Plantas Comidas

Visitante

Recommended Posts

um pleco só com 8-9 cms?

seá que não é mesmo um ancistrus?

Actualmente tenho 2 plecos. Um tem mais de um ano e terá talvez uns 8-9 cm. O segundo tem uns 4 meses e 6-7 cm.

O maior pleco que já tive, e já lá vão anos, teria uns 15-20cm quando morreu.

Partilhar nas redes sociais

Não sera isso devido ao tamanho dos aquarios?

Já ouvi dizer, que existem peixes que crescem consuante o espaço que tem disponivel.

eu tenho 3 plecos e o mais velho tem 2 anos e 30cm, os mais novos com 1 ano medem 20cm desde a ponta da cabeça a ponta da barbatana caudal.

os meus foram criados em aquas do mesmo tamanho...

E desemvolveram-se rapido.

Deve de haver uma razao logica para isso.

Hummm

De lógica nada sei.

Tens mais de um pleco por aquário? Os meus estão isolados... li em qualquer lado que juntar plecos de forma permanente era caldeirada certa.

parece que afinal os plecos apreciam madeira... nunca tinha percebido.[

já o tinha referido quando disse que comiam celulose, o meu fazia-o.

A malta não acredita no que se é dito, mas se estiver num site já se torna verdade...

tenham cuidado e sejam mais cépticos nas "verdades" que andam na web...e menos cépticos nos conselhos dados por colegas aquariofilos...

Abraços!

já o tinha referido quando disse que comiam celulose, o meu fazia-o.

A malta não acredita no que se é dito, mas se estiver num site já se torna verdade...

tenham cuidado e sejam mais cépticos nas "verdades" que andam na web...e menos cépticos nos conselhos dados por colegas aquariofilos...

Humm julgo que é directa para mim... se não desculpa.

Se leres o meu post com atenção verificas que não disse que não acreditava em ti, mas apenas que constatava nunca ter visto outra referência a esse "facto". É diferente e não é confundível.

E decerto também notaste que divulguei outra opinião, por sinal contrária à minha.

Acredita que sou dos mais céptico que por aqui andam.

Fica bem

Boas

Li algures o comportamento do Barbodes schwanenfeldii e dizia assim:

"Feed with large quantities of flakes, small fish, vegetables, and even soaked dog biscuits when they get larger. Most plants will be uprooted and eaten"

(alimentar com grandes quantidades de flocos, peixes pequenos,vegetais, e mesmo biscoitos de cão ensopados. Maioria das plantas serão arrancadas e comidas)

e para o Hypostomus plecostomus (vulgar plecostomus)

"Eats algae, algae wafers/flakes, vegetables such as lettuce, spinach, peas, potatoes, etc."

(Come algas, flocos vegetais, vegetais tais como alface, espinafre, ervilhas,batatas, etc.)

:) Vistos os casos provavelmente serão os barbos a comer as plantas (digo eu). :)

Cumpts.

António Azevedo

Penso que resolvi o meu problema com os barbos... Vendi-os!!! Agora tenho:

escalares (7),

gourami pérola (4),

coridoras albinas (3),

bótias palhaço (2).

... e mais umas plantas novas.

A minha dúvida é se hei-de tornar a colocar os plecos, que mudei para outro aqua, neste comunitário? Será que as plantas serão alérgicas aos plecos :) ? Ou devo arriscar para ver o que acontece? Até me fazem falta porque os vidros começam a ficar sujos...

Enviem sugestões...

A minha dúvida é se hei-de tornar a colocar os plecos, que mudei para outro aqua, neste comunitário? Será que as plantas serão alérgicas aos plecos  :) ? Ou devo arriscar para ver o que acontece? Até me fazem falta porque os vidros começam a ficar sujos...

Enviem sugestões...

Põe os plecos à vontade... acho é o plural um exagero.

Se as plantas morrerem de certeza que a culpa não será dos plecos.

Arranja um ou outro apoio firme e relativamente horizontal num sítio que receba muita luz, de madeira ou rocha que eles apreciam: havendo oportunidade não pousam no areão... excepto quando há comida de discus, mas isso é outro filme.

Na minha opiniao se queres colocar os plecos deves colocar as plantas perto de rochas e dos vidros. de preferencia plantas de caule rigido.

quanto ao sitio preferido nunca lhes perguntei (aos plecos), mas os meus os pequenos gostam dos vidros mas o grande prefere os troncos e o areão.

quanto as algas eles sao bom se forem pequenos, mas passado ums meses o seu tamanho aumenta as algas deminuem.

e passam a preferir as comidas que nos damos as algas, pois nao são peixes exclusivamente herbiveros, sao omniveros.

Os meus so em aquas com poucas plantas e rijas.

Não vou repetir outra vez,

à plecos e plecos. E existem condições e condições.

Os plecos bem alimentados e com um tronco para mastigar não tocam nas plantas para comer, normalmente, mas tal pode acontecer se este não tiver alimentação correcta ou suficiente (nomeadamente pastilhas de spirulina) e em variadas outras situações (até porque cada peixe é um peixe).

vê este link (e é apenas um exemplo de muitos que existem na Internet em fórums e similares)

http://fins.actwin.com/aquatic-plants/mont...3/msg00727.html

De um modo geral os plecos atacam apenas (nos casos em que tal acontece), folhas de plantas mais tenras e parecem ter gosto particular por echinodorus, mas não só. Existe inclusivamente quem alimente os seus plecos com folhas de alface cozidas (nem todos gostam claro) e outra coisa que os plecos adoram é batata crua.

Para concluir, ninguém me venha dizer que os plecos não comem plantas, bolas eu já os vi a comerem folhas de echinodorus com os meus olhos!!!

Isto não quer dizer que todos vão fazer isso, mas alguns fazem.

O conselho que dou em relação a colocar os plecos junto das plantas é simples. Se puderes mante-los separados mantém. Verifica se as plantas se aguentam e se se desenvolvem.

Se as plantas se aguentarem e começarem a vingar então experimenta colocar os plecos (ou pleco) e vê o que acontece. Se vires que nada acontece manténs.

Espero ter ajudado,

Cumps

Carpe Diem

Não vou repetir outra vez.

Era escusado: o tom e também a repetição.

vê este link (e é apenas um exemplo de muitos que existem na Internet em fórums e similares)  

http://fins.actwin.com/aquatic-plants/mont...3/msg00727.html

Ainda pensei que fosse um link para uma página de algum biólogo especializado em plecos. Afinal é mais um artigo de opinião e sem qualquer valor ciêntifico de alguém tão qualificado como tu e eu. Lamento, mas não acrescenta nada de novo ao que é conhecimento geral e várias vezes expresso aqui.editado por: taslixado. a frase usada foi ofensiva para o autor da mensagem, já que a intenção era só ajudar.

Quanto ao mais, concordo que há plecos e plecos, da mesma forma que há cães e cães: uns mordem e outros não. E um cão com fome é bem capaz de se tornar vegetariano.

Cthorm, o paulo não foi ofensivo.

Ele apena queria referir que não iria tocar mais no assunto...

Esta frase por vezes pode ser mal interpretada (a do paulo), mas repara no final...

espero ter ajudado

Achas que alguém que quisesse ser ofensivo terminaria assim?

Cthorm não estás sosiznho, por vezes também eu interpretei mal algumas respostas que me deram...

e fui demasiado defensivo...ocasiões que me arrependo.

É complicado mostrar emoções quando só usamos a palavra escrita, a linguagem não consegue transmitir os sentimentos...e por vezes quando interpretamos a escrita dos outros enganamo-nos...

Cthorm, és bem vindo aqui, tal como o resto do pessoal, não te sintas atacado por ninguém aqui (se calhar com as minhas respostas podes ter sentido isso, não era o caso juro-te), queremos mais pessoal que ama a aquariofilia...

E Cthorm, tu és um deles...

Abraços!

Boas,

acabei de chegar a casa, meio cansado do trabalho, isto porque o dia foi cansativo e a falta de pessoal não ajuda. Qual não foi o meu espanto quando vi o nosso colega do fórum Chtorm extremamente chateado comigo por causa do meu post anterior neste tópico.

Convém assim esclarecer vários pontos:

Chtorm desculpa lá mas a minha resposta era dirigida ao António Conceição e não a ti. Ou seja, não estava propriamente a responder a uma mensagem tua mas a emitir a minha opinião baseada na experiência adquirida, relativamente à pergunta do António sobre se deveria colocar ou não os plecos junto com as plantas. Se reparares no fim da minha mensagem digo:

O conselho que dou em relação a colocar os plecos junto das plantas é simples. Se puderes mantê-los separados mantém. Verifica se as plantas se aguentam e se se desenvolvem.  

Como podes ver não estava a referir-me a ti e julgo poder discordar da tua opinião sem que seja por isso criticado!? Dai o meu espanto ao ver tal resposta.

Em relação ao tom, bom eu apenas disse que não iria insistir (repetir) em dizer algo que já tinha dito e que provém do que aprendi, observei e posso testemunhar, ora o António Conceição ainda não se manifestou, mas se porventura o ofendi peço-lhe desculpa a ele, pois foi para ele que respondi.

Sendo que da minha mensagem já falámos vamos lá falar da tua. Mas quando é que foi que eu disse que era um link para uma página de um biólogo? Ou desde quando é que os links indicados têm de ser para páginas de biólogos para merecerem consideração? (já agora diz-se ictiologista).

O link é para uma mensagem de um aquariofilista sobre a sua experiência pessoal que para mim tem tanto valor como o de qualquer ictiologista sem experiência e que tal como eu disse é igual ou similar a tantas outras mensagens com conteúdo idêntico a relatar situações similares.

Agora acho mal que alguém que acredita que os plecos não fazem nada às plantas, entenda que o meu contributo e o link indicado não acrescente nada ao conhecimento geral. Então uma opinião diferente e a descrição de experiências pessoais não acrescenta nada ao conhecimento geral? Mas sendo assim de que serve este fórum? Segundo essa perpectiva deixaria de ter razão de existir! Eu não penso assim e aprendo muito por aqui e só não aprendo mais e não participo mais porque infelizmente a minha vida profissional não o permite.

Por fim não leves a mal mas não consigo resistir a comentar a tua última frase... espera vou resistir...não afinal não vou.

Essa dos cães não tem nada a ver com o que foi discutido, é uma indirecta para alguém??? Já agora um cão com fome não se torna vegetariano, isso apenas seres racionais o podem fazer. Ele contínua a ser omnivoro, simplesmente nada mais tem para comer, enquanto um vegetariano é alguém ou algum animal que come apenas vegetais , frutos etc. por vontade própria e não por necessidade.

Agora e tendo em conta que como moderador tenho certas responsabilidades das quais não me vou alhear, termino apenas dizendo não o costume, ou seja , " pessoal vamos lá fazer as pazes e sermos amigos", mas antes dizer que mesmo nestas discussões algo se aprende, se for desejo dos membros do fórum continuar a falar sobre este assunto acho que o devem fazer, até porque uma boa discussão de vez em quando é porreira, para aliviar o stress do dia à dia.

Cumprimentos,

Carpe Diem

Para encerrar qualquer polémica,

A frase sobre cães é só e exactamente sobre cães... e plecos. O insulto, mesmo que indirecto não é a minha especialidade. É tudo.

Só agora vi o que as minhas questões provocaram!!!

No que me toca não fico nada aborecido com tudo o que me possam ensinar. Penso que foruns só servem para isso, trocar ideias, experiências, aliviar os nossos receios com a sabedoria dos que já passaram pelas situações.

Apesar de não ter grandes participações, até agora, no forum e da experiência com plantas não ser muita, tenham a certeza que vos vou continuar a "chatear" com questões que vos possam parecer de maçarico.

Quem não pergunta demora o dobro do tempo a aprender, por isso aturem-me... se quiserem.

Um abraço,

• 2 semanas depois...
Qual é a paranóia com os plecos??

Como este existem outros, agora dolars, piranhas, papagaios, oscares, plecos e outros que tais junto de plantas, vocês estão a pedir-lhes que as comam deixem que vos diga. Provavelmente apenas o Feto de Java escaparia (por acaso nunca vi peixe nenhum a meter-se com Fetos de Java!).

Cumps

Eu a esta tinha que responder :lol:. Eu comprei feto de java pq me garantiram que nisso os peixes não tocavam, pois, pois, é só ir lá a casa ver a única coisa que resta, que é a rocha onde as plantas estavam agarradas :)

Tânia.