Carlos Neto Publicado Maio 19, 2008 Publicado Maio 19, 2008 (editado) Hoje fui ao meu aquário plantado com 5 guppys e um deles tinha morrido. Ainda por cima não era um qualquer, era um excelente exemplar com cauda em tigre, corpo azul, enfim, um como nunca tinha visto. Fiz agora as análises, e apesar de só observar normalmente o pH, o KH parece-me elevado, mas não percebo muito bem este parâmetro: NO3- 10 NO2 - 1 GH > 10º d KH - 10/15/20 (é um pouco dificil encontrar a cor, no principio parecia 20, agora já parece mais claro - estes são testes de fitas) pH- Parecia ser 7.6 agora parece ter ficado mais encarnado (talvez 8.0), ou seja, mais elevado (é estranho ser tão elevado) PS: Já agora convém realçar que é um aquário recente (menos de duas semanas), mas se me pudessem indicar como posso melhorar os parâmetros... Já fiz TPA's, a água está cristalina, enfim... Editado Maio 19, 2008 por carlosolavoneto O meu aquário comunitário
Hugo R. Silva Publicado: Maio 19, 2008 Publicado: Maio 19, 2008 Boas, Se só tens o aquário montado há duas semanas, prepara-te que podes vir a ter mais mortes, isto pq o ciclo do azoto que é essencial não está terminado e como poderás verificar nos testes que apresentaste o valor de no2 está elevado. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Carlos Neto Publicado: Maio 19, 2008 Autor Publicado: Maio 19, 2008 Não, o valor de NO2 e NO3 estão muito baixos. Na escalaa que vi estão em cor branca, ou seja, quase 0 O meu aquário comunitário
Carlos Neto Publicado: Maio 19, 2008 Autor Publicado: Maio 19, 2008 Alguem tem alguma coisa a acrescentar? O meu aquário comunitário
Hugo R. Silva Publicado: Maio 19, 2008 Publicado: Maio 19, 2008 Acho que precisas de ler mais um bocadinho, podes começar por aqui [manual]inicio Na Aquariofilia Alguns dos meus aquários (shrimps)
Kizas Publicado: Maio 19, 2008 Publicado: Maio 19, 2008 Ou crias um equilibrio perfeito , ou vais continuar com muitas mortes . Evita colocar mais peixes , e nao faças tantos tpa's porque ainda nao tens metado do ciclo feito . boa sorte.
Carlos Neto Publicado: Maio 19, 2008 Autor Publicado: Maio 19, 2008 Lol... Eu não sou iniciado na aquariofilia. Já tenho outro aquário (60l) há uns 5 anos... Sei os livros e informações de trás para a frente Se estou a perguntar isto é porque acho estranho, e como os níveis de KH normalmente não vêm em leituras para iniciantes, coloquei a pergunta... Este é o meu segundo aquário, tenho já bastante experiência. As TPAS fiz no inicio porque muito do substrato para as plantas flutuou ou poluiu o aquario O meu aquário comunitário
Hugo R. Silva Publicado: Maio 19, 2008 Publicado: Maio 19, 2008 Não tem nada a ver ter um aquário há 5 anos ou ter há um dia, desde que se façam as coisas bem feitas é o que importa (não estou a dizer que não o fizeste, mas sim que é quase indiferente o tempo que se tem aquário, exemplo, há quem tenha aquários redondos durante anos e anos....). NO2 é tóxico, sabes disso certo? Alguns dos meus aquários (shrimps)
Carlos Neto Publicado: Maio 19, 2008 Autor Publicado: Maio 19, 2008 sim, eu sei isso... O problema é que já disse que os NO2 está nas cores praticamente branco, ou seja, eu para ser razoável nem pus aqui o valor mais baixo (branco) da escala... Pus a segunda cor, que equivale a 1. Este 1 é numa escala de 0 a 10 mg/L, e está perto de 0. Já o NO3, tb tem cor muito branca no teste, ou seja, 10, numa escala que vai até 250 mg/L Por isso, volto a insistir: alguém me informa se o KH está alto, e como corrigir o problema. Sei que o KH influencia o PH, talvez seja por isso que este tb esteja alto... Obrigado ... O meu aquário comunitário
Hugo R. Silva Publicado: Maio 19, 2008 Publicado: Maio 19, 2008 Já testaste a água da tua rede para verificares qual o pH? se tiver mais baixo, pode ser que tenhas algo que te esteja aumentar o pH (conchas, pedras, areão). Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts