Recommended Posts

Publicado

Pois é... após uma semana mais atribulada, descurei por 3 dias a TPA... o aquário esteve uns 3 ou 4 dias sem ter a reposição de osmose com kalk...

A salinidade aumentou de 1024 para 1025...

Estas foram as mudanças que eu reparei... além de que me parece que tanto o Hepatus como o Strigosus andam a bicar nos SPS's... e outra coisa que não gosto muito de ver que é o facto dos Patas Verdes andarem muito em cima das Montiporas (sabe-se lá a fazer o quê)...

Resultado?

Tenho os corais a morrer... as montiporas (com excepção da Montipora Australiensis e da Montipora sp. laranja) estão a perder a cor e parece que os pólipos também... as pocilloporas, embora não tenham perdido as zooxanthelas, têem os pólipos recolhidos...

As euphylias, a acanthastrea, e os moles em geral não estão mal...

:oops:

Após uma conversa com o hugocc, resolvemos em experimentar a fazer 2 TPA's com água feita... vou adquirir o sal hoje, para fazer duas TPA's de 15 litros cada... hoje uma e a outra na 4ª ou 5ª feira... para ver se há alguma reacção positiva...

Escrevo isto aqui, por duas razões... para ver se alguém tem alguma ideia do que poderá ser, e para poderem ler e tentar não fazer de errado o que eu possa ter feito...

PS: ainda não fiz nenhum teste à água, mas vou fazer hoje antes da TPA e depois faço de novo amanhã para ver se houve alguma alteração...

Publicado:

Já tenho o sal... hoje vou armar-me em cozinheiro a temperar água de osmose...

Entretanto na loja ponderámos outras hipóteses... desde os nudibranquios, a um possível pico de oscilação da temperatura... mas sem os testes feitos não poderei informar de mais nada... ::D:

Publicado:
Já tenho o sal... hoje vou armar-me em cozinheiro a temperar água de osmose...

Entretanto na loja ponderámos outras hipóteses... desde os nudibranquios, a um possível pico de oscilação da temperatura... mas sem os testes feitos não poderei informar de mais nada... :puppydogeyes:

para mim nitratos a mais , mas como tu o dizes sem testes nao ha hipotese de sabermos o que se passa na verdade , eu no meu tenho tudo ok e de um momento para o outro perdi xenias castanhas e as brancas estao a 100% ,assim como todos os restantes corais .

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado:

Faz os testes e diz como estão!

Tenho andado é com dúvidas sobre a qualidade da água natural! Tenho reparado no aparecimento de ciano no dia seguinte à muda de água, e parece que há mais pessoal a queixar-se! Vou passar a fazer TPAs com água feita!

Publicado: (editado)

Pois é a discussão da agua feita ou natural.

Como ja algum membros sabem era muito aficionado da agua natural, tinha bons resultados e fazia e recomendava ate que o inverno não me deixou ir ao mar ou melhor quando la ia a agua não me inspirava confiança e resolvi começar ah cerca de 3 meses com agua artificial.

Para espanto os resultado dos corais foi melhor.

Melhores crescimentos, melhores cores e agora estou a usar agua feita faço tpa de 15 em 15 dias ou mesmo de 3 semanas uma coisa relatei para melhor a química da agua esta bem mais estável não se mexe tanto no aquário (que para mim e perfeito não por preguiça mas sim por manter as coisas mais estáveis) enfim so vi vantagens.

Uma coisa que temos de ter conta o sal tem de ser de boa qualidade e se poder-mos ir alterando as marcas melhor.

Editado por hugocc
Publicado:

Ora bem... já fiz os testes (colocarei os resultados e possíveis oscilações, amanhã), já fiz a TPA... tive a água de OI e o sal a misturar durante pouco mais de 3 horas com uma bomba de circulação a fazer venturi para uma melhor mistura...

Sei que pelo menos 1 montipora foi-se... 3 frags de montiporas também se foram... os dois frags de pavona e a furcata estão por um fio... :mrgreen:

Vamos lá ver se consegui "chegar" a tempo... pelo menos para não perder mais nada...

Aqui está uma prova de que o ideal (e ainda mais importante nos salgados) é ter-se uma quário com dimensões avantajadas, pois é muito mais fácil controlar situações destas... até porque são muito mais diluídas na maior quantidade de água.

Quanto ao sal que utilizei, foi este ... a caixa do meio... 4 Kg dele...

Enquanto andei à procura de imagens para vos mostrar o sal escolhido, deparei-me com este site que faz a comparação de algumas marcas de sal sintético à venda no mercado.

Dependendo do resultado obtido com esta experiência forçada, logo decidirei se continuo com o sal sintético ou com a água natural... isto porque o dinheiro que se gasta no sal, é +- o dinheiro que se gasta na gasolina para se ir buscar a água ao mar... fazer com água de OI também acaba por encarecer a água salgada sintética... e ao fazer a água em casa acaba-se por perder o convívio das recolhas...

Resumindo e concluindo... vamos esperar os resultados de amanhã... espero que melhore... :P

Boas

Grande azar que tiveste ;) A mim qualquer dia acontece-me o mesmo, desde que montei o aqua nunca lhe fiz nenhuma TPA, e já la vai um mês e tal. Mas tou inclinado também para fabricar eu a agua, mas como não tenho aparelho de osmose é mais complicado. No entanto, conheço um user do outro forum, que é daqui do Barreiro e ele usa a àgua da torneira, fez os testes e a agua daqui é boa. Eu tenho usado da torneira para fazer a reposição com Kalk e até agora tem estado tudo bem. Mas daqui a uns tempos, quero ver se compro um aparelho de osmose

Já agora qual é a marca de sal que recomendam?

Depois mete aqui os desenvolvimentos e que corra tudo bem ;)

Editado por Ricardo Ruffo
Publicado:

Ricardo, a água da torneira pode não estar a fazer nada de mal, mas a médio/longo prazo podes ter um boom de algas!

Já sabes que qualquer coisa é só pedires! Eu meto a fazer água e depois é só vires buscar!

Publicado:

Obrigado Pedro, mas assim tinha que te estar sempre a incomodar :tongue: Vou repondo com a da torneira e daqui a uns tempos compro um aparelho daqueles mais baratitos.

Publicado:

Ora bem... acabei de fazer a tal 2ª TPA...

fiz 3 testes antes da 1ª e agora antes da 2ª

ANTES da 1ª

Ph - 8,3

PO4 - 0,2 mg

Nitratos - 10 mg/l

ANTES da 2ª

Ph - 8,2

PO4 - 0 mg

Nitratos - 10 mg/l

A nível da Densidade, antes da 1ª TPA estava a 1.030 (muito estranho...), antes da 2ª TPA quase que não baixou, e após a 2ª TPA baixou para 1.024

Penso que a densidade após a 1ª TPA manteve-se alta porque respeitei a proporção que vem na caixa do sal ( 33gr de sal para cada litro... para 15 litros são 495 gr). Após a 2ª TPA, a densidade baixou, penso que foi porque para os mesmos 15 litros de água, misturei "apenas" 400gr de sal... vamos ver a evolução nos próximos dias.

Baixas: as montiporas que mencionei anteriormente... a acanthastrea está a ter uma recessão de tecido... tenho que estudar um outro local para a colocar...

Publicado:

continuo a não saber os valores mais importantes

ph

kh

calcio

sff

e ja agora, o sal deve se misturar com auxilio do densimetro. Não sigas literalmente as instruções, vai medindo com o aparelho

Publicado:

Luís, quanto aos testes, eu medi o Ph... até coloquei os valores, mas compreendo... ainda é de manhãzinha e ainda tás a dormir... eh eh eh

quanto ao cálcio e ao KH, foi aquilo que falámos uma vez, dos meus testes estarem fora de validade, o que implica que os resultados não sejam muito fiáveis, logo optei por não os utilizar.

