Recommended Posts

Boas pessoal !!

 

Eu tenho um aqua plantado de 360 litros (1.20x0.60x0.50) a filtração é feita atraves de uma sump de 120 litros (0.80x0.40x0.40) com varias materias filtrantes .

De fauna tenho 10 Discus ,4 Ramirezis,4 espadas ,20 neons ,12 galaxias,Otocinclus,Epalzeorhynchus Siamensis,Hypostomus Pitbul,Neritina Natalensis ,vários camarões e mais umas boas dezenas de alvins de espadas que nem vale a pena contar enfim fauna não me falta !!

Os valores da agua são os seguintes :

PH 6.8

Nitritos 0.0

Amonia 0.0

Nitratos 0.25mg/l

Fosfatos 2mg/l

 

Já tenho quase toda fauna á mais de um mes e nunca fiz uma tpa ,simplesmento vou repondo a água que evapora já que o aqua é aberto por cima.

 

Agora a minha duvida é a seguinte é nessesario fazer tpa por alguma outra razão ? já que os valores da agua parecem estarem boms.

 

Desde já o meu obrigada pela vossa ajuda !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não sou expert na matéria, mas Nitritos 0.0 sem TPA's, mais parece que qualquer coisa não está bem com esses testes.

 

Cump.

Vitor Franco

nitritos a 0 sem TPA é normal... nitratos é que não...

 

mas se tens muitas plants pode ser que elas consumam esses nitratos...

 

mesmo assim deves de fazer TPA para retirares outras coisas que podes ser nocivas, e para repores macronutrientes. as materias existentes na água não são só as do ciclo do azoto.

 

mas esses valores mostram um aqua muito equilibrado... parabens

 

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para além dos micro-organismos nocivos para os peixes (bactérias, protozoários (íctio), fungos, etc...) que se podem ir acumulando há 2 outros valores que não mencionaste, um dos quais é de vital impotância para o equilíbrio do aquário: GH e KH.

 

O GH é a dureza total e vai subir pelo efeito "salina": a água evapora, os sais minerais e metais pesados ficam. Para discus então que precisam de uma água macia... De qualquer forma é relativamente pouco grave. O pior vem a seguir.

 

O KH ou dureza carbonatada é o estabilizador do pH. Com valores acima dos 3º dKH o pH mantém-se estável. Abaixo disso sujeita-se a flutuações bruscas e grandes que matam a fauna.

 

Com o passar do tempo o KH da água tem tendência a baixar e a chegar mesmo a zero (valor da água destilada). Como o último produto do ciclo do azoto são os nitratos (ácido nítrico), o pH tem tendência a baixar.

Um KH muito baixo e a tendência de acidificação da água pode lever a uma queda brusca do pH. Por isso se deve medir o KH da água que usamos para as TPAs e a do aquário, claro está.

 

Resumindo: KH e acumulação de micro-organismos são 2 motivos fortes para as TPAs regulares, apesar dos valores que já apresentaste estarem bons.

Cumps.

 

P.S.: quando medires o KH posta aqui o valor para (sor)rirmos :B-fly: . A sério é só para veres onde quero chegar.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tpa's são meio caminho andado para conseguirmos manter um aquário saudável,e com a Fauna sem problemas.

 

De qualquer das formas,num aqua densamente plantado é suficiente fazer uma tpa de 40% de 15 em 15 dias.Mais que isso...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para além dos micro-organismos nocivos para os peixes (bactérias, protozoários (íctio), fungos, etc...) que se podem ir acumulando há 2 outros valores que não mencionaste, um dos quais é de vital impotância para o equilíbrio do aquário: GH e KH.

 

O GH é a dureza total e vai subir pelo efeito "salina": a água evapora, os sais minerais e metais pesados ficam. Para discus então que precisam de uma água macia... De qualquer forma é relativamente pouco grave. O pior vem a seguir.

 

O KH ou dureza carbonatada é o estabilizador do pH. Com valores acima dos 3º dKH o pH mantém-se estável. Abaixo disso sujeita-se a flutuações bruscas e grandes que matam a fauna.

 

Com o passar do tempo o KH da água tem tendência a baixar e a chegar mesmo a zero (valor da água destilada). Como o último produto do ciclo do azoto são os nitratos (ácido nítrico), o pH tem tendência a baixar.

Um KH muito baixo e a tendência de acidificação da água pode lever a uma queda brusca do pH. Por isso se deve medir o KH da água que usamos para as TPAs e a do aquário, claro está.

 

Resumindo: KH e acumulação de micro-organismos são 2 motivos fortes para as TPAs regulares, apesar dos valores que já apresentaste estarem bons.

Cumps.

 

P.S.: quando medires o KH posta aqui o valor para (sor)rirmos :twisted: . A sério é só para veres onde quero chegar.

 

 

Boas ,

 

Obrigada pela resposta ,

 

Os valores do KH andão sempre á volta de 60-80 mg/l, e o GH á volta de 80-100 mg/l.

 

 

Eu faço testes regulares a todos estes valores 1-2 vezes por semana (a minha filha está sempre a pedir ),e como parecem estarem todos bem sem as tpa´s,é que coloquei esta questão .

 

Abraço Manuel Cruz !!

 

Ps. os testes são da NUTRAFIN e SERA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Afinal não posso sorrir :twisted: .

 

É natural que com valores tão baixos de nitratos (0,25 mg/l) tenhas uma "corrosão" do KH muito pequena e uma baixa respectiva do pH ainda menor. Escapou-me esse pormenor cabecadura

Eu costumo ter entre 5 e 10 mg/l de nitratos: entre 20 e 40 vezes mais que tu, e suponho que é o que acontece na generalidade dos casos.

 

Talvez tenhas plantas que consumam, e bem, esses nitratos, talvez na sump tenhas zonas pouco oxigenadas onde as bactérias que consomem nitratos (anaeróbias) se consigam desenvolver.

Ou então tens matérias filtrantes próprias para retenção de nitratos ou próprias para desenvolvimento de bactérias anaeróbias. (?)

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus conhecimentos de química permitem-me perceber (em geral) as explicações neste tópico.

Mas houve uma coisa que me escapou... Porque razão a dureza carbonatada vai descendo com o tempo? Para onde vão os carbonatos e hidrogenocarbonatos? Consumidos pelas plantas na forma de CO2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus conhecimentos de química permitem-me perceber (em geral) as explicações neste tópico.

Mas houve uma coisa que me escapou... Porque razão a dureza carbonatada vai descendo com o tempo? Para onde vão os carbonatos e hidrogenocarbonatos? Consumidos pelas plantas na forma de CO2?

exactamente...

 

por isso é que a malta poe CO2 nos aquas

 

cumps

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente...

por isso é que a malta poe CO2 nos aquas

 

Vou montar um aquário mas não tenho planos de (para já) injectar CO2. Mas queria ter umas plantinhas saudáveis. O kH pode ser usado para perceber se o CO2 que tenho no aquário está numa boa concentração para as plantas? ou não consigo perceber isso através do KH?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se utilizares um sistema de CO2 caseiro não há forma de aumentares ou diminuires o fluxo,por isso terás de ver nas plantas. E para veres se o CO2 está numa concentração razoável arranja um teste de CO2 permanente.

 

Quanto ao facto de colocares ou não CO2 depende muito que tipo de plantas coloques.Fazer desenvolver Hemianthus C.''Cuba'' por ex. é uma tarefa quase impossivel.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.