Ajuda para combater algas.


pegasus-net

Recommended Posts

Cumprimentos para todos.

Sou novo no fórum, como podem ver pela data de inscrição.

 

Tenho um Aqua de +- 100 lts. Estou com uns pequenos problemas de algas que atacam as minhas plantas e que também se encontram nos troncos, sobretudo nas zonas mais "retorcidas" e "esburacadas" dos troncos. Não são algas filamentosas, nem são tufos, mas são pontos pretos e nalguns casos mais adiantados, na orla de algumas folhas das anúbias, um preto intenso.

 

(Apenas uma observação: as fotos de algas que estão no fórum não aparecem, não ficam disponíveis...?)

 

O meu Aquário tem as seguintes características:

Tamanho: 100*30*40

Filtro biológico lateral, composto por lã sintética Perlon, carvão, cerâmicas e uma esponja azul cujo nome não sei..

bomba Mini-Jet 404 que segundo prospecto debita máx. 420 l/h

2 lâmpadas 25 W cada sendo 1 AquaBioSun e outra Silvannia GroLux.

 

O substrato é composto por 6.5 kg de de Ferti Plant da Aquatic Nature e por cerca de 10 kg de kwartz negro ganulidade 3mm.

 

Decoração é composta de de troncos. e plantas.

 

A minha flora é essencialmente composta de anúbias de diversos tipos: barteristardust, barteri broad leaf, barteri var. nanacoffefolia, heterophylla lancelota; Aponogeton longiplumulosus; Barclaya longifolia Red Form; Cabomba palaeformis; Ceratophyllum demersum; Crinum calamistratum; Cryptocoryne crispatulata var. balansae; Cryptocoryne x willisii; Echinodorus x barthii; Egeria densa; Nymphaea species Red.

 

A Fauna é composta de casal de Melanotaenia Azuis, 5 Paracheirodon axelrodi (Tetras Cardinais), 3 Hyphessobrucon herbertaxelrodi (Tetras negros); 2 Hemigrammus erytrozonus (tetras iridiscente);2 Hemigrammus rhodostomus; 1 colisa lalia; 1 otocinclus afinis, um pleco pitbull ?? (nunca encontrei nada sobre esse peixe), um casal de Molli's Velífera prateada (adquiridos há uma semana), 2 Epalzeorhynchus siamensis.

 

Outros aspectos: Este aqua tem cerca de 6 mêses e faço trocas parciais de água de 15 em 15 dias, num volume de cerca de 30 l. Uma vez por mês, adicciono ferro FerroPlant da BioPlast, pois li numa anotação de Diana Walstad que o ferro, elemento necessário para as plantas é nocivo para as algas; e também adiciono 1 vez por mês fertilizante Aqua-Plant Plus da Aquatic Nature.

 

Bem, se calhar já me alonguei demais. se assim foi, apresento as minhas desculpas. Agradeço desde já a atenção e dicas que me possam dar com os elementos que vos forneci.

 

Saudações a todos

João Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de colocar mais uns dados que são muito importantes que são os testes efectuados à água.

 

Aí vão:

Nitratos (NO3): 0 (Zero)

Nitritos (NO2): 0 (Zero)

Dureza total (gH): >3 « 6

Dureza carbonatos (kH): >3 « 6

pH: > 6,8 « 7,2

(Estes testes foram realizados com Tiras Tetratest 5 em 1)

 

Ferro (Fe): >25 « 50

Phosfatos (PO4): 0 (zero)

Temperatura: 27 ºC

 

Obg.

Cumptos.

JF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

muito bem vindo ao fórum.

quanto às algas faz uma pesquisa aqui no fórum que vais encontrar a solução para o teu problema...

 

para acabar com as lagas pretas, é fazer mudanças de água :D

 

o único pleco pittbull que conheço é o LDA25 e não deve estar sozinho, deve estar com mais peixes da sua espécie.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais