Carlos Esteves Publicado Maio 6, 2008 Publicado Maio 6, 2008 (editado) Boas, hoje é para mim um dos dias mais tristes desde que apanhei o bichinho da aquariofilia. Tenho um lago na casa dos meus pais (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=47624&hl=), hoje ao meio-dia o meu pai ligou-me aflito, o lago tinha um cheiro diferente, estava coberto de espuma branca e havia plantas partidas por todo o lado (agriões), pedi-lhe para ter calma e analisar melhor a situação, havia uma carpa femea a nadar de lado e a ser atcada pelo macho. Pedi-lhe para fazer uma muda de 50% da água, ao realiza-la apercebeu-se que na zona dos nenufares e dos agriões estava tudo cheio de ovos (ao fim de 5 anos de carpas, uma postura ). No lago existiam 3 kois, duas femeas e 1 macho (a minha 1ª koi com 5anos, do link acima). Não detectei nada que tive-se provocado a espuma, a femea acabou por falecer Não tinha nenhum sinal de doença aparente. Mesmo depois da troca parcial e acondicionamento da agua, ainda se formava espuma (mas pouca comprada com a inicial) A outra femea tem uma ferida na cabeça, o lago estava como se tivesse havido uma batalha. Tenho ovos esplhados por tudo o que é plantas e até na lona, que cuidados ter para ver se pelo menos recupero a perda desta carpa de 36cm? ainda restaram estas duas, e tenho vários cometas, kinguios, etc. alguns dos milhares de ovos, estes estão na lona quase fora de água: zona da postura: O lago tem aproximadamente 3500l, tem bomba da laguna PowerJet Free-Flo 6000, luz UV, filtro home mad (barril de 25l, filtragem biologica e mecanica), não tinha sido adicionado nada de novo ao lago, e estva estavel ha mais de 3anos. Vista oposta á zona de postura Só medi os parametros quando cheguei a casa (apos a troca parcial de 50% da agua), no2-0; no3 ~5, gh - 1; kh - 2 ph - 7,2, são os parametros que customo ter há bastante tempo, temp da agua 23ºC Desculpem o testamento, mas fiquei desolado e estou preocupado com as outras carpas e com a postura. Obrigado desde já pela a ajuda que me possam dar. Carlos Esteves Editado Maio 6, 2008 por Carlos Esteves Fotos do meu Lagohttp://picasaweb.google.pt/108825601209336...feat=directlink
kukumalu Publicado: Maio 6, 2008 Publicado: Maio 6, 2008 Olha eu nao percebo nada de lagos,mas realmente pelo que dizes algo aconteceu,agora o que tambem nao sei espera que alguem te responda sobre isso, mas realmente essa espuma que se ve na imagem tem ai qualquer coisa,e a morte da tua carpa tambem e um poco esquisito,e um apena pois era um belo exemplar. Vamos esperar por mais comentarios. Friendship is a golden gift cherished above all life's treasures!!
pedromelao Publicado: Maio 7, 2008 Publicado: Maio 7, 2008 (editado) Boas Lamento a tua perda Aconteceu-me semelhante á dias Começaram a aparecer peixes mortos, outros com algo parecido a fungos e outros com feridas Perdi duas carpas de 20 cm, as maiores entre outras carpas e kinguios, mas vou continuar com os que sobreviveram... Essa espuma é estranha...embora seja pouco provavel, já pensaste em vandalismo? O peixe que tiver a ferida sugiro separa-lo dos outros para que a ferida melhore e eles não piorem... Boaa sorte Cump. Editado Maio 7, 2008 por pedromelao
Carlos Esteves Publicado: Maio 9, 2008 Autor Publicado: Maio 9, 2008 Ninguém têm uma idea do que se possa ter passado? E os ovos o que faço?? Obrigado desde já a alguma alma caridosa que se digne ajudar. Fotos do meu Lagohttp://picasaweb.google.pt/108825601209336...feat=directlink
willvioleta Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 Parece-me que ja começas a ter peixes amais para o lago em questao, ou seja estao mas propensos a fungos e assim.. em relaçao aos ovos, se os queres safar, o mais seguro é tirares-os, e colocares em bacias.. e depois alimentas as crias com artemia
Recommended Posts