help como baixar ph sem usar quimicos


Recommended Posts

Viva

 

ja fiz um search mas não encontro nada :cry:

 

Gostava de saber como faço para descer o ph sem ser com quimicos, tenho o ph a 8.5, tenho turfa no aqua, tenho um tronco, o areao comum eh daquele comprado nas lojas e faço injecçaõ de co2 caseiro mas o meu ph nao desce.... :(

 

Eu queria o ph por volta dos 7 !!

 

 

Obrigado antecipadamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Referes que tens turfa no aquário mas tens no filtro carvão activo?

 

Se tiveres Carvão vai negar o efeito provocado pela turfa, ou seja um faz o outro desfaz :cry:

 

e tens turfa no filtro?

 

se não tens dependendo do filtro põe :!:

 

Outra forma é arranjar um substrato que o faça

Salvem a Natureza, Reciclem

 

www.pandadosmares.net

 

Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é o Kh da agua? se for alto o ph não baixa.

Baixa sim!

Não baixa é muito, nem muito depressa... mas baixa. O meu ph baixou sensivelmente 0,2 pontos com injecção de CO2 em 2 dias e o meu KH anda perto de 21º.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sou iniciante neste mundo, mas também tive essa dificuldade, e é por isso que estou a responder.

 

Tinha um ph de 7.6, tentei várias coisas para baixar o ph, inclusive colocar um tronco de madeira, e nada. Aí fiz uns testes medi o ph da água da torneira 7.0, num balde coloquei água e areão medi passado algumas hora e este começava a subir. A troquei de areão (colorido várias cores) por um areão de origem vulcanica. E consegui manter o ph da água a 7.0.

 

Pela minha mini experiência 1º deves descobrir o que te faz ter esse valor de ph alto.

 

http://megapro.planetaclix.pt/Aqua.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Amigo,

 

quanto á utilização de quimicos ou não existe uma certa divergência de opiniões no pessoal, mas gostava de chamar a atenção a alguns pormenores:

 

1º Com a dureza carbónica (KH) de 21º dificilmente baixas o ph com produtos naturais (Sumo de Limão, folha de amendoeira, Troncos,etc.)e sem introduzires excessos de materia orgânica no aquário, que irá sempre provocar alguma coloração, água turva por isso excesso de bactéria em suspensão.

 

2º Ao baixares o PH baixas lentamente também o KH

 

3º O baixar o PH e o KH tem a ver com equilibrios entre sais e ácidos, dai que ao por um Ácido do Comercio não é negativo porque apenas vai equilibrar aquilo que está desiquilibrado. Se existe PH alto e KH alto anulam o efeito do ácido, não constituindo assim qualquer perigo para animais e bactérias. Claro que deve ser adiccionado pacientemente por forma a permitir que os equilibrios sejam conseguidos sem termos flutuações.

 

4º A melhor forma de termos águas com PH mais baixo e durezas também mais baixas é a Osmose Inversa que nos permite filtrar a água utilizando na montagem do aquário apenas água de PH abaixo de 7,0 e dureza também muito baixa. Mas isso custa dinheiro.

 

Espero ter ajudado a esclarecer duvidas.

 

Um Abraço

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Eu acho que deves seguir o conselho do HQ e pesquizar de onde vem esse PH tao alto. A agua que abastece lisboa vem toda da barragem de castelo de bode e é entregue á camara com um ph de 7. Portanto não devia ser de 8. Podes ter alguma coisa no aquario a fazer-te disparar os valores do ph e KH.

 

Já agora que peixes queres ter?

 

 

oblivion

 

Cuidado com a agua destilada, pois alguma é armazenada em recipientes de cobre e pode envenenar os peixes

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em relação ás subidas de Ph que podem ter a ver com algo no teu aquário e também relativamente á água Destilada, cuidado porque podes ter problemas também derivado a conservantes que por vezes são postos na água destilada e inclusivé experimenta fazer um teste de Nitratos a uma água destilada qualquer.

 

Um Abraço

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

ja fiz um search mas não encontro nada  :)  

 

Gostava de saber como faço para descer o ph sem ser com quimicos, tenho o ph a 8.5, tenho turfa no aqua, tenho um tronco, o areao comum eh daquele comprado nas lojas e faço injecçaõ de co2 caseiro mas o meu ph nao desce.... :)  

 

Eu queria o ph por volta dos 7 !!

 

 

Obrigado antecipadamente

 

 

 

Uma alternativa é fazer uma TPA e adicionar-lhe água do Luso que é ácida , costuma resultar , ou outra água cujo pH seja inferior a 7, por exemplo a àgua do Luso tem pH = 5,6 ; contra-indicações : - deve ficar muito caro, porque o ph do seu aquário está muito elevado logo o volume de água engarrafada que irá ter que gastar deve ser elevado. Faça-mos uma coisa, dê-me o volume de água do seu aquário, que farei os cáculos necessários , depois somente serão contas em €€€€€´s :oops:

 

Será que não será só necessário fazer uma TPA, já determinou o pH da água corrente, é porque normalmente o pH aumenta quando há excesso de amónia .

 

mena :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água do Luso é muito cara para colocar no aqua...

 

Há uma alternativa bem mais barata e acessivel em todo o país (penso).

No Lidl existem 2 tipos de água... a mais barata tem ph 5 com possivel variação de 0,5 (já medi e deu-me realmente 5).

E 40 e poucos centimos por 5l de água não me parece muito :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Exactamente, água de garrafão. Eu tenho um aquário de 20 litros e para manter nos 7.2 utilizava água Luso. Ou seja fazia uma mistura de água da torneira com água do Luso. Imaginem, reterava numa troca parcial de água 3 litros, colocaria 1.5l de água Luso e o resto água da companhia.

 

Resultava perfeitamente.

 

Abraços

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água do Luso é muito cara para colocar no aqua...

 

Há uma alternativa bem mais barata e acessivel em todo o país (penso).

No Lidl existem 2 tipos de água... a mais barata tem ph 5 com possivel variação de 0,5 (já medi e deu-me realmente 5).

E 40 e poucos centimos por 5l de água não me parece muito :oops:

 

 

 

Perfeitamente aceitável, qq água cujo pH seja ácido, e quanto mais ácido melhor, essa de 5 é óptima, é somente uma questão de olhar para os rótulos dos garrafões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos,

 

então e se o aquário levar 500 ou 1000 litros de água?

 

Penso que devemos procurar soluções que sejam possiveis de resultar em qualquer aquário.

 

Mas se realmente o aquário tiver por exemplo 20 litros, Ok acho que resulta perfeitamente.

 

Um Abraço

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos,

então e se o aquário levar 500 ou 1000 litros de água?

Hehe

 

Considerando o custo de um aqua dessas dimensões possivelmente não será muito complicado em termos financeiros ao dono adquirir uma unidade de osmose inversa pois não? ;)

 

Existem sempre boas soluções, depende é do tamanho da carteira :D

 

Para aquas pequenos a mistura de água engarrafada ou turfas,troncos,etc resulta bem.

Para um aqua de 500 ou 1000 litros como falas, eu pura e simplesmente desistia de tentar adaptar a água... e procurava peixes que vivessem bem nas caracteristicas da água que tinha.

 

No meu caso, na zona onde vivo a água tem dureza muito elevada e ph 8. A solução menos "penosa" foi optar por peixes que vivam bem e gostem destas águas (apesar do meu aqua ter só 50l uteis de água).

Claro que depois tenho problemas em arranjar plantas para o aqua ou ter niveis de co2 decentes, mas pronto, lá se vai pensando qualquer coisa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.