akingz Publicado Maio 12, 2008 Publicado Maio 12, 2008 (editado) Boas, Sou um pouco novato nesta área e gostava se saber quais os passos a seguir na construção de um aquário plantado (neste caso específico - com um volume de 80 litros). Em comparação com os aquários que já tive a oportunidade de ver, estes têm um volume superior, portanto gostava de saber se é possível montar um aquário plantado, com todas as necessidades suficientes para um ecossistema estável e harmonioso entre todas as espécies que nele habitam em 80 litros. Quando me refiro às ''necessidades'' estou a falar relativamente aos equipamentos como filtros, luzes, areão, rochas, troncos, plantas, produtos químicos, e claro, sem deixar de falar nas espécies que se adaptam melhor a este tipo de aquários. Outro aspecto que gostava de retirar mais informação é acerca da manutenção do próprio aquário plantado e as suas particularidades que fermentam o crescimento mais rápido e saudável das próprias plantas. Ecossistema e Equipamento Actual Dimensões do aquário: Comprimento: 80 cm Altura: 38 cm Largura: 30 cm Espécies que habitam o aquário (actualmente): 2 Escalares pretos (um com 14 cm (fêmea) e outro com 11 cm (macho)) 7 Neons Plantas: 4 espécies diferentes (não sei o nome ao certo, mas até agora têm-se desenvolvido muito bem no actual aquário comunitário) Termoestato: Aquapur simples (aqueles verdes simples) Filtro: Filtro externo Hydor (actualmente com pouco material de filtro) Já agora gostava de saber qual é o material de filtro mais adequado para um aqua plantado com a dimensões já referidas. Luz: Calha Aquapur simples Bomba: Bomba de ar simples com só uma ligação Areão: Areão regular (rio acho eu) Outros: 2 Troncos pH: 5,8 (Devido aos Escalares que se adaptam melhor em águas ligeiramente ácidas) Nota: Pelas imagens que tenho visto de aquas plantados tenho uma preferência especial pela planta riccia fluitians ou qualquer outra espécie que consiga fazer aquele manto verde, o que dá um aspecto muito vivo aos aquários. ________________________________________________________________________________ _______________ Objectivo: transformar este aquário num aquário plantado atractivo e com boas condições para o desenvolvimento das espécies. (quais os cuidados e medidas a tomar para a fixação desta planta no solo arenoso do aquário entre outros?) ________________________________________________________________________________ _______________ Algumas Imagens: Obrigado a todos os que participarem, aKinGz Editado Maio 12, 2008 por akingz
Vasco Matos Publicado: Maio 12, 2008 Publicado: Maio 12, 2008 (editado) Sim,é perfeitamente possivel construires um aqua plantado em 80L,até em 5L é possivel! Eu se tivesse no teu lugar( e é só a minha opinião), começava do zero.Ou seja: vendia os Escalares e os Néons,desmanchava o aqua,colocava um substrato fértil no fundo (que podes arranjar em qualquer loja de aquariofilia), cobria o substrato fértil com Akadama ou areão de rio e plantava,com essas plantas que tens ai e mais umas quantas. Punha tudo a funcionar (filtro,termostato), arranjava um sistema de CO2 caseiro,e colocava uns caracois tipo Planorbis Corneus no aqua. Ia alimentando os caracois durante um mês,e passado esse mês fazia uma tpa de 30% e começava a habitar o aqua a pouco e pouco,com peixes,inclusive uma equipa de limpeza constituida por ex. por alguns Ottocinclus sp.,um casal de Ancistrus,umas Neritinas e uns camarões.Caso colocasse camarões teria de pensar que o resto da Fauna teria de ser compativel com os camarões... Retirava os Escalares porque acho que 80L é pouco para eles. A iluminação teria de ser pensada,essa calha pode não ser suficiente,eu colocava uns 60W. Apesar do substrato fértil terias de fertilizar também na coluna de água com Micros,Potassio e Ferro. Esse filtro externo é o ideal,maximiza a filtragem mecânica pois a parte biológica as plantas encarregam-se dela. Editado Maio 12, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
AndrePeixoto Publicado: Agosto 8, 2015 Publicado: Agosto 8, 2015 Sempre fizes te plantado ? Como ficou ?
Recommended Posts