Smaug Publicado Maio 7, 2008 Publicado Maio 7, 2008 Bem, eu tenho andado a ler um montão de coisas sobre bettas, especialmente sobre que peixes podem ser colocados junto de um betta. Encontrei um montão de incoerências e estou esperançado que algum membro do forum tenha a experiência pessoal para me aconselhar: Então li num forum que o betta é um animal solitário e que está melhor sozinho num aquário, já que com companhia stressa muito ao patrulhar o seu território, noutro sitio li que o betta será mais forte e acasalará mais vezes se viver com fêmeas. Mas........ Relativamente às fêmeas já me disseram aqui no forum que posso junta-las com o macho mas apenas num aquário grande (no meu caso tenho 100litros) e com abundancia de esconderijos, no entanto tenho lido em diversos sitios que é impossivel ter machos e femeas juntos! O unico ponto comum é um conjunto de peixes que se consideram adequados ao betta, já agora agradeço se souberem completar a lista: Corys ottos rasboras danios Khulies (digo eu!) Então, e sabendo que falamos de um aquário com 100 litros de água quais os companheiros ideias para o meu betta, querendo eu que ele esteja o mais "feliz" possivel? Ou o melhor era deixa-lo sozinho? "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Pato Publicado: Maio 8, 2008 Publicado: Maio 8, 2008 (editado) Danios não punha... são peixes muito parvos sempre a de um lado para o outro e stressam (se calhar mais a mim que ao betta mas não interessa...). Já tive/tenho junto com um Betta e sem problemas: - Guppy incluindo alevins... desde que haja espaço, nada acontece aos alevins, o betta não é propriamente um peixe rápido. Agora se eles se forem colocar mesmo à frente, já foram. - Tetra Cardinal - Platidora Costatus - Pleco - Ampulárias - Reds, são óptimos para ele caçar e manter-se feliz e activo. Desde que o aquário seja grande e com esconderijos, eles aguentam. Bom, verdade seja dita que o meu betta já destruiu uma bola de musgo só para comer um Red... mas eles safam-se. - SAE - Corydora Peixes muito rápidos estilo barbos e serpae são incompativeis com as barbatanas do betta. 1 femea betta só é morte certa de alguém. IMHO o Betta desde que tenha espaço, plantas e esconderijos não chateia ninguem. Desde que não o chateiem a ele. Editado Maio 8, 2008 por Pato
Icurto Publicado: Maio 8, 2008 Publicado: Maio 8, 2008 IMHO o Betta desde que tenha espaço, plantas e esconderijos não chateia ninguem. Desde que não o chateiem a ele. Verdade, mas depende do beta. Tenho neste momento 2 machos. Um é super agressivo, mata tudo o que lhe aparece à frente - já foram 2 ottos, 1 ancistrus, 1 neon chinês e até atacava os corninhos das ampulárias - não queria acreditar, mas vi com os meus próprios olhos. De castigo tá sozinho num aqua com 15l. Tenho outro que é uma paz, super calmo, fantástico, até me vem mordiscar os dedos e comer à mão, e não chateia peixe nenhum, escolhi-o porque estava na loja com outros peixes e com a condição de que se ele fosse agressivo, o devolvia. Tá com rásboras arlequim, barbos cereja, botia palhaço e colisas. Fica lindo. Só tenho pena de não ter espaço para por mais uns botia palhaço, uns labeo bicolor e uns khuli, porque se dão também muito bem e são lindos, mas brevemente terei um aqua de 200 l e aí já vou poder . Mas todas estas espécies se dão bem com os betas, nenhuma delas é muito rápida ou nervosa, têm todas as mesmas necessidades em termos de ph e temperatura e nenhuma tem barbatanas grandes que possam parecer ameaçadoras ao beta.
Hugo Coelho Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 Boas, tenho um betta macho num aquário de 140L e como companheiro têm: - 3 bettas fêmea - 12 neons chineses - 3 cardinais - 4 corydoras pygmaeus - Red's cherry Até agora todos se têm dado bem, o macho domina aquário, dá umas corridas nas fêmeas e não liga aos outros peixes, mas como o aquário é bastante plantado e elas são mais rápidas não tem havido problemas, estão todo saudaveis. Os red cherry só os vejo quando a luz se apaga, durante o dia os betta andam á caça. Eu acho que se tiveres bastantes plantas e mais do que uma fêmea podes juntar um macho e várias fêmeas. Hugo Coelho Hugo Coelho.Plantado 140LAquário de 96L - reprodução de apistogramma viejita 'fab form II'Nova montagem - Aqua 140L
Napalm_Betta Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 kullis nao tens problemas nenhum tenho um betta so com kuhlis e dao-se lindamente "ADA Style 40 Cube" "The Shire" "The Mangrove"
janir_n_cruz Publicado: Maio 14, 2008 Publicado: Maio 14, 2008 Boas, tenho um aquário com um betta e ele tem como companheiros: 1 colisa 5 peixes vermelhos ,juvenis 3 mollies juvenis 3 platies juvenis E eles dão-se lindamente só tenho de ter cuidado de dar de comer ao betta(em separado) pois é meio lento a comer. Só que há uns dias encontrei um platy morto com uma parte da barriga comida, não sei se foi o beta(pois tava vermelho).
DarkRequiem Publicado: Maio 14, 2008 Publicado: Maio 14, 2008 Sempre ouvi dizer que para teres fêmeas com um macho deves ter pelo menos 2. De outra forma ele ataca-as. Entretanto tenho o meu com as ditas fêmeas, 2 colisas, 2 gouramis, 3 escalares, 1 sinodontis, 5 corys, 2 labeos (1 frenatus albino e 1 bicolor), 1 SAE, 1 borboleta africana e, recenetemente, 1 bótia palhaço e 1 goby cavaleiro e ainda n tive problemas entre eles, se bem q tenha algum receio q as coisas n acabem bem para o goby. Ando a estudar as reacções, uma vez q ele ainda só cá está há 24h. Tb tinha 1 Pleuco, mas morreu-me no fds sem qq tipo de marca no corpo. O grande mal do aquário está na falta de plantas, mas o sinodontis leva TUDO à frente. Ando à procura de plantas de superfície (n tanto para o betta mas tb para a borboleta) mas n encontro nada. De qq forma, plantas são aconselháveis, claro. Take the Magic: The Gathering 'What Color Are You?' Quiz.
Recommended Posts