fjabrantes Publicado Maio 18, 2008 Publicado Maio 18, 2008 tenho um aqua de 120 litros com viviparos ,mais molys,guppies e platis, boa filtragem, e costumava ter o ph estavel por volta de 6.8/7.0 mas estive uma semana fora de casa e antes disso tinha estado a fazer uma desunfeccçao a uma doença , mas depois fiz o tpa,mas subi o termometro um pouco. quando cheguei ai fim de semana, 1 ou outro peixe estava a morrer, vi que a temperatura estava nos 32 graus, baixei logo, a minha sogra tb deve ter dado comiida em excesso, e fiquei alarmado pois o ph estava a 6.0 , claro por isso os guppies foram os primeiros a recentirem-se, je me morreram alguns 6 ou mais,mas entretatnto assim que vi o ph, fiz logo uma tpa de 40 litros, alguns devem se ter recentido pois subio para 6,4/6.5, mas aquilo depois começa a descer outra vez, e entretanto ja fiz 2 tpas, na ultima depois no dia a seguir ja estava nos 6.8, hoje fui ver está nos 6.0 outra vez, nao percebo o que se esta a passar , sei que o kh esta abaixo do valor normal, o gh esta no valor normal e nitritos estao ok, e os nitratos estao altos, mas como tenho muitas plantas, por isso eleas tem optimo easpecto. alteraçoes que houve nao foram nada de mais, coloquei um pouco de areao mais fino a frente do aqua para plantar umas blyxas japonicas. nao sei se faça mais tpas, ou se coloque um produto para aumentar o ph ? que se podera estar a passar com o ph estar a baixar ? Citar
João Faria Publicado: Maio 18, 2008 Publicado: Maio 18, 2008 Boas, Qual o valor do KH? Abaixo dos 3º não estabiliza o pH que tenderá a descer ainda mais depressa por causa dos nitratos (ácido nítrico). Estes dois valores conjugados podem estar a provocar-te essa descida mais rápida que o habitual. TPAs para baixar os nitratos e vê lá se esse excesso de comida durante uma semana não estará a sujar demasiado o fundo: essa sujidade é orgânica e decompõe-se em amónia/nitritos/nitratos. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
fjabrantes Publicado: Maio 18, 2008 Autor Publicado: Maio 18, 2008 nao o fundo nao tem excesso de comida, nem tenho nitritos , mais nitratos, o kh esta abaixo ,mas o gh est dentro dos valores. os guppies estam -me a morrer todos, os molys aguentam-se Citar
João Faria Publicado: Maio 18, 2008 Publicado: Maio 18, 2008 tenho um aqua de 120 litros com viviparos ,mais molys,guppies e platis,boa filtragem, e costumava ter o ph estavel por volta de 6.8/7.0 mas estive uma semana fora de casa e antes disso tinha estado a fazer uma desunfeccçao a uma doença , mas depois fiz o tpa,mas subi o termometro um pouco. quando cheguei ai fim de semana, 1 ou outro peixe estava a morrer, vi que a temperatura estava nos 32 graus, baixei logo, a minha sogra tb deve ter dado comiida em excesso, e fiquei alarmado pois o ph estava a 6.0 , claro por isso os guppies foram os primeiros a recentirem-se, je me morreram alguns 6 ou mais,mas entretatnto assim que vi o ph, fiz logo uma tpa de 40 litros, alguns devem se ter recentido pois subio para 6,4/6.5, mas aquilo depois começa a descer outra vez, e entretanto ja fiz 2 tpas, na ultima depois no dia a seguir ja estava nos 6.8, hoje fui ver está nos 6.0 outra vez, nao percebo o que se esta a passar , sei que o kh esta abaixo do valor normal, o gh esta no valor normal e nitritos estao ok, e os nitratos estao altos, mas como tenho muitas plantas, por isso eleas tem optimo easpecto. alteraçoes que houve nao foram nada de mais, coloquei um pouco de areao mais fino a frente do aqua para plantar umas blyxas japonicas. nao sei se faça mais tpas, ou se coloque um produto para aumentar o ph ? que se podera estar a passar com o ph estar a baixar ? O que realcei é o que me parece mais importante. Os nitratos altos e o KH abaixo do valor normal. Os nitratos são ácido nítrico. Conviria saber que valor é o do KH. É o KH o responsável pela estabilização do pH e não o GH. Se acrescentares um ácido a uma solução com KH <3º-4º, o pH tende a descer muito mais depressa do que se o KH for mais alto (da mesma forma se acrescentares uma base na mesma solução de KH baixo, o pH sobe muito depressa). No teu caso em particular, parece-me que tens um KH baixo que não te estabiliza o pH e nitratos altos (ácido). A conjugação dos dois baixa-te demasiado o pH. Vê estes dois valores. Se o KH for muito baixo podes sempre acrescentar bicarbonato de sódio: 1 colher de chá para 50 litros= 4º KH a mais e +/-0,4 de pH a mais. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
fjabrantes Publicado: Maio 18, 2008 Autor Publicado: Maio 18, 2008 eu tinha na biobox da hydor o Hylith producto natural de origem vulcanica. acho que e isso que nao me esta a deixar subir o ph. diz lá : "hylith is natural product from vulcanic areas.the exceptionaly porous surface of this filter medium removes phosphates ,heavy metals, and amonia, wich is the main cause of the over-increase of the ph value" agora fiz uma tpa de 20 litros e retirei este hylith, amanha ja vejo como tá, mas ja medi e ja estava a 6.8 Citar
Recommended Posts