Marco Aurélio Busato Publicado Maio 10, 2008 Publicado Maio 10, 2008 Olá pessoal, é meu primeiro post neste fórum (na verdade o primeiro post fora do Brasil). Estou postando umas fotos da minha betteira de 20 litros, onde vive meu betta, o Tyson. Sempre soube que os bettas se desenvolvem melhor (como qualquer peixe) em aquários maiores. Assim resolvi montar um aqua com 20 litros usando um pequeno aqua que tinha sem uso em casa (já foi uma maternidade). Embora ele esteja a pouco tempo na nova beteira já dá para ver que ele está muito mais ativo e suas cores estão bem mais vivas (embora seja um betta "vira-lata"). O aqua tem 20 litros, com cascalho de rio no fundo e um tronco coberto com Musgo de Java. A filtragem é feita com um filtro Magi 200, mas com o fluxo d'água reduzido e virado para um dos vidros pelo direcionador que acompanha o filtro. A água está com PH 7.0, temperatura 26 ºC, amônia zerada (o aqua ficou mais de 2 meses ciclando). Esse é o aqua com o Tyson escondido no tronco: Aí ele resolve aparecer: O aqua sobre o móvel, para se ter idéia do tamanho (a foto está meio ruim): E esse é o hóspede do aqua encarando ele mesmo no espelho: Hora do lanche: Recomendo aos que criam betta em aquários minisculos a experimentar um aqua um pouco maior. É bem mais gratificante. Abraço a todos e espero as críticas e sujestões.
António Lourenço Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 (editado) Olá ! Bem vindo ao fórum Marco ! O "vira-lata" do Tyson é um betta com sorte Até tem um "espelho" para se exercitar as suas caudas. Para mim 20 lt. é a capacidade ideal para ter um betta saudavel e sem grandes dores de cabeça De resto acho tudo bem: o musgo, o filtro com pouco fluxo, a temperatura,etc. Só acrescentava ai umas plantas flutuantes para "cortar" a luz e porque os bettas gostam de repousar nelas. O aquecedor se calhar ficava melhor mais para a direita para ficar mais escondido pelo musgo.. Vai colocando mais fotos com o desenvolvimento do aquario. Cumprimentos António obs.: Olha que o "vira-latas" é bem bonito ! Editado Maio 10, 2008 por antlou
rchoças Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 Boas Marco bem vindo ao forum, é um prazer receber pessoal de outros paises aqui. Quanto ao teu vira-lata, sinceramente não me importava nada de ter um desses, é bem bonito. Mais uma vez, faço minhas as palavras do antlou (já vai sendo normal aqui, ele chega sempre primeiro ) E o aquario está bem bonito com esse musgo todo, já que se quiseres fazer criação, os alevins vão te agradecer. Agora só tenho uma pergunta, quantos watts tens? Já que pelo que também me parecetens muita iluminação para o musgo e o betta, já que eles gostam por vezes de zonas mais sombreadas para repousar e, sempre poupavas na conta da luz. Abraço e continua a postar aqui as fotos http://aquarium.webnode.com.pt
José Garcia Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 Boas Marco esse teu aquário esta muito bonito !! de resto os antlou e o rchoças já disseram tudo Vai colocando o desenvolvimento do "vira-latas" Cpts José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Marco Aurélio Busato Publicado: Maio 10, 2008 Autor Publicado: Maio 10, 2008 Obrigado pelos elogios pessoal... banana rock Antonio, obrigado pelas dicas. Eu realmente já notei que o betta não gosta muito de luz forte, quando a iluminação está ligada ele fica mais próxio ao tronco. Quanto ao aquecedor, ele não aparece nas fotos, pois não estava no aqua neste dia. O que se vê na foto é o direcionador do filtro. Dá uma olhada na foto batida por cima do aquário: O aquecedor fica sob o filtro, na direita do aqua. Rchoças, obrigado também a você pelas dicas. Quanto a ter alguns alevinos, a idéia sempre me agradou, mas estou sem tempo para cuidar dos "muleques". Quando tiver um tempo livre quero montar um aqua mais apropriado para a reprodução. No que se refere à luz, tenho uma lâmpada fluorescente compacta de 9w, que fica acesa apenas 4 ou 5 horas por dia. José, obrigado pelos elogios. O apelido de "vira-latas" é porque se trata de um betta comum, mas não é pejorativo, é um peixe que me dá muita alegria. Já tive um Half-Moon e um Crowntail, e acho que o Tyson não perde em beleza para eles. Aceito dica de flutuantes compatíveis com o tamanho do aquário. Obrigado a todos.
António Lourenço Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 (editado) Olá Marco ! banana rock aqui vai uma "dica" das plantas que costumo manter com os bettas: Riccia (a minha preferida), limnobium laevigatum e phyllantus fluitans, salvinea e (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (a que eu utilizo mais na reprodução) e algumas de "pé" que se aguentam a flutuar. A ideia é ter plantas flutuantes mas que deixem passar luz. Cumprimentos Obs. és de que estado e de que cidade ? Costuma haver exposições de bettas ai na tua zona? Editado Maio 10, 2008 por antlou
Marco Aurélio Busato Publicado: Maio 14, 2008 Autor Publicado: Maio 14, 2008 Riccia Fluitans parece ser uma boa idéia, pode ser facilmente mantida do tamanho ideal pela poda e encontra-se facilmente no Brasil. Vou fazer a experiência e depois posto o resultado.
Recommended Posts