Este fim de semana vou ter lá em casa uma mala de testes e vou fazer todos os testes e mais alguns. ;)

Quanto à mistura do sal, eu usei o densímetro em ambas as vezes, e se na 1ª vez, no jerrican, tinha 1.024 de densidade e depois no aquário, a densidade ficou perto dos 1.030; na 2ª vez optei por colocar menos sal para ficar com uma densidade inferior à ideal para equilibrar depois no aquário, que felizmente foi o que aconteceu... :crazyeyes:

eh eh eh

deixa lá colocar as coisas todas relativas à densidade:

Antes da 1ª TPA - 1.030 (qual a causa da subida da densidade? sinceramente não sei)

Depois da 1ª TPA - 1.030 (fiz a TPA com 15 litros de água fabricada, esta com a densidade a 1.024. coloquei ainda cerca de 7 litros de OI para repôr o nível da água no aquário)

Antes da 2ª TPA - 1.030

Depois da 2ª TPA - 1.024 (fiz a TPA com 15 litros de água fabricada, agora com a densidade a 1.019 sensivelmente. fiz também a reposição com 2,5l de OI)

EDIT:

De referir que antes deste problema, a minha densidade se mantinha sempre nos 1.024...

Editado por zaad
Publicado:
1.030 é muito alto

pode ser a origem do teu problema

Pois...

Pelo que eu li assim por alto, a densidade de um dado elemento (neste caso da água salgada) varia conforme a temperatura... o que me leva a crer que tenha havido um pico de temperatura que resultou na subida da densidade... até aí tudo bem (ou tudo mal, melhor dizendo...)

Agora, porque é que com a estabilização da temperatura após esse suposto pico, a densidade não baixou também? :crazyeyes:

Publicado:

nope

não tem a ver

a diferença na densidade com a temperatura seria minima.

provavelmente tiveste evaporação a mais e não deste conta.

Já agora, a densidade da agua do cabo raso ja está no limite superior em 1029

Publicado:

hmmmmm

então cada vez mais percebo menos disto... eh eh eh

a água natural que tenho lá em casa agora é da Ericeira... tenho que ver qual é a densidade da dita cuja...

mas sendo assim, alguém me pode explicar como é que a densidade sobe tanto?

Publicado:

Medes a densidade com o que? O refractometro dá uma densidade muito mais precisa que um densimetro. O densimetro penso que tem uma margem de erro.

Publicado:
Medes a densidade com o que? O refractometro dá uma densidade muito mais precisa que um densimetro. O densimetro penso que tem uma margem de erro.

Meço a densidade com 2 densímetros... o de ponteiro e o de bóia com termómetro.

E então a totalidade dos testes é a seguinte:

Densidade - 1,025

pH - 8.3

PO4 - 0,2 mg

Nitratos - (com 20 ml de água do aquário) 40 mg/l

(com 2 ml de água do aquário + 18 ml de água destilada) 0 mg/l

Nitritos - 0 mg/l

kH - 7ºdKH

Cu - 0 mg/l

Amónia - 0,5mg/l

Ca - 560 (valor muito estranho, mas repeti o teste 3 vezes e o resultado foi sempre o mesmo...)

Entretanto o rapaz que me arranjou a montipora maior ligou-me hoje a perguntar se tava tudo bem com ela... ao que eu lhe respondi que ela tinha morrido... ao que depois ele me disse que a colónia mãe tinha uma bela duma criação de nudibrânquios... :D

Publicado:
Entretanto o rapaz que me arranjou a montipora maior ligou-me hoje a perguntar se tava tudo bem com ela... ao que eu lhe respondi que ela tinha morrido... ao que depois ele me disse que a colónia mãe tinha uma bela duma criação de nudibrânquios... :D

Epah...tens que ver se tens alguma coisa dessas, que é o mais certo! Tens que tratar disso o quanto antes!

Publicado:

Epah, eu não sou a melhor pessoa para te dizer como, mas no meu caso foi simples, como identifiquei a praga logo de inicio, dei uns valentes banhos de água doce e fria e acabaram por morrer, mas devo dizer que tive muita sorte do meu lado! No meu tópico (a partir do post 124) encontras algumas coisas e sempre podes meter conversa com o Diogo Lopes, ele poderá ajudar-te melhor!

Publicado:

Zaad tenta com um predador natural como ja te tinha dito o yellow coris e uma boa solução ATENÇÃO tenho a certeza come os ovos mas não sei se come tambem os nudibranquios

Tive a pesquisar, e dizem que este peixe Halichoeres chrysus consegue controlar bem a praga. Também há um produto da Tetra e da JBL que resolvem isso, tem que se retirar o coral, e mergulha-lo num pouco de agua do aqua misturada com um medicamento desses.

edit: afinal o Hugo Costa Coelho já tinha metido o peixe, o yellow coris :)

Cump

Editado por Ricardo Ruffo