Pedro Pato Martins Publicado Maio 19, 2008 Publicado Maio 19, 2008 Olá, Vou montar um aquário na próxima semana e agradecia uma ajuda na escolha das plantas. O aquário tem 80 litros reais (uns 35 cm reais altura de coluna de água). Tenho uma calha DIY com três lâmpadas: (2 x 24W) + (1x 24W). Aconselharam-me a que estiver ligada ao balastro de 1 lâmpada não esteja ligada durante todo o foto-periodo. Lâmpadas: 1 T5 24W 6500K + 1 T5 24W GROLUX + 1 T5 24W 8000K. O subtracto será Tropica coberto com areão de Rio. A minha questão está relacionada com o facto de não pretender adicionar CO2. E por isso gostaria que me ajudassem na escolha das plantas: Sugestões de plantas que não se importem de não ter CO2 (e/ou de algumas que devo excluir dos meus planos por não se darem bem sem injecção de CO2). Em termos de fauna pretendo que seja um comunitário com algo como alguns Néon tetra (talvez mais um ou outro tetra), Rasbora Arlequim, um casal de Gourami e corydoras. Obrigado pela atenção. Pedro Martins
Vasco Matos Publicado: Maio 19, 2008 Publicado: Maio 19, 2008 Olá Pmartins! O teu aqua tem +- 80L e irás colocar 72W de luz. A Fauna que escolheste agradecia que o PH da água ficasse na ordem dos 6.5,pelo que um sistema de CO2 só iria ajudar-te a manter o PH ácido e a manteres as plantas saudáveis,porque de facto existem plantas que vivem num aqua sem um sistema de CO2,mas mesmo essas plantas caso tenham um (sistema de CO2) agradecem. Caso mudes de ideias e decidas colocar um sistema de CO2 caseiro,há uma receita com gelatina que dura imenso tempo. Quanto a plantas que possas manter se decidires não colocar um sistema de CO2 tens muitas: de tapete tens a Marsileia Drummondii, a Lilaeopsis Brasiliensis cresce muito devagar sem CO2,mas não morre. Depois tens a Hydrocotyle Leucocephala (tipo trepadeira),que cresce depressa mesmo sem CO2,a Hydrocotyle Verticcilata também a consegues manter. Depois tens Anubias, Valisnérias,algumas Cryptocorynes, Fetos de Java e Windelov e uma grande variedade de musgos. Mas repito: caso colocques um sistema de CO2 qualquer destas plantas cresce muito melhor e absorve mais facilmente os Nutrientes que lhes tens de dar. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Pedro Pato Martins Publicado: Maio 19, 2008 Autor Publicado: Maio 19, 2008 Olá Zogli! Obrigado pela resposta. A minha decisão de não colocar CO2 está relacionada com vários factores. Não significa que exclua completamente essa hipotese mas como nunca fiz injecção de CO2 tenho receio de não ter conhecimentos para gerir o aquário com a injecção. Alguns dos motivos para ter dito que não pretendia injectar CO2: 1) Não ter muito espaço perto do aquário para colocar o reactor (em que posição deve ficar um reactor caseiro? Ao nível do aquário ou pode ficar mais baixo?). E uma botija de CO2 comercial? 2) Dúvidas em relação ao preço da injecção de CO2. Bem sei que o sistema caseiro é bem mais económico, mas só por curiosidade, em termos de manutenção (enchimento das garrafas) quanto pode custar um sitema de CO2 ao longo do tempo (não faço ideia o preço de cada recarga e para quanto tempo chega)? 3) Outras dúvidas relativamente à injecção. Li no outro dia um post teu sobre o horário de injecção de CO2 e que por vezes não se deve injectar 24horas por dia. Há alguma forma de fazer esta regulação automaticamente ou tem de ser feita a interrupção manualmente? Obrigado mais uma vez.
Vasco Matos Publicado: Maio 19, 2008 Publicado: Maio 19, 2008 (editado) 1) Não ter muito espaço perto do aquário para colocar o reactor (em que posição deve ficar um reactor caseiro? Ao nível do aquário ou pode ficar mais baixo?). E uma botija de CO2 comercial? - Qualquer reactor pode ficar por baixo do aquário,escondido. 2) Dúvidas em relação ao preço da injecção de CO2. Bem sei que o sistema caseiro é bem mais económico, mas só por curiosidade, em termos de manutenção (enchimento das garrafas) quanto pode custar um sitema de CO2 ao longo do tempo (não faço ideia o preço de cada recarga e para quanto tempo chega)? - Tens 2 hipoteses ou arranjas uma botija de CO2 com tudo o resto,regulador,manometros,etc e ficas com CO2 para muito tempo mesmo,ou arranjas um sistema caseiro. Com um sistema caseiro só precisas de uma garrafa de 2L,com o tubo,e depois para fazeres a mistura é 2 chavenas de açucar 1 colher de bicabornato e 1 colher de fermento/levedura de padeiro.Esta receita dá para 3/4 semanas,mas se fizeres a receita com gelatina chega a 2 meses.O custo é reduzido.Quando o CO2 acabar é só encher com os ingredientes de novo.Podes ver aqui no fórum como se faz a receita com gelatina,ou se quiseres eu explico-te. 3) Outras dúvidas relativamente à injecção. Li no outro dia um post teu sobre o horário de injecção de CO2 e que por vezes não se deve injectar 24horas por dia. Há alguma forma de fazer esta regulação automaticamente ou tem de ser feita a interrupção manualmente? - Deves ter lido o contrário,eu deixo o meu sistema de CO2 caseiro 24h a trabalhar. Porque um sistema caseiro não pode ser parado,tinhamos de estar a tirar o tubo e a colocar... Porém durante a noite é imprescindivel uma bomba de ar a trabalhar ou a saida de água do filtro acima da superficie,de modo a que haja uma ''cascata'' e consequente libertação do excesso de CO2 e produção de O2 ao mesmo tempo.De dia nenhuma turbulência para que o minimo de CO2 se escape e seja todo aproveitado pelas plantas. Editado Maio 19, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Pedro Pato Martins Publicado: Maio 20, 2008 Autor Publicado: Maio 20, 2008 - Qualquer reactor pode ficar por baixo do aquário,escondido. Eu não tenho muito espaço debaixo do aquário... Ao lado do aquário não pode ser? (pousado sobre o tampo onde está assente o aquário?) Uma dúvida que me surge em relação ao CO2 caseiro é o retorno de água. Principalmente estando a garrafa abaixo do nível da água. Quando a intensidade do borgulhar começar a diminuir, não me parece nada improvável que a água retorne... Já ouvi falar no uso de válvulas anti- retorno, mas não sei se toda a gente usa estas válvulas ou se contorna o problema de outra forma. 2) Dúvidas em relação ao preço da injecção de CO2. Bem sei que o sistema caseiro é bem mais económico, mas só por curiosidade, em termos de manutenção (enchimento das garrafas) quanto pode custar um sitema de CO2 ao longo do tempo (não faço ideia o preço de cada recarga e para quanto tempo chega)? - Tens 2 hipoteses ou arranjas uma botija de CO2 com tudo o resto,regulador,manometros,etc e ficas com CO2 para muito tempo mesmo,ou arranjas um sistema caseiro. Com um sistema caseiro só precisas de uma garrafa de 2L,com o tubo,e depois para fazeres a mistura é 2 chavenas de açucar 1 colher de bicabornato e 1 colher de fermento/levedura de padeiro.Esta receita dá para 3/4 semanas,mas se fizeres a receita com gelatina chega a 2 meses.O custo é reduzido.Quando o CO2 acabar é só encher com os ingredientes de novo.Podes ver aqui no fórum como se faz a receita com gelatina,ou se quiseres eu explico-te. Na verdade já estive mais decidido em não colocar CO2. Estou ansioso de montar o aquário e talvez não coloque já, já no início, mas depois acho que me vou acabar por render. Até porque tenho bastante luz (tanto posso ligar só 48W para os 80 litros, como posso ligar 72W) e o CO2 ajudaria a controlar as algas, certo? Se vier a montar o CO2 caseiro vou mesmo pedir-te uma dicas. - Deves ter lido o contrário,eu deixo o meu sistema de CO2 caseiro 24h a trabalhar. Porque um sistema caseiro não pode ser parado,tinhamos de estar a tirar o tubo e a colocar... Porém durante a noite é imprescindivel uma bomba de ar a trabalhar ou a saida de água do filtro acima da superficie,de modo a que haja uma ''cascata'' e consequente libertação do excesso de CO2 e produção de O2 ao mesmo tempo.De dia nenhuma turbulência para que o minimo de CO2 se escape e seja todo aproveitado pelas plantas. Devo-me ter mesmo baralhado. Tem toda a lógica esta tua explicação sobre a necessidade de expulsar CO2 de noite quando as plantas não o estão a consomir. Se montar o aquário e durante os primeiros tempos não tiver CO2, quais os principais riscos para as plantas mais exigentes? Vão perdendo vivacidade e morrendo lentamente?
