Recommended Posts

Publicado

boas pessoal

já á algum tempo que faço as fertilizações de potassio, ferro e nitratos em separado e de vez em quando utilizo NPK, a minha pergunta é a seguinte, posso usar fosfato de potassio quando os fosfatos estão baixos? alguem aqui utiliza este produto?

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:
Costuma-se utilizar fosfato monopotássico.

mas existe outro fosfato de potassio sem ser o monopotassico? eu tenho aqui fosfato de potassio que trouxe do trabalho mas só sei que é fostato de potassio, não sei se é monopotassico.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Há vários nome para a mesma coisa, onde arranjei o meu deram-lhe outro nome, o que que interessa é que a formula quimica seja KH2PO4, eu uso e tou satisfeito, mete-me os fosfatos aos valores que eu quero.

Cumprimentos

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

BOA AQUARIOFILIA

Publicado:

Olá.

mas existe outro fosfato de potassio sem ser o monopotassico? eu tenho aqui fosfato de potassio que trouxe do trabalho mas só sei que é fostato de potassio, não sei se é monopotassico.

Existem... há 3 sais de fosfato de potássio:

KH2PO4 - Fosfato de Potássio mono-básico

K2HPO4 - Fosfato de Potássio di-básico

K3PO4 - Fosfato de Potássio tri-básico

Isto sem contar com as formas hidratadas, em que no seio da rede cristalina se encontram moléculas de água.

O que aparece geralmente nas calculadoras de fertilizantes NPK é o KH2PO4. É o mais fácil de manusear pois quando se dissolve, o pH é o mais perto do neutro. No entanto, se tiverem outro qualquer, as contas são igualmente fáceis de fazer.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.