Recommended Posts

Boas,

 

No meu aquário de +/-550l The Small One tenho diversas plantas, e sistema de CO2 de botija, CO2 check da sera, a fauna é constituida por Discus, rásboras harlequim, 2 botias palhaço, Iriatherina Werneri entre outros.

 

Devido à oscilação do pH mediante a injecção de CO2, decidi deixar o CO2 ligado 24h, o que acontece é o seguinte, no teste permanente da Sera, indica que tenho pouco CO2 no aquário, mas se aumento um pouco que seja, durante o período nocturno os peixes ficam na superfície o que compreendo, pois tem mais CO2, visto as plantas não estarem a consumir. Liguei uma bomba de ar nesse período mas nem isso resolveu.

 

Isto tb acontecerá noutros aquários?

 

O que posso fazer para poder aumentar o CO2?

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

posso estar a dizer uma parvoice mas acho que devias era aumentar o efeito tampão da tua agua para evitar essas oscilações do ph.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

posso estar a dizer uma parvoice mas acho que devias era aumentar o efeito tampão da tua agua para evitar essas oscilações do ph.

 

 

Obrigado pela participação, vou pesquisar por "aumentar o efeito tampão".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelo que tenho lido (ainda pouco, estou a ler mais) para aumentar o efeito tampão terei que mexer no kH, certo? Ao aumentar o kH irei aumentar o pH certo?

 

Não tenho grande interesse em aumentar o pH, pois tenho Discus entre outra fauna. O meu interesse é aumentar a injecção de CO2 sem prejudicar a fauna.

 

Se aumento um pouco que seja o CO2, os peixes ficam logo à superfície, mas pelo teste de co2 da sera, o nível de co2 está fraco para as plantas :Fade-color

 

cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelo que tenho lido (ainda pouco, estou a ler mais) para aumentar o efeito tampão terei que mexer no kH, certo? Ao aumentar o kH irei aumentar o pH certo?

 

Não tenho grande interesse em aumentar o pH, pois tenho Discus entre outra fauna. O meu interesse é aumentar a injecção de CO2 sem prejudicar a fauna.

 

Se aumento um pouco que seja o CO2, os peixes ficam logo à superfície, mas pelo teste de co2 da sera, o nível de co2 está fraco para as plantas :P

 

cumprimentos,

 

boas

 

isso não é assim tão linear como dizes, o aumento do KH não está directamente relacionado com o Ph, deixo-te aqui um um pequeno texto tirado www.aquahobby.com

 

"O KH é o responsável pelo "efeito tampão", que é a capacidade de manter o pH estável, mesmo com a adição de ácidos ou bases (compostos alcalinos). Deste modo o pH está intimamente relacionado com o KH. Se um aquário está com o KH alto, será muito difícil alterar o seu pH, enquanto que se estiver com o KH baixo é muito difícil manter o pH estável, estando a água sujeita à grandes variações de pH. Algumas pessoas acham que, tendo um KH elevado, o pH também será elevado, mas isto não é verdade, pois se tivermos uma quantidade de compostos ácidos superior à capacidade de absorção do KH, o pH pode ser extremamente baixo (já vi um aquário com KH 7° e pH 6.5). O contrário também é possível pois podemos ter compostos alcalinos com poucos carbonatos, ou seja pH alto e KH baixo.Então se você está tendo problemas com o pH é bom verificar o KH."

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez, estive a ler durante a tarde e tb cheguei a essa conclusão.

 

Estou na ideia de aumentar um pouco o KH para verificar se o pH vai variar quando tiver o co2 a funcionar só com as luzes. pois esse é o meu problema, luz liga + co2 e tudo bem, luz e co2 desliga e pH altera-se.

 

Mas fui ver o meu teste de KH (tirinhas de papel) e apareceu uma cor que nem está na tabela lol, enfim ver se amanhã já sei o meu kh.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Não sei como pretendes subir o KH sem mexer o pH, mas aqui podes ficar com uma ideia do que se pode fazer com bicarbonato de sódio.

 

Segundo ouvi dizer, este é um desses produtos tampão de que te falava e bastante bom. Só para teu conhecimento. :)

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Não sei como pretendes subir o KH sem mexer o pH, mas aqui podes ficar com uma ideia do que se pode fazer com bicarbonato de sódio.

 

Segundo ouvi dizer, este é um desses produtos tampão de que te falava e bastante bom. Só para teu conhecimento. :)

Cumps.

 

 

Obrigado, vou ver e saber não ocupa lugar :evilbat:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No teste liquido tenho o kh: 5

 

Pensei que teria um pH mais estável com este valor, na loja disseram-me que para colocar o pH estável o kh deveria rondar os valores 8-9, será?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No teste liquido tenho o kh: 5

 

Pensei que teria um pH mais estável com este valor, na loja disseram-me que para colocar o pH estável o kh deveria rondar os valores 8-9, será?

o kh ideal é entre 5 e 10. mas dependendo das aguas..por exemplo eu nao consigo ter o kh assim e o ph a 6,5.. dai o meu kh estar sempre baixo na roda dos 2º... tenho discus e para estes esta bom! apenas tenho de verificar o ph todos os dias..e por experiencia nem ha grandes oscilaçoes..

cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No teste liquido tenho o kh: 5

 

Pensei que teria um pH mais estável com este valor, na loja disseram-me que para colocar o pH estável o kh deveria rondar os valores 8-9, será?

Boas,

Tanto quanto sei um KH de 3-4º já chega para estabilizar o pH. É claro que 8-9º é ainda melhor e 15º ou 20º então faz-te um tampão quase inamovível.

 

É preciso não esquecer que um KH 0 pode não ver o pH sofrer oscilações. Para o pH variar é necessário haver qualquer factor que o faça subir (por ex. calcário) ou descer (por ex. ácido nítrico AKA Nitratos). Nos aquários temos nitratos e o KH é mais (ou menos) responsável pela estabilidade do pH.

 

Mas como dizia, 5º parece-me bom se for o valor obtido durante a injecção de CO2.

Se for antes do CO2 é possível que diminua para valores que já não sustentam o pH em condições e permitam flutuações e sendo assim 8-9º já se justificam antes do CO2.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tanto quanto sei um KH de 3-4º já chega para estabilizar o pH. É claro que 8-9º é ainda melhor e 15º ou 20º então faz-te um tampão quase inamovível.

 

É preciso não esquecer que um KH 0 pode não ver o pH sofrer oscilações. Para o pH variar é necessário haver qualquer factor que o faça subir (por ex. calcário) ou descer (por ex. ácido nítrico AKA Nitratos). Nos aquários temos nitratos e o KH é mais (ou menos) responsável pela estabilidade do pH.

 

Mas como dizia, 5º parece-me bom se for o valor obtido durante a injecção de CO2.

Se for antes do CO2 é possível que diminua para valores que já não sustentam o pH em condições e permitam flutuações e sendo assim 8-9º já se justificam antes do CO2.

Cumps.

 

 

Boas, desde já obrigado pela ajuda.

 

A injecção de CO2 está 24/7 ligada, isto para evitar as variações de pH que me estavam acontecer quando a luz/co2 ligava e desligava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem entendi, queres poder ligar o CO2 só durante o dia para os peixes não se ressentirem, e isto sem fazer flutuar o pH.

 

Talvez fosse uma ideia adicionares bicarbonato (conforme o link que te indiquei antes).

Nota que pela calculadora que lá encontras se subires o KH de 5º para 12º apenas subirias o pH em 0,38, o que é pouco.

A partir de aí o pH ficaria inamovível para cima ou para baixo, indiferente à presença ou ausência de CO2.

 

A ter em atenção apenas o decréscimo do KH com o passar do tempo entre TPAs e a respectiva correcção nessa altura.

 

Se calhar é disparate ou a volta ao bilhar grande, mas parece-me plausível.

Espera pelos carolas em química.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem entendi, queres poder ligar o CO2 só durante o dia para os peixes não se ressentirem, e isto sem fazer flutuar o pH.

 

Talvez fosse uma ideia adicionares bicarbonato (conforme o link que te indiquei antes).

Nota que pela calculadora que lá encontras se subires o KH de 5º para 12º apenas subirias o pH em 0,38, o que é pouco.

A partir de aí o pH ficaria inamovível para cima ou para baixo, indiferente à presença ou ausência de CO2.

 

A ter em atenção apenas o decréscimo do KH com o passar do tempo entre TPAs e a respectiva correcção nessa altura.

 

Se calhar é disparate ou a volta ao bilhar grande, mas parece-me plausível.

Espera pelos carolas em química.

Cumps.

 

 

Era mesmo isso que tenho estado a pensar, Já tinha visto os sites, o produto não conheço, nem sei onde se vende, mas vou procurar, o site das relações é muito bom tb.

 

Agora a subida do KH parece-me que não deve ser feita de forma muito rápida, mas sim gradual certo?

 

P.S. Preciso adicionar 19 colheres de chá? Isso parece-me um pouco inviável não?

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

19 colheres inviável porquê? Ninguém te manda ter um aquário desse tamanho :snipersmile: .

Encontrei aqui onde comprar bicarbonato de sódio. Fala-se em embalagens de 250 grs. São muitas colheres.

 

Se preferires põe menos da primeira vez e vai medindo KH/pH à medida que acrescentas o bicarbonato. Só à cautela.

E assim também sobes o pH de forma gradual. Não o KH mas o ph é que deve ser gradual.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

19 colheres inviável porquê? Ninguém te manda ter um aquário desse tamanho :( .

Encontrei aqui onde comprar bicarbonato de sódio. Fala-se em embalagens de 250 grs. São muitas colheres.

 

Se preferires põe menos da primeira vez e vai medindo KH/pH à medida que acrescentas o bicarbonato. Só à cautela.

E assim também sobes o pH de forma gradual. Não o KH mas o ph é que deve ser gradual.

Cumps.

 

 

Escrevi inviável pq tenho daqueles frasquinhos de cozinha lol

 

Sim a minha ideia será aumentar de forma gradual, e escrevi isso pq na minha modesta opinião, qualquer alteração no aquário deve sempre ser feita de forma gradual.

 

Outra questão que está relacionada, estive a ver diversas tabelas de achar o valor do CO2, pelos valores de pH e kH e reparei pelo menos numa que teriam uma diferença na quantidade de co2 (diferença enorme, tipo very low para normal). Qual será a mais fiável sabes(m)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não te deves preocupar com isso. Notas nas tuas plantas carências de CO2? Caso as plantas estejam saudáveis deixa estar o CO2 como está,é melhor que não ter nenhum.

 

Eu se fosse a ti deixava o CO2 sempre ligado,e de noite uma bomba de ar a trabalhar.

 

Se depois de fazeres isso durante algum tempo, o PH não variar muito entre o dia e a noite optimo. E mesmo que oscile um pouco não há problema. No meu aqua plantado maior,de dia tenho PH +-6.5 e de noite vai quase aos 6.0, +-. As especies que lá vivem gostam de PH's baixos,e é aqui que não podemos falhar,em providenciar o PH certo a cada espécie.

 

Semanalmente,a par da tpa também coloco um pouco de ''Decalcit'',que faz subir o GH um pouco e não altera o PH.Não nos esqueçamos que o PH,GH e KH estão todos interligados.

 

Quanto ao KH e GH...não sei,não tenho testes...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não te deves preocupar com isso. Notas nas tuas plantas carências de CO2? Caso as plantas estejam saudáveis deixa estar o CO2 como está,é melhor que não ter nenhum.

 

O problema é esse, noto sim.

 

Eu se fosse a ti deixava o CO2 sempre ligado,e de noite uma bomba de ar a trabalhar.

 

Isso é o que tenho feito mas nunca consigo injectar o CO2 suficiente.

 

Se depois de fazeres isso durante algum tempo, o PH não variar muito entre o dia e a noite optimo. E mesmo que oscile um pouco não há problema. No meu aqua plantado maior,de dia tenho PH +-6.5 e de noite vai quase aos 6.0, +-. As especies que lá vivem gostam de PH's baixos,e é aqui que não podemos falhar,em providenciar o PH certo a cada espécie.

 

O problema é esse, se o meu pH varia 0.5 os meus discus ficam a nadar de lado, caracteristicas de variação de pH, já testei diversas vezes e verifiquei que é mesmo da oscilação de pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantas bolhas de CO2 estás a injectar? E com que frequência fazes as tpa's?

 

E tens a certeza que as plantas estão carentes de CO2 ou poderá ser uma carência de um qualquer nutriente?

 

Há maneiras de subires o GH e KH,as duas ao mesmo tempo,ou o KH apenas. Mas tens de saber com exactidão os valores de GH e KH para poderes fazer algo.

 

Para subires o GH e KH ao mesmo tempo: 1/2 colher de chá de Carbonato de Cálcio (CaCO3) para 50L de água aumenta o GH e KH em +- 3 ou 4º.

 

Para subires apenas o KH sem mexeres com o GH adiciona 1 colher de chá de Bicabornato de Sódio (NAHCO3) por cada 50L de água. Aumenta o KH em cerca de 4º.

 

O Decalcit aumenta o GH,sem interferir com o PH.A colher que vem no interior trata 500L de água semanalmente (aquas de caracois) ou quinzenalmente.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente, como os tópicos não são só para quando fazemos as coisas bem, aqui fica o relato de quarta- feira e de ontem.

 

Na quarta-feira à noite, coloquei 8 colheres de chá de Bicabornato de sódio. tudo bem, alterei o timer do CO2, ou seja, em lugar de tar 24/7 ligado passou a estar só ligado quando as luzes tivessem acessas, o kh passou de 5 para 9 e ontem os peixes passaram-se.... os Discus a nadarem de lado, tanto no fundo como ao de cimo, e os outros peixes todos a nadar ao de cima.

 

Testei pH quando cheguei a casa (18:00) e marcava 6.4 - 6.6 (o normal é 6.8 - 7), diminui a entrada de CO2, liguei uma bomba de ar e coloquei uma das flautas do filtro fora de água para provocar movimento.

 

Estava a pensar hoje aumentar mais um pouco o kh para chegar aos 12 mas não sei que faça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente, como os tópicos não são só para quando fazemos as coisas bem, aqui fica o relato de quarta- feira e de ontem.

 

Na quarta-feira à noite, coloquei 8 colheres de chá de Bicabornato de sódio. tudo bem, alterei o timer do CO2, ou seja, em lugar de tar 24/7 ligado passou a estar só ligado quando as luzes tivessem acessas, o kh passou de 5 para 9 e ontem os peixes passaram-se.... os Discus a nadarem de lado, tanto no fundo como ao de cimo, e os outros peixes todos a nadar ao de cima.

Se bem percebo, desligaste o CO2 durante a noite. Sendo assim, houve menos CO2 a ser libertado para "combater" a subida do KH e respectiva subida de pH. Terá sido isso a fazer uma oscilação de pH que te pôs os discus a andar de lado?

Testei pH quando cheguei a casa (18:00) e marcava 6.4 - 6.6 (o normal é 6.8 - 7), diminui a entrada de CO2, liguei uma bomba de ar e coloquei uma das flautas do filtro fora de água para provocar movimento.

 

Estava a pensar hoje aumentar mais um pouco o kh para chegar aos 12 mas não sei que faça.

Aqui é que a porca torce o rabo: se o KH e o pH subiram, como pode estar mais baixo que o habitual depois da injecção diurna de CO2?

 

O que eu sugiro é acrescentares o bicarbonato de sódio, gradualmente claro, mas com o CO2 24/7 para manteres as mesmas condições de anteriormente com um único parâmetro a ser alterado: o bicarbonato de sódio.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem percebo, desligaste o CO2 durante a noite. Sendo assim, houve menos CO2 a ser libertado para "combater" a subida do KH e respectiva subida de pH. Terá sido isso a fazer uma oscilação de pH que te pôs os discus a andar de lado?

 

Oscilação houve de certeza pq eu medi.....

 

Aqui é que a porca torce o rabo: se o KH e o pH subiram, como pode estar mais baixo que o habitual depois da injecção diurna de CO2?

 

Secalhar não referi em cima (não fui ver ainda) mas aumentei um pouco a injecção de co2.... ;)

 

O que eu sugiro é acrescentares o bicarbonato de sódio, gradualmente claro, mas com o CO2 24/7 para manteres as mesmas condições de anteriormente com um único parâmetro a ser alterado: o bicarbonato de sódio.

Cumps.

 

Mas então mais valia deixar estar tudo como estava antes sem chegar a mexer no kh não? A ideia é deixar de ter o co2 24/7...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem entendi estas coisas, o que sugiro é aumentares o KH até 12 com o CO2 24/7.

Uma vez atingido este valor já podes reduzir o CO2 ( sempre gradualmente para não haver suspresas) porque com esse KH o pH já está tamponado e inalterável, ou alterável em fracções minímas de grau.

 

Provávelmente terias de fazer ajustes ocasionais ao KH por este ser "corroído" pelo CO2.

 

Vamos lá a ver se não disse nenhuma bacorada. ;)

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.