fernandoicecube Publicado Maio 5, 2008 Publicado Maio 5, 2008 Boas. Depois de tanto tentar compreender a quimica da agua chego a duas conclusoes: 1ª ou desisto - pk ja nem sei para onde me virar nem o k fazer, e ja gastei rios de dinheiro 2ª pedir a ajuda dos grandes cranios k por aqui andam neste forum e estar a mercê da caridade (hehhehe) O meu problema é que depois de tudo fazer para k o PH nao se altere, e o KH tambem, e ando nisto ha meses e por isso julgo k algo esta errado, nao consigo manter os valores destes estaveis , o PH anda na casa dos 7.2 a 7.6 e o KH anda sempre nos valores 1 e 2. Sera dos testes k utilizo que erram ou é da agua ou serei eu assim tao burro Uso agua da torneira tratada com aquatan e toxivec da Sera, tenho turfa no filtro externo, e os valores destes sao sempre os mesmos. a agua esta mt macia? nao sei . As plantas duram-me dias no maximo uma semana e meia mas estranho e k os peixes nao morrem todos, so de vez em quanto la se vai um com os porcos mas é normal. Tenho uns troncos na agua e umas cascas de côco, uma peca de barro partida e plantas de plastico e outras naturais pois tento mudar gradualmente para naturais, Ja tentei deixar a agua algumas semanas sem ser mudada, ja fiz tpa´s semanalmente e ate tpa´s com 2 a 3 dias de intervalo, mas nada. la se mantem o ph a 7.2 / 7.6 e o KH entre 1 e 2 O k fazer??? estou seriamente a pensar en desistir dos peixes e ficar com um aquario embutido na parede sem nada la dentro o k me entristece muito. agradecia respostas conclusivas Atenciosamente Fernando Gonçalves Citar Icecube Motorsport - Powering your DREAMS
fernandoicecube Publicado: Maio 5, 2008 Autor Publicado: Maio 5, 2008 Penso k me enganei no local onde por este assunto Se necessario agradecia aos moderadores a sua correccao Obrigado Citar Icecube Motorsport - Powering your DREAMS
Paulo A Santos Publicado: Maio 5, 2008 Publicado: Maio 5, 2008 era bom saber qual o teu setup e quanto tempo tem o aqua toda a informaçao e bem vinda para teres alguma ajuda Citar "Muralhas" - "Profundezas"
fernandoicecube Publicado: Maio 5, 2008 Autor Publicado: Maio 5, 2008 Boas O aqua ta montado a um ano, e tem 280 lts Tenho um filtro externo SERA FIL900 (na loja disseram-me que era suficiente); duas bombas de ar com uma pedra difusora das compridas e uma das cilindricas ao meio do aquario para melhor oxigenacao e efeito visual. No filtro tenho ceramica da SERA (siporax) e turfa (superpet). O areao nao sei o nome,mas parecem migalhas de pao de cor acastanhado-beje e que ajudam mt as plantas a enraizar. Ja fiz todo o tipo de experiencias e nao consigo subir o Kh, ao k me parece e o factor fundamental para k as plantas crescam saudaveis correcto? Neste momento estou a fazer a tampa e a preparar a iluminacao deste para futura plantacao, mas primeiro pretendo ultrapassar este prob k me atormenta. Obrigado pela resposta e pelo tempo que lhe tirei Citar Icecube Motorsport - Powering your DREAMS
burriex Publicado: Maio 5, 2008 Publicado: Maio 5, 2008 BoasO aqua ta montado a um ano, e tem 280 lts Tenho um filtro externo SERA FIL900 (na loja disseram-me que era suficiente); duas bombas de ar com uma pedra difusora das compridas e uma das cilindricas ao meio do aquario para melhor oxigenacao e efeito visual. No filtro tenho ceramica da SERA (siporax) e turfa (superpet). O areao nao sei o nome,mas parecem migalhas de pao de cor acastanhado-beje e que ajudam mt as plantas a enraizar. Ja fiz todo o tipo de experiencias e nao consigo subir o Kh, ao k me parece e o factor fundamental para k as plantas crescam saudaveis correcto? Neste momento estou a fazer a tampa e a preparar a iluminacao deste para futura plantacao, mas primeiro pretendo ultrapassar este prob k me atormenta. Obrigado pela resposta e pelo tempo que lhe tirei O kH diria que pouco ou nada tem a ver com o crescimento saudável das plantas, tem a ver isso sim com o efeito tampão do pH, ou seja, para tornar o pH estável, e o teu está baixo, para o teu pH deveria estar no minimo a 4º. A técnica usada para subir o kH é usar água para TPA mais dura e com uma dureza carbonatada maior, águas de furos por exemplo costumam ser. Ou então podes usar bicarbonato de sódio com a ajuda desta calculadora, mas eu não te posso dizer se resulta pois nunca usei, mas parece-me ser a opção mais eficiente e rápida, cuidado é com a dosagem pois os peixes podem não gostar muito, e cuidado também com mudanças repentinas. espero ter ajudado Cumprimentos Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
João Faria Publicado: Maio 5, 2008 Publicado: Maio 5, 2008 Boas, Exacto. O KH tem de estar acima de 3º-4º dH para estabilizar o pH. Abaixo disso o pH torna-se instável. É tão sómente isso que se tem passado contigo. Para além dessa calculadora onde se usa bicarbonato de sódio, existem produtos próprios para tamponar o pH. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
