te-alberto Publicado Maio 10, 2008 Share Publicado Maio 10, 2008 (editado) Após vários meses de estudos e projectos, com a preciosa ajuda deste fórum, a minha primeira experiência com aquários, que está neste momento a ciclar, é a seguinte: Aquário = 150 x 50 x 60 cms (450lts) Furos no vidro = 5cms(esgoto) e 2cms(água) Sump = 80 x 40 x 44 cms (140lts) 1.Filtragem = lã vidro / leca ou bioballs 2.Aquecimento = 2 x Jaeger 300w 3.Bombagem = 1 x Eheim 3000lts/h Iluminação = Arcadia overtank luminaire T8 150 cm 3x36 W Substrato = areão tipo gravilha (resto de obra) Decoração = seixos rolados e pedra perfurada Cenário = papel autocolante preto (devia ter colado vinil) Flora = não vai existir Fauna - Malawi (ainda não existe): Cynotilapia afra (Cobwe) = (1M+1F) Iodotropheus sprengerae = (1M+1F) Labeotropheus trewavasae "Thumbi West" = (1M+2F) Labidochromis caeruleus (Lion's cove I) = (1M+1F) Metriaclima estherae (Red) = (1M+1F) Metriaclima sp. "Zebra Chilumba Maison Reef" = (1M+3F) Pseudotropheus crabro = (1M+2F) Pseudotropheus socolofi = (1M+1F) Cyrtocara moorii = (1M+1F) Copadichromis borleyi (Kadango) = (1M+1F) Algumas fotos da montagem: As pedras do lado esquerdo são para substituir. Agradeço comentários ou sugestões. Cumprimentos José Alberto Lopes Editado Maio 10, 2008 por te-alberto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RomKnight Publicado: Maio 10, 2008 Share Publicado: Maio 10, 2008 Não sei se não será problema meu mas não vejo foto nenhuma. Quanto ao substrato, qualquer coisa mais perto de areia do que gravilha seria o ideal. Com areão perde-se uma das caracteristicas mais fixes destes peixes, a "remodelação da casa" o que torna o aquário mais... hmm... natural. Quanto à iluminação acho que é demais mas isso depende dos gostos. Eu acho que estes peixes preferem menos luz mas depois de ter o meu a funcionar a 100% posso vir a mudar de ideias mediante o comportamento deles... Também é o meu 1o malawi Fauna: Assim de repente os cyrtocara morii são capazes de ser demais para esse aquário. Eu também queria uns mas num aquário com menos de 2m de comprido não sei. Com certeza, alguém há-de ter mais a dizer, por isso, só me resta dizer BOA SORTE. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Maio 10, 2008 Share Publicado: Maio 10, 2008 Olá, Eu vejo as fotos todas e devo dizer que gosto muito do que vi!!! Os meus mais sinceros parabéns. É o tipo de aquário que gosto, com muito cuidado estético na sua concepção. Deixo apenas uma questão - a estrutura em que o aquário está assente é apenas feita de madeira??! Parece-me frágil... Abraço, Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
te-alberto Publicado: Maio 10, 2008 Autor Share Publicado: Maio 10, 2008 Olá, Eu vejo as fotos todas e devo dizer que gosto muito do que vi!!! Os meus mais sinceros parabéns. É o tipo de aquário que gosto, com muito cuidado estético na sua concepção. Deixo apenas uma questão - a estrutura em que o aquário está assente é apenas feita de madeira??! Parece-me frágil... Abraço, Diogo Obrigado pelos comentários. A estrutura interior é feita em contraplacado marítimo com 4 cms de espessura. Foi-me garantido que aguenta pelo menos 700kgs. Cumps José Alberto Lopes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
te-alberto Publicado: Maio 10, 2008 Autor Share Publicado: Maio 10, 2008 Não sei se não será problema meu mas não vejo foto nenhuma. Quanto ao substrato, qualquer coisa mais perto de areia do que gravilha seria o ideal. Com areão perde-se uma das caracteristicas mais fixes destes peixes, a "remodelação da casa" o que torna o aquário mais... hmm... natural. Quanto à iluminação acho que é demais mas isso depende dos gostos. Eu acho que estes peixes preferem menos luz mas depois de ter o meu a funcionar a 100% posso vir a mudar de ideias mediante o comportamento deles... Também é o meu 1o malawi banana rock Fauna: Assim de repente os cyrtocara morii são capazes de ser demais para esse aquário. Eu também queria uns mas num aquário com menos de 2m de comprido não sei. Com certeza, alguém há-de ter mais a dizer, por isso, só me resta dizer BOA SORTE. A lista é a última versão de muitas que existiram. A ideia é começar pelos Mbunas e depois logo se vê. Cumps José Alberto Lopes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Maio 12, 2008 Share Publicado: Maio 12, 2008 Boas, Estéticamente nada a dizer...5*! Parabens. Quanto ao resto, essa filtragem não me parece a mais eficaz para mbunas! Não sei se é para ficar assim ou não, mas se assim for irás ter pouca movimentação de água no fundo e como consequência muitos detritos acumulados na areia. Bom...mas neste caso só o futuro o dirá! Esperamos por essa evolução e pelos peixes! Abraço João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
te-alberto Publicado: Maio 12, 2008 Autor Share Publicado: Maio 12, 2008 Boas, Estéticamente nada a dizer...5*! Parabens. Quanto ao resto, essa filtragem não me parece a mais eficaz para mbunas! Não sei se é para ficar assim ou não, mas se assim for irás ter pouca movimentação de água no fundo e como consequência muitos detritos acumulados na areia. Bom...mas neste caso só o futuro o dirá! Esperamos por essa evolução e pelos peixes! Abraço A minha ideia inicial era furar o aquário por baixo, precisamente a pensar na limpeza. Com o andar da carruagem logo penso em alternativas. Cumps José Alberto Lopes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
te-alberto Publicado: Maio 12, 2008 Autor Share Publicado: Maio 12, 2008 Já agora a evolução passado uma semana. A SUMP já está mais composta na parte da filtragem. e entretanto existem 3 habitantes dar uma ajuda na ciclagem. Os habitantes vieram apenas fazer as 1ªs necessidades básicas. Depois voltam para junto de uma tartaruga num lago exterior. Cumps José Alberto Lopes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
severum Publicado: Maio 19, 2008 Share Publicado: Maio 19, 2008 Assisti ao nascimento deste aquário e posso dizer-vos que o enquadramento é espectacular. Com o tempo, experiência, e ajuda de todos, o José vai aprofundando os seus conhecimentos e melhorando este aquário que vai ficar o máximo. Parabéns. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Maio 22, 2008 Share Publicado: Maio 22, 2008 Parabéns, está ai uma coisa muito boa, só o enquadramento do aquário é 5 estrelas Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
te-alberto Publicado: Maio 25, 2008 Autor Share Publicado: Maio 25, 2008 Finalmente vejo resultados nos testes semanais aos parâmetros da água (até à semana passada estava tudo a 0): - amónia = 0 (pensava que na 1ª semana os níveis de amónia eram elevados) - nitritos = 25mg/l - nitratos = 1mg/l Os seguintes estão como na 1ª semana: - ph = 8,0 - dh = 6º - kh = 3º Como o esgoto tem 50mm de diâmetro e um dos peixes foi parar (pelo cano) até à sump, enrosquei a peça abaixo (crivo): Em relação à sump, além das bioballs e cerâmicas, enchi com leca. No topo já existe lã de vidro. Cumps José Alberto Lopes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
te-alberto Publicado: Junho 1, 2008 Autor Share Publicado: Junho 1, 2008 Boas, Aproveitei uma ida à praia com os miúdos para trazer mais umas pedras. Acabei por alterar o layout. Aguardo comentários. Geral: Lado esquerdo: Parte central: Lado direito: Cumps José Alberto Lopes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
te-alberto Publicado: Junho 1, 2008 Autor Share Publicado: Junho 1, 2008 (editado) Já agora mais uns comentários em relação à fauna, do post #1, são bem vindos. Cumps José Alberto Lopes Editado Junho 1, 2008 por te-alberto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts