IValeriano Publicado Maio 9, 2008 Publicado Maio 9, 2008 boas pessoal. tenho dois aquarios em que tenho areao de rio, com grãos grandes, +/- de 8mm! Agora tive a ideia de mudar para areia, e andei por aqui a pesquisar e vi falarem em areia de rio para construçao civil. Entao fui ao maxmat, evi sacos de 50kg a 4.55 euros. mas entao surgiram-me algumas questoes. 1) a areia de construção civil de rio é seguro como substrato? 2) terei de usar substrato fertil? 3) vi tambem no max garden à vendsacos de humus de minhoca, é este que se pode por nos aquarios? a marca é humais! cumps Citar
JCalheiros Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 Quanto ao uso de areão podes sempre compensar em termos de fertilização com aditivos liquidos ou em tabletes que colocas debaixo do areão junto á raíz das plantas.... Quanto a substrato fértil é melhor a Akadama!!!!! Citar
Vasco Matos Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 Quanto a substrato fértil é melhor a Akadama!!!!! A Akadama não é um substrato fértil. Quanto muito com o tempo pode deixar disponiveis para as plantas alguns Micro nutrientes,mas o mesmo acontece com areão de rio,com o tempo,e com os dejectos dos peixes,etc fica fertil...e o areão de rio é inerte. Um substrato fértil é algo que se deve colocar debaixo de outro substrato inerte.Substrato fértil por baixo e areão de rio ou Akadama,etc por cima. Existem muitas marcas nas lojas de aquariofilia ,em baldes próprios ou então podemos fazer nós comprando os produtos tipo: Humus de minhoca tratado(tem de ser fervido e passado diversas vezes por água,não podemos colocá-lo logo no aqua) ; Laterite (rico em Ferro) ; Turfa ; Argilas,etc. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
IValeriano Publicado: Maio 9, 2008 Autor Publicado: Maio 9, 2008 (editado) A Akadama não é um substrato fértil. Quanto muito com o tempo pode deixar disponiveis para as plantas alguns Micro nutrientes,mas o mesmo acontece com areão de rio,com o tempo,e com os dejectos dos peixes,etc fica fertil...e o areão de rio é inerte. Um substrato fértil é algo que se deve colocar debaixo de outro substrato inerte.Substrato fértil por baixo e areão de rio ou Akadama,etc por cima. Existem muitas marcas nas lojas de aquariofilia ,em baldes próprios ou então podemos fazer nós comprando os produtos tipo: Humus de minhoca tratado(tem de ser fervido e passado diversas vezes por água,não podemos colocá-lo logo no aqua) ; Laterite (rico em Ferro) ; Turfa ; Argilas,etc. e o humos de minhoca é daqueles comprados nos centros de jardinagem? la no mesmo sitio onde vi tambem estava turfa, e argilaa em bolinhas. qual é o mais indicado?? agradeço a ajuda disponibilizada, pois nãa sei quais levam produtos quimicos e quais são perigosos para o meu aquario. cumps Editado Maio 9, 2008 por IValeriano Citar
Vasco Matos Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 Eu se fosse a ti arranjava um substrato fértil daqueles que se vendem em baldes,não são caros e encontram-se em qualquer lado,e por cima deitava uma camada de Akadama. Depois de futuro se quiseres experiementar novos substratos podes por ex. colocar uma camada de turfa no fundo,um pouco de Humus de minhoca 100% irgânico , um pouco de laterite e por fim uma camada de Akadama ou areão de rio. Tudo o que não tiver quimicos dá,por isso tens de ler a constituição,e ver se é 100% orgânico. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
IValeriano Publicado: Maio 9, 2008 Autor Publicado: Maio 9, 2008 (editado) Eu se fosse a ti arranjava um substrato fértil daqueles que se vendem em baldes,não são caros e encontram-se em qualquer lado,e por cima deitava uma camada de Akadama. Depois de futuro se quiseres experiementar novos substratos podes por ex. colocar uma camada de turfa no fundo,um pouco de Humus de minhoca 100% irgânico , um pouco de laterite e por fim uma camada de Akadama ou areão de rio. Tudo o que não tiver quimicos dá,por isso tens de ler a constituição,e ver se é 100% orgânico. pois eu também gostaria de por akadama, mas esta mesmo fora de questao pois vai para alem das minhas possibilidades, e como gosto da areia de construçao aproveito. e também vi o humus de minhoca barato, entao pensei que seria uma boa aquisiçao. tambem num dos aquarios tenho substracto fertil da prozac, posso deixar esse substrato e meter a areia por cima? ou meter humus com o substrato e depois a areia por cima? ja agora, a areia que vende.se no maxmat areia de rio para contruçao influencia o pH da agua??? o meu pH esta a 6.8 e não queria que altera-se! desculpa as respostas, mas queria fazer a mudança este fim de semana, visto ser o unico que vou ter tempo cumps Editado Maio 9, 2008 por IValeriano Citar
tunedpuma Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 e o humos de minhoca é daqueles comprados nos centros de jardinagem? la no mesmo sitio onde vi tambem estava turfa, e argilaa em bolinhas. qual é o mais indicado?? agradeço a ajuda disponibilizada, pois nãa sei quais levam produtos quimicos e quais são perigosos para o meu aquario. cumps eu nao te aconselhava a ir para a argilha expandida (bolinhas ) isso foi o que eu pus no meu aqua e passados uns dias cheiravam muito mal . Citar
Recommended Posts