Kaywox Publicado Maio 6, 2008 Publicado Maio 6, 2008 boas tenho o meu aquario que o plantei relativamente bem no sábado passado. vou comprar as varios componentes para fazer as fertilizações. a questão é? pelo apanhado médio de fertilizações colocadas em alguns posts deste forum é 200g KCl - 1L água fertilizando 5ml dia - dura 200 dias 100g KNO3 - 1,2L água fertilizando 20ml dia - dura 60 dias 100g KH2PO4 - 1,4L água fertilizando 0,5ml dia - dura 2800 dias - banana rock 7,8 anos 200g MgSO4+7H2O- 0,7L água fertilizando 4,4ml dia - dura 160 dias (estes dados foram tirados em média de alguns post deste forum em aquas plantados) a minha questão é, o fertilizante estando mesmo tapado no frasco não se estraga, ou perde qualidades?? reparem que por exemplo o KH2PO4 dura em média 7,8 anos tudo bem que se pode fazer metade da dose, ou mesmo 1/4, mas mesmo assim. é assim a agua destilada perde qualidades (deixa de ser destilada) a partir do momento que é aberta e entra em contacto com o ár. e os componentes em pó??, partindo do principio que é vendido no minimo de 500g, como é que o guardam?? fechados em vacum?? no frigorifico?? cumprimentos
zecacpinto Publicado: Maio 6, 2008 Publicado: Maio 6, 2008 Boas!! A questão levantada ate pode ser pertinente, so que como sempre as informação espalhadas pelo fórum podem sempre induzir em erro quando nos assumimos como uma verdade absoluta. Passo a explicar As diluições e dosagem que falas não podem ser consideradas universais. Exemplo: 100g de KH2PO3 diluídos em 1,4L de Agua Destilada para aplicar num aqua de 100L -> cada 1ml vai aumentar 0.499 ~=0,5 ppm mas se for para um aqua de 200L -> cada 1ml vai aumentar 0.249 ~= 0,25 ppm Logo se os parâmetros recomendados sao entre 0,5ppm e 1ppm daria 1400 dias a primeira dosagem para atingir 0,5ppm 700 dias a segunda para a atingir os mesmos 0,5ppm espero ter sido explicito o suficiente para masi informaçao aconcelho-te a consultar esta pagina que te ir ajudar. calculador de Concentrações cumps FEEDBACK
Kaywox Publicado: Maio 6, 2008 Autor Publicado: Maio 6, 2008 ok os calculos foram feitos sobre um aqua de 100l (esqueci-me de dizer isso) mas a questão não se põe ai, mas sim em: o fertilizante diluido com agua destilada não perde o efeito?? o restante pó que fica não se estraga?? ou não perde qualidades?? como é que o guardam??
Luís Fortunato Publicado: Maio 6, 2008 Publicado: Maio 6, 2008 Olá. Faz soluções menos diluídas, e que estimes gastar no máximo em 2 meses. Estragam-se? Tirando a solução de KH2PO4 na qual podem sobreviver algumas algas, dificilmente se 'estragam'. Se contar que fertiliza com volumes maiores... fertilizar com 0,5 mL de cada vez, à falta de melhor expressão é estupidez (perdoem-me o termo). Já aqui referi várias vezes, quanto menores os volumes, maior o erro associado. Como deduzo que ninguém tenha micro-pipetas em casa, o meu conselho é que não inventem. Fertilizarem com menos do que 1 mL é arriscar. Ainda para se estiverem a usar soluções muito concentradas. Mais gota menos gota pode significar um grande excesso ou carência. Se o solvente em que a gente diluisse os sais fosse caro, talvez fosse algo a considerar... mas vamos lá a ver... é água Cumprimentos Luís Fortunato PS: O que te sobrar, guarda dentro de um frasco de plástico ou mesmo zip-bag num local seco e fresco, tipo um armário/dispensa/etc... Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts