Aquario 16l (duvidas De Iniciante)


andikojp

Recommended Posts

Boas, meu primeito post esse... e cheio de duvidas...

 

antes tinha um aquario agua salgada, mas acabei desfazendo! Ai começa os problemas, pois agora quero montar um de agua doce!

 

pra começar esse é meu aquario...

 

aquariolc1.th.jpg

 

Lavei apenas com agua o aquario, filtro e aquecedor, deixei no sol por 2 semanas, e resolvi montar... comprei cascalhos e mais um filtro! lavei-os bem e montei... colocando agua da torneira e colocando anti cloro! Fiz a besteira de no primeiro dia, apenas umas horas depois, colocar uma planta e 2 guppys (lebistes), no qual morreu em algumas horas e a agua começou a cheirar mal! Agora vem as duvidas...

 

Agora quero fazer direito com a ajuda de vcs, lavei tudo novamente, troquei os filtros e montei (como está na foto), está umas 3 horas montada... com os filtros ligados... e fui cheirar a agua, está cheirando peixe! isso é normal? ou devo trocar novamente a agua?

 

posso já colocar alguma planta?

 

Qdo devo começar fazer os testes de pH? apenas pH?

 

será que grande movimentação da agua é prejudicial? sendo que os dois filtros estão ligados?

 

só pra complementar...

 

aquario: 16L 32×22×30cm

luz: 13w (florescente)

aquecedor: 65 (mantendo a 25~27 graus)

 

pretendo: 4 guppy, 2 Otocinclus e alguma planta.

 

o que devo mais por? ou tirar?

 

Depois vou perguntando mais... aguardo!

 

Obrigado.

 

PS: Estou no exterior, não podendo comprar as mesmas marcas de produtos do brasil!

[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sei que filtros é que tens, mas para o tamanho desse aquário, é impossível que precises de mais que um filtro. Um de 100l/h dá e sobra. Depois de montares o aquário, faz o ciclo do azoto durante umas duas semanas, para então começares a meter um ou outro peixe.

 

Cumprimentos,

Boa aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar...bem vindo ao forum!

 

 

A água cheirar a peixe não é normal, agora devia cheurar a cloro, o cheiro não será dos filtros?

Os parametros so precisam de ser medidos uns dias antes de introduzires peixes.

 

Eu nesse aqua punha um beta com uns ottos, ou neons chineses, porque guppys para esse aqua... Vão criar muito e vais começar a ter problemas...

 

As plantas podes colocar já, mas não faz mal esperar um dia ou dois. Coloca plantas de fácil manutenção como anúbias nana, musgo de java, etc...

 

Deixa o aquári a funcionar semana e meia, depois mede os niveis a ver se podes começar a colocar peixes, mas tem calma e não coloques tudo de uma vez...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sei que filtros é que tens, mas para o tamanho desse aquário, é impossível que precises de mais que um filtro. Um de 100l/h dá e sobra. Depois de montares o aquário, faz o ciclo do azoto durante umas duas semanas, para então começares a meter um ou outro peixe.

 

Cumprimentos,

Boa aquariofilia

 

Thanks pela resposta!

Meu filtro não sei qtos litros por hora faz, sei que gira bastante, pois é tipo aqueles de mochila e cria gde movimentação da agua! Sim, vou fazer o ciclo ir fazendo os testes! Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar...bem vindo ao forum!

A água cheirar a peixe não é normal, agora devia cheurar a cloro, o cheiro não será dos filtros?

Os parametros so precisam de ser medidos uns dias antes de introduzires peixes.

 

Eu nesse aqua punha um beta com uns ottos, ou neons chineses, porque guppys para esse aqua... Vão criar muito e vais começar a ter problemas...

 

As plantas podes colocar já, mas não faz mal esperar um dia ou dois. Coloca plantas de fácil manutenção como anúbias nana, musgo de java, etc...

 

Deixa o aquári a funcionar semana e meia, depois mede os niveis a ver se podes começar a colocar peixes, mas tem calma e não coloques tudo de uma vez...

 

Cumps

 

OBa, Obrigado por responder!

A água já não cheira mais (acho que o filtro tirou o cheiro, sei lá...).

 

Sobre os peixes, agora fiquei em duvida qual por... pensei em Plati Showa Tricolor e Ottos! O que acha?

 

Sobre as plantas, acho que ainda hoje vou ver essas duas que vc falou ou uma delas! thanks.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bos, hoje na parte da manha comprei e coloquei uma planta, não sei o nome, mas já estava em um aquario na loja e é plantando em um tronco! Mas por outra duvida que vim aqui novamente...

 

acabei de testar minha agua!

 

Já está com 2 dias de ciclagem..

 

no2 e no3: 0

GH: 3º

KH: 6º

PH: 6.8

Temperatura 26º

Filtro sempre ligado!

 

Será que estou no caminho certo? os valores estão bons? Aguardo... tks.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Falta o valor da amónia (NH3/NH4+).

 

Esta é a 1ª substância a manifestar-se no ciclo do azoto e só após a introdução de matéria viva que ao morrer se decompõe em amónia>nitritos>nitratos.

As partes dessa planta que começarem a morrer é que vão iniciar o ciclo do azoto.

A decomposiçao dos dejectos dos peixes e comida produz o mesmo efeito.

 

Se quiseres acelerar o início do ciclo, põe comida de peixe no filtro. A sua decomposição vai provocar o aparecimento de amónia. Daqui por uns dias (talvez 1 semana ou mais) surgirão os primeiros indícios de NO2, e só depois de NO3.

 

Assim é natural que os valores de NO2 e NO3 estejam a zero. Só aparecem quando a amónia começar a baixar. Ainda é muito cedo.

Cumps.

 

P.S.: não ponhas muita muita comida senão esverdeias a água.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thanks pela resposta!

Meu filtro não sei qtos litros por hora faz, sei que gira bastante, pois é tipo aqueles de mochila e cria gde movimentação da agua! Sim, vou fazer o ciclo ir fazendo os testes! Obrigado.

 

boas...o meu primeiro aquario tb foi de 16lt.. eu nao punha guppys.em um mes ja nao tens espaço para mais nada. opta por poucos e de preferencia pequenos oviparos ou invertebrados. mas com esse ph nao sei se neons nao seria uma boa escolha. quanto a plantas tens potencia suficiente. mas ouve mais respostas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Falta o valor da amónia (NH3/NH4+).

 

Esta é a 1ª substância a manifestar-se no ciclo do azoto e só após a introdução de matéria viva que ao morrer se decompõe em amónia>nitritos>nitratos.

As partes dessa planta que começarem a morrer é que vão iniciar o ciclo do azoto.

A decomposiçao dos dejectos dos peixes e comida produz o mesmo efeito.

 

Se quiseres acelerar o início do ciclo, põe comida de peixe no filtro. A sua decomposição vai provocar o aparecimento de amónia. Daqui por uns dias (talvez 1 semana ou mais) surgirão os primeiros indícios de NO2, e só depois de NO3.

 

Assim é natural que os valores de NO2 e NO3 estejam a zero. Só aparecem quando a amónia começar a baixar. Ainda é muito cedo.

Cumps.

 

P.S.: não ponhas muita muita comida senão esverdeias a água.

 

 

Boas, então, o teste de NH3 e 4 eu nem tenho, vou tentar procurar... pois estou no Japão, e pra saber isso é complicado! rs... por isso fico vendo os foruns!

Já li bastante e aprendi bastante, mas ainda estou no começo!

 

Coloquei bem pouca comida de guppy, algumas folhas começaram a morrer tbm!

 

Hoje percebi que a agua na parte de cima ficou com a aparencia gosmenta, então resolvi fazer um TPA de 30% da agua... parece que melhorou, mas será que é normal?

 

thanks.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...o meu primeiro aquario tb foi de 16lt.. eu nao punha guppys.em um mes ja nao tens espaço para mais nada. opta por poucos e de preferencia pequenos oviparos ou invertebrados. mas com esse ph nao sei se neons nao seria uma boa escolha. quanto a plantas tens potencia suficiente. mas ouve mais respostas :wacko:

 

 

Boas, acho que vou mesmo optar pelos guppys, com apenas machos! Pois é de mais facil acesso por aqui (estou no Japão), e os limpa vidros, e futuramente pretendo montar um aquario maior! Thanks.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazes bem em pôr apenas guppys machos! #musica são peixes pequenos bonitos e não demasiado exigentes.

Agora tens um problema... precisas de subir um pouco o pH dessa água. 6,8 é capaz de já ser um pouco baixo, se tiveres a 7 já fica bom pra eles!

Como faze-lo? Podes colocar uns pedaços de conchas partidos dentro do filtro (vai conduzir ao aumento de sais dissolvidos na água e ao consequente aumento de pH - já testei e funciona!), uma rocha calcaria como decoração (aquelas rochas brancas muito clarinhas que quando colocas vinagre "fervem" - também já testei) ou usar quimicos apropriados para subir o pH (eu gosto mais de usar opções naturais, os quimicos são apenas como ultimo recurso).

É bem bonita essa planta! Gostava de saber a sua especie... se vieres a descobrir divulga sff bang

 

Bem vindo ao "vício"!

 

PS: a gordura que te aparece à tona de água é normal, resulta de um conjunto de microorganismos que ficam a flutuar à tona de água alimentando-se de detritos. Não faz mal aos peixes, mas é pouco estética, pelo que se quiseres tirar basta aumentar a circulação de água à superficie!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 16 litros deves colocar ...... PLANTAS e mais ...... PLANTAS.

 

Poder, podes colocar tudo até tubarões, mas como penso ser lógico NÃO DEVES.

 

Isso nem para camarões deveria ser utilizado, desculpa mas é o que penso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazes bem em pôr apenas guppys machos! #musica são peixes pequenos bonitos e não demasiado exigentes.

Agora tens um problema... precisas de subir um pouco o pH dessa água. 6,8 é capaz de já ser um pouco baixo, se tiveres a 7 já fica bom pra eles!

Como faze-lo? Podes colocar uns pedaços de conchas partidos dentro do filtro (vai conduzir ao aumento de sais dissolvidos na água e ao consequente aumento de pH - já testei e funciona!), uma rocha calcaria como decoração (aquelas rochas brancas muito clarinhas que quando colocas vinagre "fervem" - também já testei) ou usar quimicos apropriados para subir o pH (eu gosto mais de usar opções naturais, os quimicos são apenas como ultimo recurso).

É bem bonita essa planta! Gostava de saber a sua especie... se vieres a descobrir divulga sff bang

 

Bem vindo ao "vício"!

 

PS: a gordura que te aparece à tona de água é normal, resulta de um conjunto de microorganismos que ficam a flutuar à tona de água alimentando-se de detritos. Não faz mal aos peixes, mas é pouco estética, pelo que se quiseres tirar basta aumentar a circulação de água à superficie!

 

Aqui fica dificil achar conchas ou rochas, mais por não saber se será bom ou não, mas já vi nas lojas um liquido quimico dizendo "PH UP"... acho que seria a melhor opção!

 

Realmente não sei o nome da planta, qdo comprei estava toda escrito em japonês, então ficou dificil de saber, mas da proxima vez que for a loja, vou marcar e dizer como chama em japonês!

 

Sobre a gordura a tona, vou aumentar o volume do filtro, sendo que ainda está em fase de ciclagem!

 

Thanks pela ajuda! bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 16 litros deves colocar ...... PLANTAS e mais ...... PLANTAS.

 

Poder, podes colocar tudo até tubarões, mas como penso ser lógico NÃO DEVES.

 

Isso nem para camarões deveria ser utilizado, desculpa mas é o que penso.

 

Boas, como sou apenas um iniciante, ainda não sei o que por ou se vai ser bom aos peixes! Mas se acha que plantas nunca é demais... acho que devo colocar mais em breve! Talvez uma flutuante e outra rasteira, ou pequenas rochas com parecido limo... vamos ver se acho algo assim!

 

Thanks.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.