Rui Guilherme Publicado Maio 7, 2008 Publicado Maio 7, 2008 (editado) Boas Remodelei totalmente o meu aqua no dia 25 de Abril, pois tinha um problema de fosfatos que ñ consegui resolver. Agora o setup é o seguinte: 200Lts brutos (+/-180 reais) Filtro eheim 2224 (com phosvec granulat da sera) + Filtro UV 15W (caseiro liga apenas durante a noite cerca de 5h) 170W de Iluminação (30W SERA PLANT COLOR+30W SERA BLUE SKY ROYAL +110W PLL), 10h acesas no total sendo que as PLL ligam apenas durante 6 horas. Fundo com areão (da montagem anterior devidamente lavado) + Substrato da Tropica + areão + areão vulcânico. Alimemento os peixes dia sim, dia não Fauna: 6 Corys 2 SAE´s 4 Discus 7 Neons Cerca de 10 vivíparos (platis e molys pequenos) que já nasceram cá Flora: Didiplis Diandra Blyxa Japónica Nymphaea Lotus HZ Rotala Wallichi Valisnéria Anubias Fetos de Java Musgo Fertilizo tudo separado K, Fe, Micro CO2 de garrafa (das imperiais) que liga com a iluminação Testes: PH - 7 GH - 2 KH - 2 NO2 - 0 NH3 - 0 NO3 - 10 Fe - 0.1 PO4 - >5 (Azul escuro) Alguma alma caridosa me ajuda a baixar os fosfatos ou a tentar compreender o pk de continuarem elevados, por favor. Ainda ontem à noite mudei cerca de 100lts da água e hoje continua o teste em azul escuro (o teste está bom, tenho 2 um da sera e outro da Nutrafin, e a água da torneira ñ tem PO4, já a medi). Peço desculpa pelo comprimento do tópico mas assim está completo. Ajuda P.F........ RPBG Editado Maio 8, 2008 por rpbg FEEDBACK em RPBG obrigado
C Mocho Publicado: Maio 8, 2008 Publicado: Maio 8, 2008 ...Filtro eheim 2224 (com phosvec granulat da sera) ... Alimento os peixes dia sim, dia não... Fertilizo tudo separado K, Fe, Micro... ... PH - 7 GH - 20 KH - 20 NO2 - 0 NH3 - 0 NO3 - 10 Fe - 0.1 PO4 - >5 (Azul escuro) ... Pois a minha experiência não dá para te ajudar, mas partindo do principio que a montagem não teve tempo para acumular muita matéria orgânica em decomposição (folhas e peixes mortos) algo me faz pensar que as tuas plantas não estão a conseguir consumir os nutrientes disponíveis. Observas algum sintoma de carência ou excesso de algum nutriente? Fertilizas em separado com que quantidades? (não nos digas em ml que sem conhecermos a concentração dos fertilizantes ficamos na mesma, diz em ppm) De qualquer forma esses valores de GH e KH parecem-me estranhos, mas também não te sei dizer se poderá ter alguma relação com os fosfatos ou com a menor capacidade de consumo destes... Espero que alguém que entenda mais do que eu te possa ajudar, por agora ficam só estas questões. Boa sorte. Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
J_Rosado Publicado: Maio 8, 2008 Publicado: Maio 8, 2008 Também tenho um plantado com Discus (180L) e sei que para mater o equilibrio entre tudo nem sempre é fácil... Já tive um problema de fosfatos num aquario mais pequeno (60L) e não foi fácil resolvê-lo... pois ao contrário dos nitratos em que se fizeres uma TPA de 30% reduzes o seu valor na mesma percentagem, os fosfatos não reagem da mesma forma, pois concentram-se em tudo quanto é poroso, principalmente no substrato e no filtro (materiais filtrantes e tugagens) Se por uma lado tens discus, que deves alimentá-los bem (comida=fosfactos, se for congelada pior), como tens um plantado devias conseguir que os fosfactos fossem todos consumidos.. Para teres uma ideia, no meu aquario apesar de ter 5 discus e de lhes dar muita papinha para eles crescerem e serem saudáveis, ainda tenho de adicionar PO4 pelo menos uma vez por semana senão eles (fosfatos) quase que desaparecem do aquario. Numa primeira impressão, acho que tens o CO2 muito baixo, pois com esse KH (2) e um PH de 7 se vires na tabela quase que não tens CO2 na àgua, além de que o KH devia estar um pouquinho mais elevado (4), não tenhas medo em relação aos discos, aumenta-o devagarinho com bicarbonato de sódio (compras na farmácia, 400g --> +/- 1,5 €) e adicionas uma colher de chá para cada 40 L nas TPA's. Por outro lado para consumires esse nível de fosfatos, julgo que vais ter de adicionar diáriamente NO3, pois assim que tiveres CO2 e K equilibrados eles começam a ser "devorados" rapidamente pelas plantas, mas como tens discus lembra-te que tens de ir devagarinho... Essas TPA's são feitas regularmente? Porque apesar de teres muitas plantas, elas continuam a ser imprescindíveis (pelo menos 30% por semana), não te esqueças dos discus. banana rock Se deres comida congelada aos discus, não dês mais do que uma vez por dia e descongela-a bem, e passa-a por água antes de a meter no aquario. Espero ter ajudado... banana rock A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
