Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquario de 200L com discus e tenho a superfície tapada com folhas de lotus. Queria aumentar o nível de O2 sem usar uma bomba de ar normal. Há algum modo de produzir O2 quimicamente tipo "receita caseira" que eu possa adaptar a um difusor de CO2?

Cumprimentos

Publicado:

Olá.

É um bocado manhoso, e até dispensável, mas com uma simples electrólise fazes isso:

2x H2O -> 2x H2 + O2

Eu já tive um aquário de 20 litros com dezenas de camarões lá dentro e o topo completamente coberto de (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e lemna. Raramente limpava o filtro, só repunha a água, e TPA's era em média 1 por mês.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

E que tal o Oxydator? Já o usei durante bastante tempo num aqua que tive de 100l e funcionava muito bem.

Trabalha com H2O2 e um catalizador e vai libertanto O2 diretamente na água (sem fios e sem bolhas).

Publicado:
E que tal o Oxydator? Já o usei durante bastante tempo num aqua que tive de 100l e funcionava muito bem.

Trabalha com H2O2 e um catalizador e vai libertanto O2 diretamente na água (sem fios e sem bolhas).

Boas, desculpem a intrusão, porém gostava que me respondessem a seguinte pergunta:

O oxidator trabalha bem com agua oxigenada, ou necessita do produto vendido pelo fabricante?

Obrg

Publicado:

O produto vendido pelo fabricante é água oxigenada. Nos meus Oxigenadores usava H2O2 a 3 volumes. Comprava H2O2 a 10 volumes na farmácia e diluia em 1:3. Sei que para aumentar a capacidade do Oxigenador se pode aumentar a concentração de H2O2, mas nunca experimentei.

Publicado:
O produto vendido pelo fabricante é água oxigenada. Nos meus Oxigenadores usava H2O2 a 3 volumes. Comprava H2O2 a 10 volumes na farmácia e diluia em 1:3. Sei que para aumentar a capacidade do Oxigenador se pode aumentar a concentração de H2O2, mas nunca experimentei.

Essa informação é importante para mim. OBG

Publicado:

É muito mais barato do que comprar o produto do fabricante (pelo menos no Porto)

Publicado:

Não é possivel em vez de ter uma garrafa com receita para CO2 meter lá H2O2 e um nico de fígado (catalase)? Será que è rentável? Qual é a quantidade de O2 em 1L de H2O2?

Publicado:

O fígado que se junta na H2O2 é para adicionar enzimas que separam H2O2 em H2O + O. É uma reação relativamente rápida num curto espaço de tempo (tinhas de estar constantemente a substituir os reagentes. A quantidade que oxigénio que é produzido depende da concentração de H2O2 que tens.

Na minha opinião não ias ter grande diferença de uma bomba de ar com um difusor que é muito mais prático e económico (se resultar).

A vantagem do Oxigenador é que não tem fios, não liberta bolhas e também oxida vários constituintes nefastos ao aquário.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!