Mortes E Problemas... Uns Atrás Dos Outros!


Recommended Posts

Olá !

 

Ultimamente estou sempre a escrever neste tópico... e isso não é nada bom :'(

 

Tenho o aqua 150 litros montado desde Janeiro, e desde então comprei duas guppies fêmeas e um macho adultos, um casal de mollys, seis cardinais, um casal de colisas e três crias de escalar. Os guppies reproduziram-se bem.

 

Acontece que, no início, estava tudo bem: os três guppies e as crias. Mas depois, quando introduzi os neons, estes morreram todos com a típica doença do neon, ou "neon tetra disease". Mas como eles pareciam já ter vindo infectados da loja, deixamos passar e não compramos mais peixe nenhum lá. Entretanto morreram também os escalares, um deles notando-se bem que tinha fungos:

 

DSC05279.JPG?imgmax=512

 

Depois, nunca percebi porquê, uma vez que não apresentava sintomas aparentes, uma das fêmeas guppies morreu. Como estava muito cheia, pensamos que talvez tivesse sido por estar demasiado grávida.

 

Entretanto chegaram os mollys que deram-se sempre bem até hoje que reparei que o macho apresentava umas pintas brancas por todo o corpo e barbatanas:

 

DSC05496.JPG?imgmax=576

DSC05497.JPG?imgmax=512

DSC05505.JPG?imgmax=512

DSC05502.JPG?imgmax=512

 

Morreram também os colisas há pouco tempo, a fêmea com parasitas internos e o macho com fungos também (coloquei no forum topicos de ambos).

 

E agora o guppy macho apresenta a cauda ratada e nata numa maneira estranha, o seu corpo osciliando muito para um lado e para o outro. Além disso, não come: pode pegar na comida mas deita-a fora de novo...

 

DSC05508.JPG?imgmax=512

 

Se tiveram paciencia para ler este testamento... :twisted: as questões que coloco são:

 

 

[*]O problema do molly será ictio?

 

[*]E o guppy? :S

 

[*]Como vêm... tenho o aqua há pouco tmpo mas já tive um ror de problemas com bacterias e parasitas.... O que me aconselham para acabar com isto? Comprei um oxidator e já fiz há cerca de 1 ou 2 meses tratamento com baktopur mas isto continua.

 

 

Obrigada,

 

Cumps.

Editado por Isabel Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Os meus guppys morreram recentemente da mesma coisa. Acho que são fungos.

 

Espera pelas dicas dos mais experientes para ter a certeza do que é e de como medicar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei dessamor, uma vez que sera mycopur não funcionou. A questão é que lá fala expressamente nos fungos doença do algodão... é de fazer o tratamento ao aqua todo para prevenir isso ?

 

Ja agora, se mantiver o guppy no aqua isso será prejudicial para os outros?

 

E quando tenho algum peixe infectado, por exemplo o molly (ue penso que tem ictio), se eu aplicar o tratamento anti-ictio vai afectar os outros peixes do aqua? Ou até é bom, porque ajuda a prevenir?

 

Cumps.

 

P.S. - Gostava que respondessem... tenho alguma urgencia... :S

Editado por Isabel Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Dá-me a impressão que é íctio. Na molly quase de certeza e no guppy esse andar de lado pode ser um sintoma de costia, tratado com o mesmo medicamento anti-íctio.

O baktopur é ineficaz neste tipo de doenças, penso eu.

 

Já agora, poderias dizer quais os parâmetros da tua água (amónia, nitritos, pH, temp...)?

São doenças a mais para que não haja nada a inibir o sistema imunitário dos peixes. É que já tiveste fungos, íctio, talvez costia...

Cumps.

 

P.S.: não mistures medicamentos.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas isabel,olha acho q tens ai uma mistura explosiva.

a mistura de guppyes com peixes como escalares e etc. nunca deu bom resultado, são peixes q atraem muita doença e acabas por perder alguns sempre.

eu a unica coisa q te posso aconselhar visto já ter alastrado para varios é o uso de formol, pois mata tudo e ficarias com a aqua desinfectado.

mas o uso do formol é algo de complicado visto ser um produto toxico é preciso ter algum cuidado.

se precisares de ajuda diz alguma coisa q logo se vai arranjar solução

abraço

Fisher

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, infelismente tenho que concordar, parece-me que tens aí uma mistura perigosa de peixes.