C Mocho Publicado: Maio 8, 2008 Publicado: Maio 8, 2008 Agora sim, os valores de GH e KH já são normais, embora um pouco baixos como já te disseram, mas não sei se será por aí (penso que não). De qualquer forma, com esse KH e com o Co2 a ligar e desligar, corres o risco de provocar oscilações no PH que não são de todo benéficas aos teus discos (nem aos outros). Talvez não fizesses mal em responder ás minhas outras questões: Observas algum sintoma de carência ou excesso de algum nutriente? Fertilizas em separado com que quantidades? Já me aconteceu ter uma quase paragem no consumo de MO3 e PO4 e demorei algum tempo a concluir que estava a introduzir excesso de K (se bem que tenha lido que o K raramente estaria em excesso eu consegui superar a capacidade das minhas plantas). Só quando comecei a observar outras carências que estavam associadas á não assimilação de alguns micros devido ao excesso do K é que começei a conseguir recuperar as plantinhas (entretanto quem pagou o erro foram as Neritinas e alguns camarões). Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Rui Guilherme Publicado: Maio 8, 2008 Autor Publicado: Maio 8, 2008 (editado) Agora sim, os valores de GH e KH já são normais, embora um pouco baixos como já te disseram, mas não sei se será por aí (penso que não). De qualquer forma, com esse KH e com o Co2 a ligar e desligar, corres o risco de provocar oscilações no PH que não são de todo benéficas aos teus discos (nem aos outros). Talvez não fizesses mal em responder ás minhas outras questões: Observas algum sintoma de carência ou excesso de algum nutriente? Fertilizas em separado com que quantidades? Já me aconteceu ter uma quase paragem no consumo de MO3 e PO4 e demorei algum tempo a concluir que estava a introduzir excesso de K (se bem que tenha lido que o K raramente estaria em excesso eu consegui superar a capacidade das minhas plantas). Só quando comecei a observar outras carências que estavam associadas á não assimilação de alguns micros devido ao excesso do K é que começei a conseguir recuperar as plantinhas (entretanto quem pagou o erro foram as Neritinas e alguns camarões). Boas Obrigado pelas sugestões, cheguei à pouco e como tal só agora li os vossos tópicos. Quanto à comida dou efectivamente congelada (artémia e pápa) mas só dia sim dia não e descongelo bem em água corrente antes de dar. Os TPA´s faço semanalmente entre 10 a 15% (Agora tenho feito 2 vezes por semana uma vez que o aqua tem pouco tempo de montagem). Antes de ontem como disse até fiz bem mais, cerca de 100Lts como disse e ontem à noite estava praticamente tudo na mesma o que me leva a crer que não será da comida uma vez que os valores são tão altos. Quanto às fertilizações para os litros que tenho +/- 170, ponho cerca de 30ml de K diários (K - 1ml=1ppm, se calhar tenho de pôr +?) o Fe e micros são os da HA e ponho +/- as percentagens que eles indicam para os litros que tenho, e as carências pelo menos ñ são visíveis (Fe=0.1 mg/l está bom), quanto ao PO4 e NO3 as concentrações que tenho tb são como o K (para 170Lts 1ml=1ppm), PO4 como é lógico ñ ponho nada (queria era ver-me livre das quantidades que tenho) e NO3 tb ñ pois os níveis que tenho estão bem. além de que o KH devia estar um pouquinho mais elevado (4), não tenhas medo em relação aos discos, aumenta-o devagarinho com bicarbonato de sódio Aumento o KH com Bicarbonato? Vou aumentar um pouco o CO2 e o KH a ver no que dá. Entretanto vou pôr tb um pouco de salvinia arranjada por um membro cá da casa, pois parece que gostam mt de PO4 bem como a Lemna, vou ver no que dá. O que acham de fazer um TPA para aí de 50lts com água purificada a ver no que dá? Ando a dar em doido (+ do que já sou) com isto... Obrigado RPBG Editado Maio 8, 2008 por rpbg FEEDBACK em RPBG obrigado
