João Alves Publicado Junho 26, 2004 Publicado Junho 26, 2004 Olá a todos vós aquariofilos... Depois de adquirir varias plantas para o meu aqua estou a ter sucesso com todas menos com as cabombas. Os caules destas continuam a apodrecer por ai acima até ao topo da planta mesmo depois de já ter tentado: 1_não os enterrar e suspênde-los com pesos 2_ enterrar só as raizes visto ter 340w de luz (3*58w com 5600k e 3*58w com 6400k )para 150*50*60 (o que é bastante bom), e estar a adubar com o tropica mastergrow a + ou - 5 ml de 2 em 2 dias. não estou a perceber o que está errado. obrigado a todos...
Nuno Silva Publicado: Junho 26, 2004 Publicado: Junho 26, 2004 360 watts para 450 litros não é bastante bom mas devia ser suficiente para manter pés de cabomba... como é o teu areão? os pés estão por baixo de alguma planta? Um abraço! Nuno Silva
João Alves Publicado: Junho 26, 2004 Autor Publicado: Junho 26, 2004 o areão é com 3cm de shachem fluorite e 3cm de areão de quartzo em cima. os pés estão encostados ao fundo por pesos ,a base encosta no areão. isto porque já esperimentei enterra-los e não deu certo. outro facto interessante é que as folhas em vez de estarem abertas estão fechadas como se se quisessem protejer de algo ( isto é mesmo estranho ) dão montes de raizes "aéreas" e algumas no areão , só que o caule apodrece e fica no final as extremidades presas apenas pelas raizes "aereas" que entretanto chegaram ao areão e se prenderam.
Nuno Silva Publicado: Junho 27, 2004 Publicado: Junho 27, 2004 qual o teu fotoperiodo? as minhas plantas fecham depois de passarem cerca de 12 horas de luz... tens 12 horas de luz? Um abraço! Nuno Silva
João Alves Publicado: Junho 28, 2004 Autor Publicado: Junho 28, 2004 tenho precisamente isso ( 12 h ). é disso que elas precisam , pois as cabombas adoram luz . ocorre-me a possibilidade de serem as Caridinas Japonica que estão sempre a mordiscar os caules (embora nas outras plantas não provocarem problemas ) acho que começo a perceber da pior maneira, porque é que os aquariofilistas de topo quase nunca as têem nos aquarios. fazem um lixo do caraças.estão sempre a desprender-se , etc.. vou tentar prendê-las em pq vasos a ver o que dá . opiniões bem vindas !!
minidiogo Publicado: Junho 28, 2004 Publicado: Junho 28, 2004 Olá! Se desprendem, é porque estão mal plantadas! Acontecia o mesmo comigo, até eu perceber que nas cabombas tem que se enterrar bem o caule. É uma planta de caule muito frágil que ao minimo toque se não tiver bem plantada sai do areão. Abraço! Diogo Oliveira
Miguel Madeira Publicado: Junho 28, 2004 Publicado: Junho 28, 2004 Eu desisti das cabombas porque as folhas mortas entupiam a mangueira do filtro com frequencia. De qualquer maneira, em relação ao assunto do tópico, posso dizer que as minhas cabombas davam-se muito mal com ph superior a 7. Ao natural
Recommended Posts