AGA Publicado: Maio 5, 2008 Publicado: Maio 5, 2008 Como é a tua água da torneira? Mede os valores à saída e depois de repousar de um dia para o outro, para ver se ela já é assim. (só para tentar perceber o efeito da turfa, etc) Presumo que não estejas a injectar CO2 e que não estejas a fertilizar, certo? Que luz tens? Falas do kH... está um pouco baixo, o que pode implicar alterações de pH com alguma facilidade. Com esses valores de kH e ainda por cima com turfa, devias ter um pH mais baixo, a não ser que tenhas muito pouco CO2 dissolvido na água, o que poderá explicar a dificuldade relativamente às plantas (pode influenciar, mas não é tudo). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
mlaurisoa Publicado: Maio 6, 2008 Publicado: Maio 6, 2008 boas tardes se tens esse nivel de ph e baixa dureza temporaria e nao consegues acertar nada e gastas rios de dinheiro....pergunto eu ....porque nao fazes ao contrario? isto é....... aproveita a agua que tens aumenta a dureza temporaria e faz ou um aquario de ciclidios africanos ou um de agua salobre. mlaurisoa Citar
fernandoicecube Publicado: Maio 6, 2008 Autor Publicado: Maio 6, 2008 Boas. Obrigado pelas resposta que me enviaram Para comecar, a agua que sai da torneira tem o PH nos valores 7.2 a 7.6 +/- e o Kh esse sim e que me admiro pk é mt baixo para o s valores normais no algarve, onde a agua e mt dura mas so valor de 1 é que é estranho. mesmo tratando a agua com toxivec e aqutan estes mantem-se, passados alguns dias a agua continua com estes valores mesmo que adicione o PH- para fazer baixar o valor deste. quanto a luminacao tenho uma lampada aquastar tropic light e duas daylight cujos valores nao me recordo. mas o problema tb nao e a ilunimacao que me preocupa de momento mas sim os valores do PH e do KH. Para trocar o tipo de peixes para ciclidios nao me agrada mt pk ate nem gosto mt desses tipos de peixes. Agradeco as varias ajudas e vou tentar juntar tudas as infos e ver o k se passa realmente. Hoje por acaso ate comprei uns quantos pes de cabomba para testar se ja tenho melhorias no aquario Obrigado e ate breve Citar Icecube Motorsport - Powering your DREAMS
AGA Publicado: Maio 6, 2008 Publicado: Maio 6, 2008 (editado) Boas.Obrigado pelas resposta que me enviaram Para comecar, a agua que sai da torneira tem o PH nos valores 7.2 a 7.6 +/- e o Kh esse sim e que me admiro pk é mt baixo para o s valores normais no algarve, onde a agua e mt dura mas so valor de 1 é que é estranho. mesmo tratando a agua com toxivec e aqutan estes mantem-se, passados alguns dias a agua continua com estes valores mesmo que adicione o PH- para fazer baixar o valor deste. quanto a luminacao tenho uma lampada aquastar tropic light e duas daylight cujos valores nao me recordo. mas o problema tb nao e a ilunimacao que me preocupa de momento mas sim os valores do PH e do KH. Para trocar o tipo de peixes para ciclidios nao me agrada mt pk ate nem gosto mt desses tipos de peixes. Agradeco as varias ajudas e vou tentar juntar tudas as infos e ver o k se passa realmente. Hoje por acaso ate comprei uns quantos pes de cabomba para testar se ja tenho melhorias no aquario Obrigado e ate breve Na mp que me enviaste informas que estás a fertilizar e que não estás a adicionar CO2. É possível que com o fertilizante (e até mesmo sem ele, pois há "sempre" fertilizante no aquário) e a luz que tens, as plantas te consumam quase todo o CO2 da água elevando o pH (consultando uma tabela vê-se que é possível). (tenta medir o pH de manhã bem cedo, antes das plantas começarem a consumir o CO2... se notares flutuação no pH de manhã e ao fim da tarde, pode confirmar-se o que estou a dizer). Quanto ao kH não percebi bem se os valores baixos são só no aquário ou também na torneira (pareceu-me que também é na torneira, o que seria estranho, dado estarmos a falar de uma zona de águas duras já agora actualiza o perfil para se ver a zona de onde és, pois quando tentei perceber o teu problema questionei-me se serias de Norte... pelo kH). Se for no aquário, pode ser efeitos do pH - (eu não fui ver as especificações, mas muitos desses produtos deviam era chamar-se kH-, pois o que eles baixam é o kH...) Em suma, o mais difícil de explicar é esse kH, especialmente se for na torneira... será que o teste está bom? Cumps Editado Maio 6, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Joao Bello Publicado: Maio 14, 2008 Publicado: Maio 14, 2008 Com esses troncos todos e a turfa e bastante normal que não consigas subir nenhum desses factores. Pois os troncos e a turfa tem como objectivo acidificar a agua. espero ter ajudado cumps e abraço Citar
Recommended Posts