Recommended Posts

Publicado

Olá.

Tenho um aquário de ciclídeos africanos (8 peixes) de 100 litros. Faço TPA`S semanais de cerca de 30-40%. Acontece que ao fim de 1 semana começa a aparecer uma fina camada castanha nos vidros e nas pedras. A que se deve? O que devo fazer para evitar. Já experimentei limpar os vidros, os filtros e ferver as pedras, mas o problema teima em aparecer.

Já agora dêm uma vista de olhos no sub-forum de ciclídeos africanos não identificados e dêm uma ajuda na identificação dos bichinhos...

Cumprimentos, Marta Carvalhal.

Publicado:
Olá.

Tenho um aquário de ciclídeos africanos (8 peixes) de 100 litros. Faço TPA`S semanais de cerca de 30-40%. Acontece que ao fim de 1 semana começa a aparecer uma fina camada castanha nos vidros e nas pedras. A que se deve? O que devo fazer para evitar. Já experimentei limpar os vidros, os filtros e ferver as pedras, mas o problema teima em aparecer.

Já agora dêm uma vista de olhos no sub-forum de ciclídeos africanos não identificados e dêm uma ajuda na identificação dos bichinhos...

Cumprimentos, Marta Carvalhal.

Olá

Não serão algas castanhas?

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Publicado:
Olá.

Eu penso que sim. Mas o que devo fazer para que não apareçam constantemente?

Até á próxima. Marta

Boas Marta!

Que tipo de iluminação tens nesse aquário?

Quantas horas de luz tens no aquário?

O aquário apanha muita luz directa ou indirecta vinda do exterior?

Já testaste o fosfato, nitrato, etç. da água que usas nas TPA`s?

Talvez obtendo uma resposta a estas perguntas se possa resolver esse teu problema...

Cumps

Alex

Publicado:
Olá.

Eu penso que sim. Mas o que devo fazer para que não apareçam constantemente?

Até á próxima. Marta

A causa disso não sei ao certo, mas acho que faz parte dos aquários e que aparecem com o tempo.

Em relação ao vidro tens limpadores magnéticos que te podem ajudar bastante, eu particularmente prefiro uma esponja da loiça que serve apenas para esse efeito. Quanto às pedras e aos filtros podes limpar com uma escova dos dentes ou na mesma a esponja.

Se fosse um comunitário dir-te-ia que uns otos ou plecos ajudavam nesse trabalho, como é de ciclideos não sei.

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

BOA AQUARIOFILIA

Publicado:

Olá Alex. Obrigado pela tua resposta.

O meu aquário é de 100 litros:

Dimensão: 100x35x30

1 filtro interno Aquael de 450l/h

1 filtro externo Prime 10 da Hydor de 300l/h, com sera siporax

1 lâmpada Daylightstar F30w/5000k com ciclo de 12 horas (das 12-24 horas). Luz indirecta durante a tarde.

1 termostato Aquael de 200w, com temperatura média de 26 -28ºC

pH de 7,6 (sempre estável). quanto aos outros parâmetros não medi recentemente.

areia para ciclídeos (granulada branca)-não sei o nome

3 rochas

não tenho flora, mas penso introduzir valisnérias e fetos de java. O que pensam de umas anúbias?

Fundo em verde e azul, com uma aurora boreal

TPA´s semanais de 30-40%

Será comida a mais?

Cumprimentos Marta carvalhal

Publicado:
A causa disso não sei ao certo, mas acho que faz parte dos aquários e que aparecem com o tempo.

Em relação ao vidro tens limpadores magnéticos que te podem ajudar bastante, eu particularmente prefiro uma esponja da loiça que serve apenas para esse efeito. Quanto às pedras e aos filtros podes limpar com uma escova dos dentes ou na mesma a esponja.

Se fosse um comunitário dir-te-ia que uns otos ou plecos ajudavam nesse trabalho, como é de ciclideos não sei.

Olá, obrigada pela tua resposta.

Utilizo uma esponja própria para limpar os vidros semelhante a um esfregão verde da loiça. Também já utilizei uma espécie de lâmina, mas acabei por arranhar os vidros, pelo que desisti. As pedras e os filtros tenho limpo precisamente com uma escova de dentes e inclusivé fervido as pedras. No entanto ao fim de uma semana as manchas castanhas voltam a aparecer.

Já tive 2 Plecostomos mas foram "assassinados".

Até á próxima. Marta Carvalhal

• 1 mês depois...
Publicado:

DEve-se ao facto de apanhar luz directa, e ja agora devias xperimentar a por um pleco grande pa limpar os vidros mas se nao tiveres o aqua eexpostro ao sol nao aonctece isso tao rapido.

cons.jpg*
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!