zlatan9 Publicado: Maio 20, 2008 Publicado: Maio 20, 2008 Se montar o aquário e durante os primeiros tempos não tiver CO2, quais os principais riscos para as plantas mais exigentes? Vão perdendo vivacidade e morrendo lentamente? Algumas vão perdendo vivacidade e vão acabando por morrer, outras desenvolvem-se muito pouco, muito lentamente. Já começaste a montar o aquário? One Fish Standing Kurichiba
Pedro Pato Martins Publicado: Maio 20, 2008 Autor Publicado: Maio 20, 2008 Algumas vão perdendo vivacidade e vão acabando por morrer, outras desenvolvem-se muito pouco, muito lentamente. Já começaste a montar o aquário? Ainda não montei. Tenho praticamente tudo pronto. Só falta dar uma pintadela na calha DIY e montá-la. E falta comprar as plantas...
zlatan9 Publicado: Maio 20, 2008 Publicado: Maio 20, 2008 Então se queres plantas mais exigentes podes muito bem fazer aí um sistema caseiro de Co2. Desde que depois mudes isso quando estiver a perder força, penso que será suficiente para o teu aquário. É claro que outro tipo de sistema daria um melhor rendimento, mas se estás ainda na dúvida em relação ao Co2 podes muito bem colocar este. O Zogli já referiu as alternativas que existem para a receita. Lê com muita atenção os posts aqui no fórum sobre este tema e já agora sobre fertilizações. One Fish Standing Kurichiba
Vasco Matos Publicado: Maio 20, 2008 Publicado: Maio 20, 2008 (editado) Sim,pois o CO2 só por si não garante plantas saudáveis,tens de fertilizar.Não custa nada.Potassio,Ferro e Micros(incluindo Magnésio). Nitratos e Fosfato apenas se o aqua precisar,apesar de que nos primeiros tempos não aconselho estes 2 nutrientes. Quanto à garrafa de CO2 pode muito bem estar ao lado do aqua. Depois de montares o aqua convém colocares logo o máximo de plantas que puderes. Eu colocava também uns caracois tipo Planorbis Corneus. Ia alimentando os caracois com um pouco de comida (pastilhas de fundo,mas pouco),ia fertilizando as plantas e deixava o aqua assim um mês. Passado esse mês media os valores de Amonia,Nitrito e Nitrato.Se a Amonia estivesse a zero e houvesse algum Nitrato o aqua estava ciclado.Ai colocava um peixe.Passado uma semana,fazia uma tpa de 30% e colocava mais 2/3 peixes. Já pensaste se vais colocar substrato fértil? Editado Maio 20, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Pedro Pato Martins Publicado: Maio 20, 2008 Autor Publicado: Maio 20, 2008 Já pensaste se vais colocar substrato fértil? Depois de ler umas coisas aqui no forum e pedir algumas opiniões tinha-me decidido em não colocar substracto fértil. Apesar de não ser muito consensual tinha pensado colocar uma camada da akadama e por cima areão de rio. Já tenho isso lavadinho. Tinha portanto optado por fertilizar na coluna de água e com algumas pastilhas em plantas que precisassem. Entretanto, após outras opiniões e mais leitura optei por colocar substrato fértil. Já comprei um saco de Plant Substrate da Tropica que vou colocar por baixo. Por cima deste é que ainda não me decidi se coloco uma camada (mais fina) de akadama e por fim o areão, ou só o areão, ou uma mistura de areão e akadama. Tenho medo que a mistura fique esquisita esteticamente... Ainda não decidi. Tirando isso tenho já vários testes para controlar o nutrientes do aquário (nitratos, amonia, ferro, fosfatos). O teste de CO2 é útil? colocava também uns caracois tipo Planorbis Corneus Quanto à tua sugestão do caracol, não me lembro de ver essa espécie pelas lojas aqui de Aveiro. A tua sugestão de povoamente e de ciclagem parece-me bem pensada.
Vasco Matos Publicado: Maio 21, 2008 Publicado: Maio 21, 2008 (editado) Fizeste bem em optar pelo substrato fértil, faz toda a diferença! Por cima do substrato fértil podes colocar ou areão de rio ou Akadama,(já experiementei misturar os dois e...não fica bem).Eu prefiro só Akadama, quanto a mim fica melhor esteticamente. Quanto aos testes tens tudo! Só te falta o PH. O teste de CO2 eu nunca utilizei,já tive um teste permanente,mas não sei porquê não me fiava muito nele...Se durante a noite te certificares que tens uma bomba de ar a funcionar ou a saida do filtro a fazer turbulência na superficie,ou seja se arranjares maneira que durante a noite não falte oxigénio aos peixes não te preocupes,durante o dia as plantas encarregar-se-ão de fornecer O2 aos peixes,e uma garrafa de CO2 para 80L de água não consegue atingir niveis perigosos. Quanto aos caracois,eu disse Planorbis,mas podes colocar uns Melanoides ou Lymnaeas sp. Ampulárias não aconselho,são sensiveis à Amónia... Também podes simplesmente colocar pedaços de comida para peixe(2/3 flocos,muito pouco) dia sim,dia não,de modo a que as bactérias se alimentem e formem uma colonia suficientemente grande no filtro de modo a que tenham capacidade de transformar os futuros dejectos dos peixes em Nitrato,este menos tóxico e assimilavel pelas plantas. Não tenhas pressa,deixa o aqua ciclar devidamente. Editado Maio 21, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Pedro Pato Martins Publicado: Maio 21, 2008 Autor Publicado: Maio 21, 2008 Por cima do substrato fértil podes colocar ou areão de rio ou Akadama,(já experiementei misturar os dois e...não fica bem).Eu prefiro só Akadama, quanto a mim fica melhor esteticamente. Não sei se tenho areão suficiente para fazer altura total de substracto. Li algures uma sugestão de 5 cm à frente do aquário e 10cm atrás. É razoável, ou há alguma sugestão diferente? Sei que há uma certa discussão sobre a função da akadama. Não devendo ser coponsiderada um substracto fértil (ou pelo menos um substituto de um substrato fértil), não será inerte como o areão. Isto porque sendo uma argila terá na sua superfície locais de adsorção de espécies com carga eléctrica (de que são exemplos todos os nutrientes, quer macros, quer micros). Por esta razão estou inclinado para colocar entre o substracto Trópica e o areão, uma camada de akadama. Será uma ideia errada? Quanto aos testes tens tudo!Não referi o teste de ph mas também já tenho. Tal como os testes para as duas durezas. O teste de CO2 eu nunca utilizei,já tive um teste permanente,mas não sei porquê não me fiava muito nele...Se durante a noite te certificares que tens uma bomba de ar a funcionar ou a saida do filtro a fazer turbulência na superficie,ou seja se arranjares maneira que durante a noite não falte oxigénio aos peixes não te preocupes,durante o dia as plantas encarregar-se-ão de fornecer O2 aos peixes,e uma garrafa de CO2 para 80L de água não consegue atingir niveis perigosos. Acho que vou deixar CO2 para depois. Há muita coisa que ainda me escapa em relação à montagem e operação de um injector de CO2... Quanto aos caracois,eu disse Planorbis,mas podes colocar uns Melanoides ou Lymnaeas sp. Ampulárias não aconselho,são sensiveis à Amónia... Também podes simplesmente colocar pedaços de comida para peixe(2/3 flocos,muito pouco) dia sim,dia não,de modo a que as bactérias se alimentem e formem uma colonia suficientemente grande no filtro de modo a que tenham capacidade de transformar os futuros dejectos dos peixes em Nitrato,este menos tóxico e assimilavel pelas plantas. Quanto à ciclagem, acho mesmo que vou ter alguma paciência. Já li que as zebras (Danio rerio) são relativamente resistentes. Não sei se coloque umas duas ou três, ou se opte pelos caracois. Esta sugestão de ciclagem que normalmente é sugerida (com adição de alguns flocos de comida e de cerca de um mês) deve ser levada em consideração com ou sem adição de aceleradores biológicos(tipo "sera nitrivec")? Com adição destes aceleradores em quanto tempo o aquário fica ciclado? Eu tenho os testes e vou poder experimentar isso, mas pergunto isto pois tenho curiosidade se o mês de ciclagem se refere a aquários com ou sem adição de aceleradores.
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