C Mocho Publicado: Maio 8, 2008 Publicado: Maio 8, 2008 Olá. Eu já te disse que tenho pouca experiência portanto não consideres as minhas afirmações como verdades (nem as de ninguém) a não ser que façam suficientemente sentido para ti. Tal como eu previa, julgo que estás a cometer exactamente o mesmo erro que eu cometi. 30 ppm de K diariamente parece-me muito para a maioria dos plantados!... Tanto quanto entendi tu tens o PO4 muito elevado, tens o NO3 no limite do desejável, e não observas outros problemas. Adicionas 30 ppm de K e as quantidades recomendadas de Fe e Micros. Só ainda não entendi se os Nitratos estão com esse valor constante ou se vão subindo e só são controlados com as TPA. Suponho que estejam a subir ligeiramente e sejam suficientemente controlados com as trocas de agua. Proponho-te uma experiência: Antes de acender as luzes, faz uma TPA, deixa a agua repousar e misturar-se bem e depois mede os valores de Nitratos e Fosfatos. De seguida fertiliza apenas com 10ppm. No dia seguinte, pela mesma hora volta a fazer os testes e verifica se se observa algum consumo nos Nitratos e/ou nos Fosfatos. É provável que observes algum consumo nos Nitratos e nada nos Fosfatos mas já é um início... se os Nitratos estão a ser consumidos então os Fosfatos também estarão, demoram é mais tempo a ir ao lugar... Porquê 10 ppm de K? Pois podia ser outro valor qualquer mas a minha lógica é assim: O valor ideal de Nitratos situa-se entre os 5 e os 10 ppm, logo o consumo de 5 ppm seria o ideal para os valores ficarem sempre dentro do ideal. Para 5 ppm de K devemos adicionar o dobro de Potássio... (se aplicares a mesma lógica ao consumo de PO4 chegarás aos mesmos 10 ppm de K) Depois, a partir do momento em que observes que as tuas plantas estão a consumir os Nitratos e os Fosfatos então deves procurar afinar as quantidades de fertilizante de forma a alcançares os teus objectivos para esse aqua (não é obrigatório que queiras ter as tuas plantas com um hiper-crescimento, podes ter como objectivo apenas plantas saudáveis). Boa sorte. Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Rui Guilherme Publicado: Maio 8, 2008 Autor Publicado: Maio 8, 2008 Proponho-te uma experiência:Antes de acender as luzes, faz uma TPA, deixa a agua repousar e misturar-se bem e depois mede os valores de Nitratos e Fosfatos. De seguida fertiliza apenas com 10ppm. No dia seguinte, pela mesma hora volta a fazer os testes e verifica se se observa algum consumo nos Nitratos e/ou nos Fosfatos. OK, vou seguir essa sugestão e logo vejo o que dá, vou aproveitar o fim de semana para efectuar a experiência, pois durante a semana quando as luzes ligam ñ está ninguém em casa. Obrigado RPBG FEEDBACK em RPBG obrigado
João Teixeira Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 OK, vou seguir essa sugestão e logo vejo o que dá, vou aproveitar o fim de semana para efectuar a experiência, pois durante a semana quando as luzes ligam ñ está ninguém em casa. Obrigado RPBG Caro amigo, Para deslindar este problema tarda nada temos de contratar uma equipa de cientistas quando tiveres os valores da TPA com água bi-destilada diz algo. Abraço JT
zlatan9 Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 Pode-me ter escapado alguma coisa na leitura mas porque é que alimentas os peixes dia sim, dia não? One Fish Standing Kurichiba
Rui Guilherme Publicado: Maio 9, 2008 Autor Publicado: Maio 9, 2008 Pode-me ter escapado alguma coisa na leitura mas porque é que alimentas os peixes dia sim, dia não? Boas Como tenho discus e dou-lhes comida congelada e papa, alimentos esses que aumentam os fosfatos resolvi dar comida dia sim dia não para ver o resultado, mas é claro que ñ é um pouco de comida que vai elevar tanto o nível de PO4, penso eu, até pk nem dou em excesso, como já ñ sei o que fazer................... já acredito em tudo. Jota, vou continuar nos meus TPA´s e ver no que dá agora com a salvinia e só depois tento a água pura, mas olha que estou a começar a desiludir ............ao fim de alguns anos. RPBG FEEDBACK em RPBG obrigado
João Teixeira Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 Jota, vou continuar nos meus TPA´s e ver no que dá agora com a salvinia e só depois tento a água pura, mas olha que estou a começar a desiludir ............ao fim de alguns anos. RPBG A desiludir com tanta gente a tentar ajudar vá lá experimenta e depois de 1 semana faz as leituras. Entretanto faz a leitura da água que usas e em repouso após 24/48 horas para veres se detectas alguma diferença. Em relação à água bi-destilada, faz a mudança com cuidado e sempre com olho no Ph de forma lenta e gradual. Se tudo o que fazes não funcionar sempre podes pensar numa nova aquisição para ficares descansado, tipo isto : Filtro de fosfatos tipo 1 Filtro de fosfatos tipo 2 Ou simplesmente usares no filtro externo o material necessário para absroção de fosfatos : media jbl anti-fosfatos media saechem anti-fosfatos Isto claro como ultima acção ... porque sempre se torna num custo extra.
Recommended Posts