Dúvidas


Pintas86

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Eu tenho um peixe Betta Combatente que está num aquário de 2 litros. Este fim de semana vou comprar um aquário maior e gostava de saber a vossa opinião... O aquário que vou comprar contém bomba de ar mini, filtro biofil pequeno e as medidas são: largura: 27.5 ; altura: 19.5 ; comprimento: 14.5. Este é um bom aquário para um só peixe Betta Combatente?

 

Também gostava de vos perguntar outra coisa, ontem e hoje o meu peixe não se tem mexido quase nada e nem sequer comeu nada, ontem à noite até estava de lado encostado à planta artificial do aquário. Sabem o que pode ser?

 

Muito obrigado pela vossa atenção!

Adoro Animais e tenho uma cadela Dálmata chamada Anuska e um peixe Betta Combatente chamado Betta... xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Primeiro quando comprares o aquario independentemente do modelo tens de fazer o cilco de azoto sem isso estares a colocar lá o Betta directamente é quase estar a condena-lo a partida.... o aquario que referiste se so for para o betta a priori poderá ser suficiente.....

 

Quanto ao Betta propriamente neste momento te-lo num espaço tão pequeno pode estar atrufia-lo e depois falta saber se neste mini aquario se tem bomba de ar, filto e aquecimento?

 

Mas o melhor é sempre esperar por mais opiniões....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esse "aquário" de 2 litros não tinha filtro pois não :shock: ? Também me queria parecer que não. :mrgreen:

Sendo assim, esse Betta está sujeito a altos valores de amónia e nitritos (ambos tóxicos) que seriam eliminados pelas bactérias nitrificantes que se instalariam no filtro... que não tens. :)

 

No novo aquário já vais ter filtro. O Betta em si e seus excrementos provocarão o início do ciclo do azoto (amónia>nitritos>nitratos).

Para manter os níveis de toxicidade baixos nas primeiras 2 a 3 semanas aconselho-te a fazeres Trocas Parciais de Água (TPAs) de 50% da água de 4 em 4 dias.

 

Se vires que o Betta começa a ficar apático como o descreveste agora encurta o espaço entre TPAs.

O que ele tem agora é com certeza intoxicação por amónia. Para já, e até teres o aquário novo muda a água toda todos os dias e não esqueças do "anti-cloro".

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Tilapia!! Vou fazer o que me disse e só tenho mais uma pergunta... o peixe começou a ficar assim quando eu modei as pedras (só agora é que me lembrei desta possibilidade) e elas têm cores amarelas e verdes... li na internet que eles podem não dar-se bem com pedras muito coloridas. No novo aquário é melhor pôr pedras sem cores fortes? E já agora: O aquário que vou comprar não vem com iluminação, é melhor comprar à parte ou não é necessário?

 

Muito obrigado mais uma vez! Têm sido uma ajuda preciosa!!!

Editado por Pintas86

Adoro Animais e tenho uma cadela Dálmata chamada Anuska e um peixe Betta Combatente chamado Betta... xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tanto quanto sei as pedras de côr não têm mal nenhum. Também já li que pedras coloridas não são naturais e os peixes podem ressentir-se com isso. A verdade é que fundos de vidro como se vêm em importadores e criadores também não são naturais e não há espiga a registar. :)

 

Quanto à iluminação, se não tiver própria não tem problema, desde que não esteja completamente às escuras. Mas sempre é mais bonito com luz própria.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, muito, muito obrigado!! xD

 

Vou comprar o Aquário assim que puder... vou tentar ir lá hoje, mas acho que hoje não vai dar... mas vou seguir todos os conselhos que me deu e agradeço muito por isso!

 

Os melhores cumprimentos!

Adoro Animais e tenho uma cadela Dálmata chamada Anuska e um peixe Betta Combatente chamado Betta... xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpei estar a perguntar isto mas eu so muito novo aqui e n sei bem o que é a amónia.

Alguem me faz uma explicaçao detalhado de amónia???

 

Cumps obrigado

Editado por Casal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpei estar a perguntar isto mas eu so muito novo aqui e n sei bem o que é a amónia.

