Marta Carvalhal Publicado Maio 4, 2008 Publicado Maio 4, 2008 Olá. Tenho um aquário de ciclídeos africanos (8 peixes) de 100 litros. Faço TPA`S semanais de cerca de 30-40%. Acontece que ao fim de 1 semana começa a aparecer uma fina camada castanha nos vidros e nas pedras. A que se deve? O que devo fazer para evitar. Já experimentei limpar os vidros, os filtros e ferver as pedras, mas o problema teima em aparecer. Já agora dêm uma vista de olhos no sub-forum de ciclídeos africanos não identificados e dêm uma ajuda na identificação dos bichinhos... Cumprimentos, Marta Carvalhal. Citar
JMG Publicado: Maio 5, 2008 Publicado: Maio 5, 2008 Olá. Tenho um aquário de ciclídeos africanos (8 peixes) de 100 litros. Faço TPA`S semanais de cerca de 30-40%. Acontece que ao fim de 1 semana começa a aparecer uma fina camada castanha nos vidros e nas pedras. A que se deve? O que devo fazer para evitar. Já experimentei limpar os vidros, os filtros e ferver as pedras, mas o problema teima em aparecer. Já agora dêm uma vista de olhos no sub-forum de ciclídeos africanos não identificados e dêm uma ajuda na identificação dos bichinhos... Cumprimentos, Marta Carvalhal. Olá Não serão algas castanhas? Boa Aquariofilia Cumps JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Marta Carvalhal Publicado: Maio 5, 2008 Autor Publicado: Maio 5, 2008 Olá. Eu penso que sim. Mas o que devo fazer para que não apareçam constantemente? Até á próxima. Marta Citar
Alex Feliciano Publicado: Maio 5, 2008 Publicado: Maio 5, 2008 Olá. Eu penso que sim. Mas o que devo fazer para que não apareçam constantemente? Até á próxima. Marta Boas Marta! Que tipo de iluminação tens nesse aquário? Quantas horas de luz tens no aquário? O aquário apanha muita luz directa ou indirecta vinda do exterior? Já testaste o fosfato, nitrato, etç. da água que usas nas TPA`s? Talvez obtendo uma resposta a estas perguntas se possa resolver esse teu problema... Cumps Alex Citar
burriex Publicado: Maio 5, 2008 Publicado: Maio 5, 2008 Olá. Eu penso que sim. Mas o que devo fazer para que não apareçam constantemente? Até á próxima. Marta A causa disso não sei ao certo, mas acho que faz parte dos aquários e que aparecem com o tempo. Em relação ao vidro tens limpadores magnéticos que te podem ajudar bastante, eu particularmente prefiro uma esponja da loiça que serve apenas para esse efeito. Quanto às pedras e aos filtros podes limpar com uma escova dos dentes ou na mesma a esponja. Se fosse um comunitário dir-te-ia que uns otos ou plecos ajudavam nesse trabalho, como é de ciclideos não sei. Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
Marta Carvalhal Publicado: Maio 5, 2008 Autor Publicado: Maio 5, 2008 Olá Alex. Obrigado pela tua resposta. O meu aquário é de 100 litros: Dimensão: 100x35x30 1 filtro interno Aquael de 450l/h 1 filtro externo Prime 10 da Hydor de 300l/h, com sera siporax 1 lâmpada Daylightstar F30w/5000k com ciclo de 12 horas (das 12-24 horas). Luz indirecta durante a tarde. 1 termostato Aquael de 200w, com temperatura média de 26 -28ºC pH de 7,6 (sempre estável). quanto aos outros parâmetros não medi recentemente. areia para ciclídeos (granulada branca)-não sei o nome 3 rochas não tenho flora, mas penso introduzir valisnérias e fetos de java. O que pensam de umas anúbias? Fundo em verde e azul, com uma aurora boreal TPA´s semanais de 30-40% Será comida a mais? Cumprimentos Marta carvalhal Citar
Marta Carvalhal Publicado: Maio 5, 2008 Autor Publicado: Maio 5, 2008 A causa disso não sei ao certo, mas acho que faz parte dos aquários e que aparecem com o tempo.Em relação ao vidro tens limpadores magnéticos que te podem ajudar bastante, eu particularmente prefiro uma esponja da loiça que serve apenas para esse efeito. Quanto às pedras e aos filtros podes limpar com uma escova dos dentes ou na mesma a esponja. Se fosse um comunitário dir-te-ia que uns otos ou plecos ajudavam nesse trabalho, como é de ciclideos não sei. Olá, obrigada pela tua resposta. Utilizo uma esponja própria para limpar os vidros semelhante a um esfregão verde da loiça. Também já utilizei uma espécie de lâmina, mas acabei por arranhar os vidros, pelo que desisti. As pedras e os filtros tenho limpo precisamente com uma escova de dentes e inclusivé fervido as pedras. No entanto ao fim de uma semana as manchas castanhas voltam a aparecer. Já tive 2 Plecostomos mas foram "assassinados". Até á próxima. Marta Carvalhal Citar
Daniel Santos Publicado: Junho 14, 2008 Publicado: Junho 14, 2008 DEve-se ao facto de apanhar luz directa, e ja agora devias xperimentar a por um pleco grande pa limpar os vidros mas se nao tiveres o aqua eexpostro ao sol nao aonctece isso tao rapido. Citar *
Recommended Posts