobandeiralima Citar
emiliobandeiralima Publicado: Maio 26, 2008 Autor Publicado: Maio 26, 2008 Amigos de dúvidas e de hobbie, Após ouvir todas as ponderações a respeito desse setup que estou montando resolvi colocar a faca nos dentes e encher até 60cm. No momento encontra-se cheio por mais de 72h, passou uma semana cheio até os 53cm. Estou no processo de lavagem dos substratos: areia de rio 2kg, laterita, 10kg e cascalho, uns 50Kg. Pretendo fazer um "assoalho" de mais ou menos uns 10cm. Tirarei fotos dele hoje e enviarei amanhã. Abraços a todos. Citar
David Cabete Publicado: Maio 26, 2008 Publicado: Maio 26, 2008 Boas 1,5mm de abaulamento em metro e meio, é 1%. Creio que esteja dentro do aceitável. Contudo, vai vendo se aumenta. Força nisso e mete água lá para dentro. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
emiliobandeiralima Publicado: Maio 27, 2008 Autor Publicado: Maio 27, 2008 Amigos de hobbie e de dúvidas. Quanto à flexão do vidro, não se trata de 1% de abaulamento, mas sim de 0,1% (1,5mm de 1500mm). Refazendo os cálculos verifiquei na tabela que consta na reefforrum (http://www.reefforum.net/anexos/calculo_vidro.xls), constatei que não estou tão inseguro assim quanto ao meu setup, senão vejamos: realmente o aquário tem 80cm de altura, mas de coluna d'água "somente" 60cm. o que segundo a calculadora daria um vidro de 12,2mm (vidro comercial de 15mm), ocorre que este aquário terá um sistema de travamento duplo. o primeiro a uns 10cm de topo, conhecido como travas francesas (com esse travamento ocorre o abaulamento) e o outro, a ser feito hoje, com uma lâmina de vidro de 50C x 35L, que servirá de espaço para a tartatura, e fica a uns 20cm do topo, será selado com silicone no centro do aquárrio. Espero com esse "novo travamento" estancar o tão mal visto abaulamento de 1,5mm. PS: Todos esses sistema de travamento desenvolvido em razão do abaulamento ficam escondido, de forma que se tornam invisíveis aos olhos. A parte seca do aquário (20cm até o topo) é protegido por uma película plástica autocolante e pela tampa de madeira. Ainda com dificuldades na postagem das fotos. mas tão logo resolva esse problema, as postarei. E por final, já estou a lavar o cascalho. Citar
David Cabete Publicado: Maio 27, 2008 Publicado: Maio 27, 2008 Boas Realmente foi erro meu. Fazer contas de cabeça é no dá... Se vai levar o dito "travamento central" que irá servir para a tartaruga, penso que esse malfadado 1,5mm irá desaparecer. Não totalmente, mas quase. Faltam é as fotos, que o pessoal agradece. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
norby Publicado: Maio 29, 2008 Publicado: Maio 29, 2008 Boas Emilio Só agora, e por acaso, me deparei com este tópico. Se puder ajudar em algum promenor no set-up, ou qualquer outra dica, nomeadamente em ralaçao á para a tartaruga é só dizeres. Citar
emiliobandeiralima Publicado: Maio 29, 2008 Autor Publicado: Maio 29, 2008 Boas Emilio Só agora, e por acaso, me deparei com este tópico. Se puder ajudar em algum promenor no set-up, ou qualquer outra dica, nomeadamente em ralaçao á para a tartaruga é só dizeres. banana rock Primeiro, de já agradeço sua futura ajuda. Resumindo tudo; O Setup é 150C x 80A x 50L, vidro de 10mm Embora tenha 80cm de altura, a disposição sempre foi enchê-lo até os 60cm. O Aquário tem travas francesas superiores, inferiores e transversais. Os travamentos superiores estão a 10cm do topo (fiz assim para tentar diminuir a flexão). Como ainda existia um abaulamento de 1,5mm resolvi fazer um aquaterrário e para tal coloquei outro vidro para ser um descanço da tartatuga de 35L x 50C, a 20cm to topo, ou seja 10cm abaixo das travas francesas. Estou esperando a cura do silicone para encher novamente e refazer o teste. Neste momento estou em processo de lavagem do substrato, já lavei o cascalho e estou iniciando a lavagem da laterita. Obrigado pela indicação do site. Citar
emiliobandeiralima Publicado: Junho 8, 2008 Autor Publicado: Junho 8, 2008 (editado) Como prometido ai seguem as fotos do aquário. Mas antes como resolvir o abaulamento. SETUP 150C x 50L x 80A, com vidro de 10mm 1 canister jebo 839, filtragem 1000l/h 1 cascade penn-plax 1500, filtragem 1500l/h cascalho: 45Kg laterita: 10Kg. Fauna: NADA ATE AGORA Flora: NADA ATÉ AGORA. Recapitulando: Após montado o aquário teve um pequeno abaulamento: 1,5mm, como as travas francesas estavam a 10cm to topo, resolvir colocar uma segunta trava central a 20cm do topo e que futuramente servirá como descanço para uma futura tartaruguinha. Então a coluna d´água ficou com 60cm, e o aquário ficou 450l no total. seguem as fotos a criança teste final de abaulamento aquário montado e funcionando com uma bomba, vejam a oxigenação ocasionada pela queda d´água abertura superior, junto com as entradas e saida d´água observem que tem dois sistemas de travamento: um a 10cm do topo (travas francesas, laterais e transversais), e outro a 10cm abaixo deste último (servirá de descanço para uma tartaruga) "novo" sistema de travamento desenvolvido quando não se utiliza a espessura ideal para os vidro. banana rock podemos então batizá-lo de "travas brasileiras" o que sugerem para povoamento desta criança? Bom pessoal, aí está 5 meses de muito trabalho e muito dinheiro. No momento este aquário encontra-se cheio há uns 10 dias, como tive que viajar somente liguei a bomba a pouco mais de 24h. terei de retirar 90% desta água pois terei que ligar o outro filtro e fazer a ligação elétrica das lâmpadas. A Água que está dentro encontra-se com transparência da ordem de 90%, o que não é nada mal se levarmos em consideração que esta é a primeira água após a montagem do assoalho (laterita + cascalho de rio). Conto novamente com a valiosa ajuda de vcs. PROXIMOS PASSOS: 1. Ligar o 2º filtro. 2. Fazer a ligação eétrica. 3. Iniciar o processo de ciclagem. 4. Finalmente: Povoamento. PREVISÃO: Mais uns dois meses de muito trabalho e dinheiro. Falowww. Editado Junho 8, 2008 por emiliobandeiralima Citar
norby Publicado: Junho 9, 2008 Publicado: Junho 9, 2008 Fico satisfeito por teres conseguido resolver a questão da "barriga". Acho que agora estas a chegar á parte mais agradavel do puzzle. Tenta fazer uma coisa equilibrada com refugios, troncos e plantas artificiais q.b., porque a tartaruga vai condicionar-te todo o habitat e a fauna que escolheres. Apenas te dou uma sugestão para a tartaruga, escolhe um tigre d'agua que é uma especie bem brasileira. A pouco tempo foi presenteado com o nascimento de corydoras paleatus no meu aquaterrário. Vê Aqui. Tenho lá fotos e a descrição da minha fauna e fotos + ou - menos actualizadas do lay-out, onde acho que podes retirar ideias. Dá um salto ao Forum de tartarugas que te sugeri (está na minha assinatura). Boa sorte com isso e vai dando noticias. P.s: Nao te esqueças de ciclar devidamente o aquario. Citar
Recommended Posts