Recommended Posts

tenho um aqua de 120 litros com viviparos ,mais molys,guppies e platis,

boa filtragem, e costumava ter o ph estavel por volta de 6.8/7.0

mas estive uma semana fora de casa e antes disso tinha estado a fazer uma desunfeccçao

a uma doença , mas depois fiz o tpa,mas subi o termometro um pouco.

quando cheguei ai fim de semana, 1 ou outro peixe estava a morrer, vi que a temperatura estava

nos 32 graus, baixei logo, a minha sogra tb deve ter dado comiida em excesso, e fiquei alarmado

pois o ph estava a 6.0 , claro por isso os guppies foram os primeiros a recentirem-se, je me morreram

alguns 6 ou mais,mas entretatnto assim que vi o ph, fiz logo uma tpa de 40 litros, alguns devem se ter recentido

pois subio para 6,4/6.5, mas aquilo depois começa a descer outra vez, e entretanto ja fiz 2 tpas, na ultima depois

no dia a seguir ja estava nos 6.8, hoje fui ver está nos 6.0 outra vez, nao percebo o que se esta a passar ,

sei que o kh esta abaixo do valor normal, o gh esta no valor normal e nitritos estao ok, e os nitratos estao altos,

mas como tenho muitas plantas, por isso eleas tem optimo easpecto.

alteraçoes que houve nao foram nada de mais, coloquei um pouco de areao mais fino a frente do aqua para plantar

umas blyxas japonicas.

nao sei se faça mais tpas, ou se coloque um produto para aumentar o ph ?

que se podera estar a passar com o ph estar a baixar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Qual o valor do KH? Abaixo dos 3º não estabiliza o pH que tenderá a descer ainda mais depressa por causa dos nitratos (ácido nítrico). Estes dois valores conjugados podem estar a provocar-te essa descida mais rápida que o habitual.

TPAs para baixar os nitratos e vê lá se esse excesso de comida durante uma semana não estará a sujar demasiado o fundo: essa sujidade é orgânica e decompõe-se em amónia/nitritos/nitratos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao o fundo nao tem excesso de comida, nem tenho nitritos , mais nitratos,

o kh esta abaixo ,mas o gh est dentro dos valores.

os guppies estam -me a morrer todos, os molys aguentam-se

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aqua de 120 litros com viviparos ,mais molys,guppies e platis,

boa filtragem, e costumava ter o ph estavel por volta de 6.8/7.0

mas estive uma semana fora de casa e antes disso tinha estado a fazer uma desunfeccçao

a uma doença , mas depois fiz o tpa,mas subi o termometro um pouco.

quando cheguei ai fim de semana, 1 ou outro peixe estava a morrer, vi que a temperatura estava

nos 32 graus, baixei logo, a minha sogra tb deve ter dado comiida em excesso, e fiquei alarmado

pois o ph estava a 6.0 , claro por isso os guppies foram os primeiros a recentirem-se, je me morreram

alguns 6 ou mais,mas entretatnto assim que vi o ph, fiz logo uma tpa de 40 litros, alguns devem se ter recentido

pois subio para 6,4/6.5, mas aquilo depois começa a descer outra vez, e entretanto ja fiz 2 tpas, na ultima depois

no dia a seguir ja estava nos 6.8, hoje fui ver está nos 6.0 outra vez, nao percebo o que se esta a passar ,

sei que o kh esta abaixo do valor normal, o gh esta no valor normal e nitritos estao ok, e os nitratos estao altos,

mas como tenho muitas plantas, por isso eleas tem optimo easpecto.

alteraçoes que houve nao foram nada de mais, coloquei um pouco de areao mais fino a frente do aqua para plantar

umas blyxas japonicas.

nao sei se faça mais tpas, ou se coloque um produto para aumentar o ph ?

que se podera estar a passar com o ph estar a baixar ?

O que realcei é o que me parece mais importante.

Os nitratos altos e o KH abaixo do valor normal.

Os nitratos são ácido nítrico.

Conviria saber que valor é o do KH. É o KH o responsável pela estabilização do pH e não o GH. Se acrescentares um ácido a uma solução com KH <3º-4º, o pH tende a descer muito mais depressa do que se o KH for mais alto (da mesma forma se acrescentares uma base na mesma solução de KH baixo, o pH sobe muito depressa).

 

No teu caso em particular, parece-me que tens um KH baixo que não te estabiliza o pH e nitratos altos (ácido). A conjugação dos dois baixa-te demasiado o pH.

Vê estes dois valores. Se o KH for muito baixo podes sempre acrescentar bicarbonato de sódio: 1 colher de chá para 50 litros= 4º KH a mais e +/-0,4 de pH a mais.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tinha na biobox da hydor o Hylith

 

producto natural de origem vulcanica.

 

acho que e isso que nao me esta a deixar subir o ph.

diz lá : "hylith is natural product from vulcanic areas.the exceptionaly porous surface of this filter medium removes phosphates

,heavy metals, and amonia, wich is the main cause of the over-increase of the ph value"

 

agora fiz uma tpa de 20 litros e retirei este hylith, amanha ja vejo como tá, mas ja medi e ja estava a 6.8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.