 

Eu desisti dos vivíparos porque estavam constantemente a apanhar essas coisas.

 

De qualquer modo, com esses sintomas, tive bosn resultados com protozyn e com flagyl.

 

Aumenta gradualmente a temperatura até aos 30º

 

Se não tiveres coridoras, poe sal na água.

 

Faz muitas TPas para manter a qualidade da água.

 

Cuidado com o excesso de população e põe sempre a água das TPAs á temperatura do aquário, pois a descida brusca de temperatura propicia o aparecimento de fungos.

 

Lava bem as mãos antes de mexeres no aqua, assim como tudo o que lá puseres - é assim que aparecem os parasitas.

 

Entre cada tratamento faz uma TPA mais radical - ´cerca de 50% - e põe carvão activado, para não haver misturas de medicamentos, e deixa descansar pelo menos 2 dias.

 

Se usares antibacterianos, como o bactopur, tira as cerâmicas do filtro biológico, e guarda-as noutro aquário, ou em água, se não tiveres outra possibilidade, e depois do tratamento poe um reforço de culturas de bacterias.

 

Espero ter ajudado nalguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como os outros morreram, eu agora só tenho guppies e mollys... Acerca dos nitritos, amónia, etc, vou ver isso e logo digo. O ph está um pouco alto e estou a tentar baixar : cerca de 8, vou baixar para 7. A temperatura está estabilizada em 27º - 27.5º ... mas agora vou aumentá-la, como disseram

 

Cumps

Editado por Isabel Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como os outros morreram, eu agora só tenho guppies e mollys... Acerca dos nitritos, amónia, etc, vou ver isso e logo digo.

 

Cumps

´

Então põe sal. É um optimo desinfectante e os guppys e mollys adoram.

 

Pesquisa aqui no fórum (viviparos) as doses.

 

Temperaturas altas, mas cuidado, pouco tempo - máximo 2 dias - e não acima de 30º.

Editado por Icurto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

a mistura de guppyes com peixes como escalares e etc. nunca deu bom resultado, são peixes q atraem muita doença e acabas por perder alguns sempre.

(...)

abraço

Fisher

Eu desisti dos vivíparos porque estavam constantemente a apanhar essas coisas

Não entendi... :D

 

O protozyn parece ser uma opção viável para o que penso que eles têm. Mas segue os conselhos de subir a temperatura e retirar outros medicamentos.

Cumps.

 

P.S.: aguardamos os valores... 8)

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não entendi... :rainbowafro:

 

O protozyn parece ser uma opção viável para o que penso que eles têm. Mas segue os conselhos de subir a temperatura e retirar outros medicamentos.

Cumps.

 

P.S.: aguardamos os valores... :onfire:

Eu também não sei explicar, mas o facto é que enquanto tive guppys com outros peixes - fossem eles quais fossem - os gupys apanhavam sempre uma doença qualquer e morriam.

Depois tive só gupys, e eles já não apanhavam doenças :twisted: mas achei uma seca, até porque estavaqm sempre a reproduzir-se :S

Desde que deixei de ter viviparos nunca mais tive problemas, até agora :twisted:

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não sei explicar, mas o facto é que enquanto tive guppys com outros peixes - fossem eles quais fossem - os gupys apanhavam sempre uma doença qualquer e morriam.

Depois tive só gupys, e eles já não apanhavam doenças mas achei uma seca, até porque estavaqm sempre a reproduzir-se :S

Desde que deixei de ter viviparos nunca mais tive problemas, até agora

 

Isso não tem nada a haver... Provavelmente tinhas menos experiencia antes do que tens agora não?

É de ver também que os guppys são um pouco mais sensiveis, mas não é por isso que so apanham doenças...

 

Cumps

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não tem nada a haver... Provavelmente tinhas menos experiencia antes do que tens agora não?

é de ver também que os guppys são um pouco mais sensiveis, as não é por isso que so apanham doenças...

 

Cumps

por acaso os guppies e os mollys, que sao viviparos, sao os unicos que ainda estao vivos :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais