Recommended Posts

Publicado

Boas

Acham que se meter uns caracois num aqua sem tampa eles aguentam-se lá ou saiem para fora há primeira oportunidade?

cumprimentos

element

Publicado:

Se os parâmetros da água estiverem correctos e sem grandes oscilações não haverá problemas! Mas convêm ter sempre olho para ver se elas lá estão ou foram dar uma volta!

Publicado:

Boas João

Há duas especies em concreto que me interessam, ampulárias e os planorbis corneus/rubrum.

As ampulárias pelo seu tamanho acho que fascinam qualquer pessoa, pelo menos a mim que ando nisto a pouco tempo. O planorbis corneus/rubrum pela cor, acho que faz um contraste muito porreiro entre o vermelho do caracol e o verde das plantas.

Nas ampulárias não encontro referência a pH, apenas um comentário que lhe situa o pH entre 7.0 e 7.5.

No planorbis há referência a pH 7.0 e o meu tá nos 7.2/7.3 , de momento o planorbis ficará para segundo plano, quero familiarizar-me primeiro num aspecto geral dos aquários antes de tentar jogar com parametros, isto sem falar (pelo menos é o que me parece) na dificuldade de encontrar planorbis.

Penso então que posso colocar lá umas (apenas uma ou duas) ampulárias á experiência.

cumprimentos.

Publicado: (editado)

Boas!

Tanto as ampulárias como os planorbis não são esquizitos com o pH, desde que esteja acima de 7, para não descalcificar as conchas estão bem. As ampulárias vão bem até aos 8,5(devagarinho), os planorbis não sei bem até onde vão.

A minha ideia é que as ampulárias são muito mais sensiveis à qualidade da água, amónia e nitritos, nitratos abaixo de 40mg/l. Aí é que elas costumam sair do aquário(e as fêmeas se a altura sem água for menor de 10cm), o problema é partirem a casca quando caiem.

Se tiveres alcatifa por baixo basta ver todas as manhãs se está tudo lá dentro. Se a casca estiver inteira aguentam uns dias fora de água.

Se não encontrares planorbis rubrum diz, tenho cá muitos, e ampulárias também.

Cumps,

João

Editado por mjm
Publicado:

Boas mjm

Obrigado pelas dicas, ajudaram-me bastante.

Ampulárias há aqui na loja que costumo frequentar e mesmo que mas oferecesses não sei se compensaria o valor dos portes é uma questão a ver, já os planorbis estou interessado vai seguir uma MP.

cumprimentos