Novo Aquario


Recommended Posts

Boa Tarde a todos.

 

Estou a iniciar-me nos Plantados e tenho o seguinte setup

 

Aquario 120x40x50 (240L)

Filtro Fluval 405

4 x T5 54W (2 power glo e 2 life glo)

Substrato Sera Floredepot (+/-5kg)

JBL pro flo (+/-5kg)

+/- 30 kg de Akadama fina e grossa

 

Flora: Tapete de Eliocharis Accicularis

Feto de java

Nymphae lotus

 

Está montado a 3 semanas, com os seguintes parametros.

 

PH: 6.0

GH: 3

Amonia: 0

Nitritos: 0

Nitratos: elevadissimos 150+

 

Estou a injectar co2 caseiro, a uma média de 1 bolha por segundo, com um difusor da jbl

 

Estou a fazer tpa's de +/- 50% de 2 em 2 dias

 

Agora o problema, à cerca de uma semana começaram a aparecer algas filamentosas, daquelas tipo cabelo, por todo o lado, já removi algumas mecanicamente quando faço as tpa mas continuam a crescer, ontem comprei sera algovec que vou aplicar hoje depois da proxima tpa.

Entretanto alguem me disse que deveria colocar carvao no filtro, o que eu não sei se será viavel, já que (penso eu), este elimina os efeitos dos quimicos colocados na agua.

 

Alguem que já tenha passado por algo semelhante que me possa dar umas dicas agradeço.

 

P.S. As algas são mesmo muitas.

 

Obrigado a todos

Editado por Romeu_Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Com essas plantas de baixa manutenção , com 4x54w de luz para 240 litros , com substrato fértil e esses nitratos fica difícil manter o aquario sem algas.

 

Sugestão: Mudanças de agua exactamente como tens feito, deixar ligada apenas uma calha de 2x54w durante 8 horas, arranjar o teste de fosfatos e manter o nivel exigido e fertilizar com fosfatos e potássio.Meter mollys e saes para controlar...

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Olha faz o teste do ferro tb.

Eu tou com problemas tb de algas e pelo que li o ferro é mto importante para as algas o que faz com que elas crescam mto.

 

Fica bem

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Com essas plantas de baixa manutenção , com 4x54w de luz para 240 litros , com substrato fértil e esses nitratos fica difícil manter o aquario sem algas.

 

Sugestão: Mudanças de agua exactamente como tens feito, deixar ligada apenas uma calha de 2x54w durante 8 horas, arranjar o teste de fosfatos e manter o nivel exigido e fertilizar com fosfatos e potássio.Meter mollys e saes para controlar...

 

 

ja fiz o teste de PO4 e os valores são consideraveis, entretanto desliguei uma calha e reduzi o periodo de luz para 9h.

Removi tambem a maioria das algas com as tpa e coloquei algovec da sera.

agora vou esperar algum trmpo a ver se resulta.

entretanto mantenho as tpa diarias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja fiz o teste de PO4 e os valores são consideraveis, entretanto desliguei uma calha e reduzi o periodo de luz para 9h.

Removi tambem a maioria das algas com as tpa e coloquei algovec da sera.

agora vou esperar algum trmpo a ver se resulta.

entretanto mantenho as tpa diarias

 

 

Boas

 

Consideráveis como assim? Ok usando anti algas nem valia a pena ter pedido ajuda....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Consideráveis como assim? Ok usando anti algas nem valia a pena ter pedido ajuda....

 

Boas.

Usando o anti-algas safaste-te bem ou nem por isso?

 

Fica bem

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resolveste o problema actual mas não a causa, logo o mais certo é voltar aparecer.

 

 

concordo, mas tive de optar por uma solução rápida.

 

Agora estou a pensar o seguinte:

 

li algumas coisas e disseram-me que é possivel´que isto aconteça:

 

Como tenho os nitratos e os fosfatos elevados, deve haver falta de potassio e é provavel que as plantas não estejam a assimilar os outros dois dada esta falta.

 

o que acham desta hipotese?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se faltar um de certeza que os outros dois não são assimilados, isso é certo, mas para saberes se tens falta de Potássio, terás que saber se os valores dos outros aumentam ou se por outro lado se estão a diminuir é sinal que estão a ser assimilados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se faltar um de certeza que os outros dois não são assimilados, isso é certo, mas para saberes se tens falta de Potássio, terás que saber se os valores dos outros aumentam ou se por outro lado se estão a diminuir é sinal que estão a ser assimilados.

 

é uma boa ideia. não vou fazer rigorosamente nada durante 2 dias e vou medir em varios momentos a ver se aumenta ou diminui os niveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O N e o PO4 podem nao baixar mesmo com a adição de potássio partindo do principio de não se saber se o consumo das plantas de N e PO4 é superior ao gerado no aquario!!

 

Se o gerado for superior ao consumido então os valores sobem. agora sem um deles é que não são assimilados de certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais