Ajuda Urgênte

Recommended Posts

Boas

Remodelei totalmente o meu aqua no dia 25 de Abril, pois tinha um problema de fosfatos que ñ consegui resolver.

Agora o setup é o seguinte:

200Lts brutos (+/-180 reais)

Filtro eheim 2224 (com phosvec granulat da sera) + Filtro UV 15W (caseiro liga apenas durante a noite cerca de 5h)

170W de Iluminação (30W SERA PLANT COLOR+30W SERA BLUE SKY ROYAL +110W PLL), 10h acesas no total sendo que as PLL ligam apenas durante 6 horas.

Fundo com areão (da montagem anterior devidamente lavado) + Substrato da Tropica + areão + areão vulcânico.

Alimemento os peixes dia sim, dia não

Fauna:

6 Corys

2 SAE´s

4 Discus

7 Neons

Cerca de 10 vivíparos (platis e molys pequenos) que já nasceram cá

Flora:

Didiplis Diandra

Blyxa Japónica

Nymphaea Lotus

HZ

Rotala Wallichi

Valisnéria

Anubias

Fetos de Java

Musgo

Fertilizo tudo separado K, Fe, Micro

CO2 de garrafa (das imperiais) que liga com a iluminação

Testes:

PH - 7

GH - 2

KH - 2

NO2 - 0

NH3 - 0

NO3 - 10

Fe - 0.1

PO4 - >5 (Azul escuro)

Alguma alma caridosa me ajuda a baixar os fosfatos ou a tentar compreender o pk de continuarem elevados, por favor.

Ainda ontem à noite mudei cerca de 100lts da água e hoje continua o teste em azul escuro (o teste está bom, tenho 2 um da sera e outro da Nutrafin, e a água da torneira ñ tem PO4, já a medi).

Peço desculpa pelo comprimento do tópico mas assim está completo.

Ajuda P.F........

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

FEEDBACK em RPBG obrigado

Partilhar nas redes sociais

...

Filtro eheim 2224 (com phosvec granulat da sera) ...

Alimento os peixes dia sim, dia não...

Fertilizo tudo separado K, Fe, Micro...

...

PH - 7

GH - 20

KH - 20

NO2 - 0

NH3 - 0

NO3 - 10

Fe - 0.1

PO4 - >5 (Azul escuro)

...

Pois a minha experiência não dá para te ajudar, mas partindo do principio que a montagem não teve tempo para acumular muita matéria orgânica em decomposição (folhas e peixes mortos) algo me faz pensar que as tuas plantas não estão a conseguir consumir os nutrientes disponíveis.

Observas algum sintoma de carência ou excesso de algum nutriente?

Fertilizas em separado com que quantidades? (não nos digas em ml que sem conhecermos a concentração dos fertilizantes ficamos na mesma, diz em ppm)

De qualquer forma esses valores de GH e KH parecem-me estranhos, mas também não te sei dizer se poderá ter alguma relação com os fosfatos ou com a menor capacidade de consumo destes...

Espero que alguém que entenda mais do que eu te possa ajudar, por agora ficam só estas questões.

Boa sorte.

Um abraço,

Carlos

Também tenho um plantado com Discus (180L) e sei que para mater o equilibrio entre tudo nem sempre é fácil...

Já tive um problema de fosfatos num aquario mais pequeno (60L) e não foi fácil resolvê-lo... pois ao contrário dos nitratos em que se fizeres uma TPA de 30% reduzes o seu valor na mesma percentagem, os fosfatos não reagem da mesma forma, pois concentram-se em tudo quanto é poroso, principalmente no substrato e no filtro (materiais filtrantes e tugagens)

Se por uma lado tens discus, que deves alimentá-los bem (comida=fosfactos, se for congelada pior), como tens um plantado devias conseguir que os fosfactos fossem todos consumidos..

Para teres uma ideia, no meu aquario apesar de ter 5 discus e de lhes dar muita papinha para eles crescerem e serem saudáveis, ainda tenho de adicionar PO4 pelo menos uma vez por semana senão eles (fosfatos) quase que desaparecem do aquario.

Numa primeira impressão, acho que tens o CO2 muito baixo, pois com esse KH (2) e um PH de 7 se vires na tabela quase que não tens CO2 na àgua, além de que o KH devia estar um pouquinho mais elevado (4), não tenhas medo em relação aos discos, aumenta-o devagarinho com bicarbonato de sódio (compras na farmácia, 400g --> +/- 1,5 €) e adicionas uma colher de chá para cada 40 L nas TPA's.

Por outro lado para consumires esse nível de fosfatos, julgo que vais ter de adicionar diáriamente NO3, pois assim que tiveres CO2 e K equilibrados eles começam a ser "devorados" rapidamente pelas plantas, mas como tens discus lembra-te que tens de ir devagarinho...

Essas TPA's são feitas regularmente? Porque apesar de teres muitas plantas, elas continuam a ser imprescindíveis (pelo menos 30% por semana), não te esqueças dos discus. banana rock

Se deres comida congelada aos discus, não dês mais do que uma vez por dia e descongela-a bem, e passa-a por água antes de a meter no aquario.

Espero ter ajudado... banana rock

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Agora sim, os valores de GH e KH já são normais, embora um pouco baixos como já te disseram, mas não sei se será por aí (penso que não). De qualquer forma, com esse KH e com o Co2 a ligar e desligar, corres o risco de provocar oscilações no PH que não são de todo benéficas aos teus discos (nem aos outros).

Talvez não fizesses mal em responder ás minhas outras questões:

Fertilizas em separado com que quantidades?

Já me aconteceu ter uma quase paragem no consumo de MO3 e PO4 e demorei algum tempo a concluir que estava a introduzir excesso de K (se bem que tenha lido que o K raramente estaria em excesso eu consegui superar a capacidade das minhas plantas).

Só quando comecei a observar outras carências que estavam associadas á não assimilação de alguns micros devido ao excesso do K é que começei a conseguir recuperar as plantinhas (entretanto quem pagou o erro foram as Neritinas e alguns camarões).

Um abraço,

Carlos

Agora sim, os valores de GH e KH já são normais, embora um pouco baixos como já te disseram, mas não sei se será por aí (penso que não). De qualquer forma, com esse KH e com o Co2 a ligar e desligar, corres o risco de provocar oscilações no PH que não são de todo benéficas aos teus discos (nem aos outros).

Talvez não fizesses mal em responder ás minhas outras questões:

Fertilizas em separado com que quantidades?

Já me aconteceu ter uma quase paragem no consumo de MO3 e PO4 e demorei algum tempo a concluir que estava a introduzir excesso de K (se bem que tenha lido que o K raramente estaria em excesso eu consegui superar a capacidade das minhas plantas).

Só quando comecei a observar outras carências que estavam associadas á não assimilação de alguns micros devido ao excesso do K é que começei a conseguir recuperar as plantinhas (entretanto quem pagou o erro foram as Neritinas e alguns camarões).

Boas

Obrigado pelas sugestões, cheguei à pouco e como tal só agora li os vossos tópicos.

Quanto à comida dou efectivamente congelada (artémia e pápa) mas só dia sim dia não e descongelo bem em água corrente antes de dar.

Os TPA´s faço semanalmente entre 10 a 15% (Agora tenho feito 2 vezes por semana uma vez que o aqua tem pouco tempo de montagem).

Antes de ontem como disse até fiz bem mais, cerca de 100Lts como disse e ontem à noite estava praticamente tudo na mesma o que me leva a crer que não será da comida uma vez que os valores são tão altos.

Quanto às fertilizações para os litros que tenho +/- 170, ponho cerca de 30ml de K diários (K - 1ml=1ppm, se calhar tenho de pôr +?) o Fe e micros são os da HA e ponho +/- as percentagens que eles indicam para os litros que tenho, e as carências pelo menos ñ são visíveis (Fe=0.1 mg/l está bom), quanto ao PO4 e NO3 as concentrações que tenho tb são como o K (para 170Lts 1ml=1ppm), PO4 como é lógico ñ ponho nada (queria era ver-me livre das quantidades que tenho) e NO3 tb ñ pois os níveis que tenho estão bem.

além de que o KH devia estar um pouquinho mais elevado (4), não tenhas medo em relação aos discos, aumenta-o devagarinho com bicarbonato de sódio

Aumento o KH com Bicarbonato?

Vou aumentar um pouco o CO2 e o KH a ver no que dá.

Entretanto vou pôr tb um pouco de salvinia arranjada por um membro cá da casa, pois parece que gostam mt de PO4 bem como a Lemna, vou ver no que dá.

O que acham de fazer um TPA para aí de 50lts com água purificada a ver no que dá?

Ando a dar em doido (+ do que já sou) com isto...

Obrigado

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

Olá. Eu já te disse que tenho pouca experiência portanto não consideres as minhas afirmações como verdades (nem as de ninguém) a não ser que façam suficientemente sentido para ti.

Tal como eu previa, julgo que estás a cometer exactamente o mesmo erro que eu cometi. 30 ppm de K diariamente parece-me muito para a maioria dos plantados!...

Tanto quanto entendi tu tens o PO4 muito elevado, tens o NO3 no limite do desejável, e não observas outros problemas. Adicionas 30 ppm de K e as quantidades recomendadas de Fe e Micros.

Só ainda não entendi se os Nitratos estão com esse valor constante ou se vão subindo e só são controlados com as TPA. Suponho que estejam a subir ligeiramente e sejam suficientemente controlados com as trocas de agua.

Proponho-te uma experiência:

Antes de acender as luzes, faz uma TPA, deixa a agua repousar e misturar-se bem e depois mede os valores de Nitratos e Fosfatos. De seguida fertiliza apenas com 10ppm. No dia seguinte, pela mesma hora volta a fazer os testes e verifica se se observa algum consumo nos Nitratos e/ou nos Fosfatos.

É provável que observes algum consumo nos Nitratos e nada nos Fosfatos mas já é um início... se os Nitratos estão a ser consumidos então os Fosfatos também estarão, demoram é mais tempo a ir ao lugar...

Porquê 10 ppm de K?

Pois podia ser outro valor qualquer mas a minha lógica é assim:

O valor ideal de Nitratos situa-se entre os 5 e os 10 ppm, logo o consumo de 5 ppm seria o ideal para os valores ficarem sempre dentro do ideal. Para 5 ppm de K devemos adicionar o dobro de Potássio...

(se aplicares a mesma lógica ao consumo de PO4 chegarás aos mesmos 10 ppm de K)

Depois, a partir do momento em que observes que as tuas plantas estão a consumir os Nitratos e os Fosfatos então deves procurar afinar as quantidades de fertilizante de forma a alcançares os teus objectivos para esse aqua (não é obrigatório que queiras ter as tuas plantas com um hiper-crescimento, podes ter como objectivo apenas plantas saudáveis).

Boa sorte.

Um abraço,

Carlos

Proponho-te uma experiência:

Antes de acender as luzes, faz uma TPA, deixa a agua repousar e misturar-se bem e depois mede os valores de Nitratos e Fosfatos. De seguida fertiliza apenas com 10ppm. No dia seguinte, pela mesma hora volta a fazer os testes e verifica se se observa algum consumo nos Nitratos e/ou nos Fosfatos.

OK, vou seguir essa sugestão e logo vejo o que dá, vou aproveitar o fim de semana para efectuar a experiência, pois durante a semana quando as luzes ligam ñ está ninguém em casa.

Obrigado

RPBG

4182_4187.png

OK, vou seguir essa sugestão e logo vejo o que dá, vou aproveitar o fim de semana para efectuar a experiência, pois durante a semana quando as luzes ligam ñ está ninguém em casa.

Obrigado

RPBG

Caro amigo,

Para deslindar este problema tarda nada temos de contratar uma equipa de cientistas :smile2:

quando tiveres os valores da TPA com água bi-destilada diz algo.

Abraço

JT

Pode-me ter escapado alguma coisa na leitura mas porque é que alimentas os peixes dia sim, dia não?

Boas

Como tenho discus e dou-lhes comida congelada e papa, alimentos esses que aumentam os fosfatos resolvi dar comida dia sim dia não para ver o resultado, mas é claro que ñ é um pouco de comida que vai elevar tanto o nível de PO4, penso eu, até pk nem dou em excesso, como já ñ sei o que fazer................... já acredito em tudo.

Jota, vou continuar nos meus TPA´s e ver no que dá agora com a salvinia e só depois tento a água pura, mas olha que estou a começar a desiludir ............ao fim de alguns anos.

RPBG

4182_4187.png

Jota, vou continuar nos meus TPA´s e ver no que dá agora com a salvinia e só depois tento a água pura, mas olha que estou a começar a desiludir ............ao fim de alguns anos.

RPBG

A desiludir com tanta gente a tentar ajudar :new-bday: vá lá experimenta e depois de 1 semana faz as leituras.

Entretanto faz a leitura da água que usas e em repouso após 24/48 horas para veres se detectas alguma diferença.

Em relação à água bi-destilada, faz a mudança com cuidado e sempre com olho no Ph de forma lenta e gradual.

Se tudo o que fazes não funcionar sempre podes pensar numa nova aquisição para ficares descansado, tipo isto :

Filtro de fosfatos tipo 1

Filtro de fosfatos tipo 2

Ou simplesmente usares no filtro externo o material necessário para absroção de fosfatos :

media jbl anti-fosfatos

media saechem anti-fosfatos

Isto claro como ultima acção ... porque sempre se torna num custo extra.