tuning_sound Publicado Maio 9, 2008 Publicado Maio 9, 2008 (editado) Boas, Pessoal cada vez tenho as plantas mais "sujas" ou seja tipo acastanhadas, mas se toco nelas o sujo sai todo, como se fosse uma camada castanha por cima. Aqua 240 lts com TPAS 100lts semanais. Tenho substracto fertil + Akadama + Nitrafin liquido. Alguem pode saber o porque disto? P.S: Vejo muita "poeira! a pairar no aqua, será do filtro que já não esta a fazer uma filtragem eficiente? Abraços Editado Maio 9, 2008 por tuning_sound www.reef4life.com
Carlos Neto Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 Epa... Tou a atravessar um problema semelhante no meu aqua novo (tem dois dias com plantas). Quando as planto, algum substrato sai e vai para a água (para dizer a verdade já foi muito), mas agora o problema já está mais controlado. Provavelmente isto acontece-te porque, tal como eu, remexeste nas plantas, ou fizeste novos buracos para as plantar. Claro que com o filtro a funcionar isso há-de sair, se não muda um pouco da água O meu aquário comunitário
zlatan9 Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 É provável que seja do substrato. Consegues meter 1 foto? One Fish Standing Kurichiba
tuning_sound Publicado: Maio 9, 2008 Autor Publicado: Maio 9, 2008 Ja tenho o aqua montado à uns 6 meses e nunca me aconteceu isto... Isto vem a acontecer desde à umas semanas para cé, mas o que é mais estranho é k tipo quando mexo nas plantas e a camada de "terra" sai de cima, elas estão totalmente verdes por baixo. Por exemplo cheguei a casa à pouco e tinha tudo mas mesmo tudo coberto com issi, inclusive o tronco e as rochas? Não poderá ser do akadama a desfazer-se? P.S: Fiz um TPA na 4f e proximo vai ser amanhã à noite... Abraços www.reef4life.com
tuning_sound Publicado: Maio 9, 2008 Autor Publicado: Maio 9, 2008 Não sao de grande qualidade mas aqui vão as fotos; Comentem e venham todas as opinões possíveis. Abraços www.reef4life.com
Carlos Neto Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 Eu penso que o sujo só pode ser do substrato. Não tou a ver nenhuma outra razão. Agora falta explicar porque isto está a acontecer O meu aquário comunitário
tuning_sound Publicado: Maio 10, 2008 Autor Publicado: Maio 10, 2008 Mas o substrato (JBL) ficou debaixo do akadama men, e ainda olha que gastei cerca de 30kg de akadama neste aqua de 120x40x50. Se as plantas tivessem a morrer era uma coisa mas não estão.... Elas têm 1 garrafa de CO2 caseiro, mais 1 kit nutrifin mas com c2 caseiro, e luz vai da 8as as 9am para eu poder monitorizar o aqua, depoi das 10am às 17pm e depois das 00am as 01am. Alguem me pode explicar, é k o aqua fica todo feio com isto... www.reef4life.com
zlatan9 Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 Se dizes que as plantas estão bem só estou a ver o areão como causa para isso, não sei bem. Tens aí também umas pedras....Parece-me que algo se está a desfazer. One Fish Standing Kurichiba
tuning_sound Publicado: Maio 10, 2008 Autor Publicado: Maio 10, 2008 Será da akadama? É que tenho aqui uns CAE que por vezes dao arranques subitos uns atras dos outros e levantam imensa poeira.... Abraços www.reef4life.com
tunedpuma Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 Será da akadama? É que tenho aqui uns CAE que por vezes dao arranques subitos uns atras dos outros e levantam imensa poeira.... Abraços bom eu n sou grande mestre . :-D , mas isso a min parece sujidade do pó da akadama. eu para o proximo aqua já nao vou deixar akadama em cima pois este vai-se desfazendo e cria esse po e quando ha peixes no aqua que gostam de remecer o fundo acontece isto . Mas tb podes haver ostros factores para isso , mas os pros ajudam nessa parte ,
kingzaga Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 pelo que descreves já tive disso:S só consegui parar com isso tirando tudo e lavando ai a uma semana e ainda nao voltou a aparecer mas vamos la ver:S
tuning_sound Publicado: Maio 11, 2008 Autor Publicado: Maio 11, 2008 pelo que descreves já tive disso:S só consegui parar com isso tirando tudo e lavando ai a uma semana e ainda nao voltou a aparecer mas vamos la ver:S Quando dizes tirar tudo será o que tou a pensar? Retirar o akadama todo? Abraços www.reef4life.com
kingzaga Publicado: Maio 11, 2008 Publicado: Maio 11, 2008 pois eu nao tinha akadama, só tinha areao, não sei se vinha sujo por vir de outro aquário mas aquilo parecia que era de outra coisa sem ser poeira
tuning_sound Publicado: Maio 11, 2008 Autor Publicado: Maio 11, 2008 Não me estou a ver a retirar as plantas todas etc... e ter de lavar o akadama.... Eu já sabia que ele se ia desfazendo mas assim tanto não. Vou experimentar uma coisa, antes de fazer os TPA'S vou "sacudir" as plantas todas, e quando estiver tudo a pairar na agua faço o tpa e vai indo tudo fora Darei novas noticias www.reef4life.com
tuning_sound Publicado: Maio 12, 2008 Autor Publicado: Maio 12, 2008 Boas, O TPA que fiz ontem após ter remexido as plantas parece estar a dar resultado. Vou continuar a fazer destes TPAS daqui para a frente, e agora arranjei uns 10 RED CHERRIES para ajudar nas alguitas:) Abraços www.reef4life.com
tuning_sound Publicado: Maio 13, 2008 Autor Publicado: Maio 13, 2008 Boas ppl, Todo este aparato de sujidade devia-se ao filtro já não conseguir reter a sujidade vinda do akadama. Resumindo fiz uma limpeza ao filtro 2215 e esta manhã já se notou menos sujidade, agora nada que com uns bons tpas não resolva. A minha questão é a seguinte, será que deverei introduzir mais um filtro externo para garantis o bom funcionamento do Aqua a 100%? Abraços www.reef4life.com
tuning_sound Publicado: Maio 23, 2008 Autor Publicado: Maio 23, 2008 Ninguém responde? Abraços www.reef4life.com
Recommended Posts