rui kid Publicado Maio 16, 2008 Publicado Maio 16, 2008 (editado) Boas, Estou a iniciar um aquário plantado com medidas: 150x60x65. Tenho CO2 e o PH deverá situar-se entre 6,8 a 7. A iluminação é feita com 6 T5 de 80W (480 W) Quais serão as plantas mais adequadas de crescimento rápido para me limparem os nutrientes da coluna de água para evitar que as algas apareçam em grande? Editado Maio 16, 2008 por rui kid
Punil Sanatcumar Publicado: Maio 16, 2008 Publicado: Maio 16, 2008 Olá, para mim as melhores são plantas flutuantes, tens como exemplo a (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes. Fica bem.
rui kid Publicado: Maio 16, 2008 Autor Publicado: Maio 16, 2008 (editado) Não é má ideia. Contudo creio que não chegam, pois o tanque leva muita água. Estava a pensar colocar cabombas, elodeas, higrophyla polysperma e valisnérias. Possivelmente colocava já fetos de java, algumas anúbias e duas ninphea lotus (apesar de não serem de crescimento rápido serão plantas que ficam definitivamente no aquário. Alguém tem mais ideias? Editado Maio 16, 2008 por rui kid
zlatan9 Publicado: Maio 16, 2008 Publicado: Maio 16, 2008 Se tiveres um sistema de Co2 razoável parece-me que tens condições para ter plantas mais exigentes, se assim quiseres. Claro que depois vai é implicar gastos em fertilizantes, sobretudo com essa banheira, ehehe... One Fish Standing Kurichiba
rui kid Publicado: Maio 16, 2008 Autor Publicado: Maio 16, 2008 Sim, tenciono ter plantas mais exigentes, mas mais tarde. Para já queria colocar plantas que me "limpassem" a água dos nutrientes em excesso para evitar o aparecimento de algas. Depois iria substituindo as plantas aos poucos pelas definitivas.
zlatan9 Publicado: Maio 16, 2008 Publicado: Maio 16, 2008 Excesso de nutrientes provocado pelo quê? Explica melhor se faz favor. One Fish Standing Kurichiba
rui kid Publicado: Maio 16, 2008 Autor Publicado: Maio 16, 2008 Pelo que tenho lido há algum tempo, quando se monta um aquário pela primeira vez e com substrato rico em nutrientes, estes vão subir para a água ficando em excesso. Assim, vais ter uma quantidade de nutrientes que as plantas não vão conseguir absorver aumentando as algas no aquário. Por isso é recomendado que se utilizem plantas de crescimento rápido ao iniciar um novo plantado até estabilizar os nutrientes na água. Quando tiveres os nutrientes mais estabilizados vais substituindo as plantas por outras mais exigentes, mas que absorvam os nutrientes mais lentamente. Estive à procura aqui no "furão" sobre esta matéria mas já não me lembro onde li isto, mas se fizeres uma pesquisa encontras várias vezes a mesma opinião.
zlatan9 Publicado: Maio 16, 2008 Publicado: Maio 16, 2008 Não me parece de todo necessário estares a meter plantas por causa disso e depois substitui-las. Numa fase inicial algas vais quase de certeza ter. Controlas bem os parâmetros (nitratos sobretudo, isto no que diz respeito às plantas), tpa´s,... Para além disso com condições favoráveis há plantas das ditas mais exigentes que são também grandes consumidoras de nutrientes. One Fish Standing Kurichiba
rui kid Publicado: Maio 16, 2008 Autor Publicado: Maio 16, 2008 É verdade que existem plantas exigentes que consomem muitos nutrientes, mas não é isso que estou a tentar dizer. Só estou a dizer que se devem colocar plantas de rápida absorção de nutrientes para controlar os nutrientes iniciais libertados para a coluna de água. É obvio que de início se tem sempre algas, mas devem-se tentar minimizar ao máximo. Vê lá este tópico. E se fizeres uma pequena pesquisa verás uma grande coerência de opiniões.
zlatan9 Publicado: Maio 16, 2008 Publicado: Maio 16, 2008 Ok, mas o que tinhas dado a entender era colocar agora plantas pouco exigentes que preenchessem o aquário e depois substitui-las por plantas mais exigentes e mais ao teu gosto. Não digo que não se coloque uma ou outra espécie no início, até é vantajoso, mas o que quero dizer é que me parece desnecessário estares a encher isso de plantas que mais tarde vão ser substituídas. One Fish Standing Kurichiba
Recommended Posts