Alguem me faz uma explicaçao detalhado de amónia???

 

Cumps obrigado

Boas,

Talvez seja melhor leres isto. É de primeiríssima importância saber o que é o ciclo do azoto para se manter um aquário em condições.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que já percebi.

Quer dizer se eu tiver amónia no aquario é questão de esperar para que as bactérias o transformem em nitratos.

Certo?

Desculpem mesmo o incomodo.

Editado por Casal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que já percebi.

Quer dizer se eu tiver amónia no aquario é questão de esperar para que as bactérias o transformem em nitratos.

Certo?

Desculpem mesmo o incomodo.

Se tiveres amónia (tóxica), as bactérias vão transformá-la primeiro em nitritos (também tóxicos) e outras bactérias vão transformar os nitritos em nitratos. Quando o ciclo estiver completo, haverá bactérias suficientes para consumirem a amónia e os nitritos todos (valores=0) provenientes da decomposição dos detritos. Os nitratos são retirados com TPAs.

 

Se tiveres peixes e amónia ou nitritos não esperes que as bactérias façam efeito pois matas os peixes por intoxicação. Fazes TPAs (Trocas Parciais de Água) de 50% até teres valores o mais próximo possível do zero.

 

Se tiveres dúvidas, dá-nos os valores para te orientarmos, e já agora os peixes que tens se já os tiveres.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem ao final da tarde pus o Betta no seu novo aquário. Ele já come e já se mexe. Adorou o aquário, não parou de andar à descoberta dos novos esconderijos. Ele está mesmo contente! E eu também por ele já estar bom...

 

Só tenho uma questão, a que temperatura deve estar o aquário?

Adoro Animais e tenho uma cadela Dálmata chamada Anuska e um peixe Betta Combatente chamado Betta... xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem ao final da tarde pus o Betta no seu novo aquário. Ele já come e já se mexe. Adorou o aquário, não parou de andar à descoberta dos novos esconderijos. Ele está mesmo contente! E eu também por ele já estar bom...

 

Só tenho uma questão, a que temperatura deve estar o aquário?

 

Uns 26ºC, 27ºC , já é bom. O betta é um peixe que se aguenta bem numa larga escala de temperatura (24ºC a 32ºC, se não estou em erro).

 

Corrijam-me se estiver enganado.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que fizeste para iniciar o ciclo do azoto?

Se não fizeste nada então segue a minha sugestão aqui indicada.

 

No novo aquário já vais ter filtro. O Betta em si e seus excrementos provocarão o início do ciclo do azoto (amónia>nitritos>nitratos).

Para manter os níveis de toxicidade baixos nas primeiras 2 a 3 semanas aconselho-te a fazeres Trocas Parciais de Água (TPAs) de 50% da água de 4 em 4 dias.

 

Se vires que o Betta começa a ficar apático como o descreveste agora encurta o espaço entre TPAs.

O que ele tem agora é com certeza intoxicação por amónia. Para já, e até teres o aquário novo muda a água toda todos os dias e não esqueças do "anti-cloro".

Cumps.

 

Claro que o ideal era teres testes de amónia, nitritos e nitratos, mas ficavam-te mais caros que o aquário e o betta. :)

Cumps.

 

P.S.: mais grau menos grau é essa a temperatura.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que fizeste para iniciar o ciclo do azoto?

Se não fizeste nada então segue a minha sugestão aqui indicada.

Claro que o ideal era teres testes de amónia, nitritos e nitratos, mas ficavam-te mais caros que o aquário e o betta. :)

Cumps.

 

P.S.: mais grau menos grau é essa a temperatura.

 

Tks pela confirmação Tilapia.

 

Agora tens que fazer muitas TPA's, já que esse ciclo não foi feito. O ciclo é demasiado importante para ser ignorado (experiência própria).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já me informei acerca do ciclo. E sim, vou seguir a sua dica tilapia...

 

Muito obrigado pela vossa ajuda!

 

 

Sempre ás ordens. Quando puderes mete cá uma foto do betta, para vermos como está na sua nova casa.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.