Recommended Posts

Publicado:

Olá

Ja tentaste fazer trocas parciais de água de 50% diariamente e ver se baixou o nivel de nitratos? É que eu sou um pouco contra a produtos quimicos..

HAsta

Diogo Oliveira

Publicado:

Sou contra a utilização deste tipo de produtos, se os níveis de nitratos estão elevados é porque algo de errado se passa no aquário.

Deverá procurar a fonte do problema (aquário sobrepovoado? plantas em decomposição? peixes mortos? filtro com capacidade insuficiente? substracto de má qualidade? TPA insuficientes? matérias filtrantes sem manutenção? alimentação excessiva?) e entretanto ir corrigindo na medida do possível a situação com TPA. Não exagere no volume e frequência das TPA ou corre o risco de 'interromper' o ciclo do azoto.

Talvez seja possível ajudar com maior exactidão se nos fornecer o setup do aquário onde verifica os níveis elevados de nitratos.

:twisted:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Eu na minha modesta opinião penso que esse producto deve ser inofensivo para peixes, e restante vida do aquario. E portanto uma solução que poderá ser utilizada...

Por outro lado umas plantas verdadeiras tambem eram capazes de tratar do assunto e adicionar um pouco mais de vida ao aquario! Aposto que tem poucas ou nenhuma planta viva :cry: Se tiver...pode ser acrescentar mais 1 de crescimento rápido que lhe deve tratar do problema dos nitratos a subirem muito.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Olá

Ja tentaste fazer trocas parciais de água de 50% diariamente e ver se baixou o nivel de nitratos? É que eu sou um pouco contra a produtos quimicos..

HAsta

50% Diáriamente ???!!! :D

O aqua tem 1,5m / 350lts

Publicado:
Sou contra a utilização deste tipo de produtos, se os níveis de nitratos estão elevados é porque algo de errado se passa no aquário.

Deverá procurar a fonte do problema

OK

aquário sobrepovoado?  

Penso que não !

plantas em decomposição?

????

peixes mortos?

Não !

filtro com capacidade insuficiente?

Não. É um Eheim 2026 profii20.jpg

O Aqua tem aprox. 350lts

substracto de má qualidade?

Desculpa a ignorância.... Isso é o quê ?

TPA insuficientes?  

1 TPA por semana. Minimo: 15% - Máximo: 50%

matérias filtrantes sem manutenção?

Setup em Março !

Penso que não ...

alimentação excessiva?)

Pois...

Eu acho que não, mas va-se lá saber !

Sigo todas as regras: Ponho comida suficiente para que comam em 2 min, a congelada é passada por agua, etc.

No entanto, o alimentador está programado para 4x ao dia !

Se não for da comida, pq é comida, poderá ser dos "dejectos" de tanta alimentação ?

e entretanto ir corrigindo na medida do possível a situação com TPA. Não exagere no volume e frequência das TPA ou corre o risco de 'interromper' o ciclo do azoto.

OK

Talvez seja possível ajudar com maior exactidão se nos fornecer o setup do aquário onde verifica os níveis elevados de nitratos.

150x60x40

1x Eheim 2026

2x Cabeças motorizadas em cada ponta do aqua ligadas a placas de fundo para filtração pelo areão.

Bastantes plantas vivas

Etc...

Obrigado...

Publicado:

Just_me

Eu na minha modesta opinião penso que esse producto deve ser inofensivo para peixes, e restante vida do aquario. E portanto uma solução que poderá ser utilizada...

Tens razão no que dizes. São de factos produtos inofensivos o problema é a dependência que se cria pela utilização dos mesmos. Quando o efeito do químico se dissipar o problema não irá estar corrigido :D solução ----> meter mais químico .

Zora é estranho de facto o teu problema...só uma questão mesmo para despistar, tens a certeza que o teu teste está bom? Já utilizaste outro teste? Experimenta levar uma amostra de água do teu aquário a uma loja de aquariofilia.

Cumps

Publicado:

Aparentemente, de acordo com as respostas da colega zora, não parece haver um motivo claro para os níveis elevados de nitratos que regista.

:roll:

Vou tentar insistir então em mais algumas questões:

a) listagem de todas as espécies que habitam o aquário para verificarmos até que ponto o aquário está ou não sobrepovoado

b) a utilização de fertilizantes e solos impróprios para aquariofilia, pode gerar problemas no que diz respeito ao valores dos nitratos, utilizou algo do género?

c) quando lava as matérias filtrantes, tem o cuidado de o fazer em água retirada nas TPA ?

d) as plantas são verificadas e podadas com a regularidade necessária? isto porque uma planta ou até mesmo uma pequena folha podre (em decomposição) pode ser a origem de alguns problemas.

e) qual é o valor que lhe é dado na análise dos nitratos?

Uma pequena sugestão será reduzir o número de vezes que alimenta os peixes das actuais 4x ao dia para 3x ao dia. Se de facto todo o alimento que o alimentador liberta, é consumido em 2 minutos, então está tudo na dose perfeita.

Tudo se resolve, a questão é identificar a fonte dos problemas. :D

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

4x ao dia para comerem em 2 minutos...se calhar é comida a mais, e depois ainda deves dar qualquer coisa de vez em quando, por exemplo a congelada....a que nao comem vai oa fundo e decompoem-se e a que comem sai do outro lado do peixe, somam-se as duas para a formação de nitratos.

O crescimento das plantas pode estar limitado por outros factores como iluminação, CO2, trace, etc...

Se as plantas forem poucas ou de crescimento lento...vais ter uma acumulação de nitratos ao longo do tempo.

fazendo umas contas simples(é uma aproximação) inicio nitratos 0

vamos imaginar que a decomposição da comida a mais, dos dejectos dos peixes causa 100 unidades/semana(genericas) de nitratos na água num aqua de 100 litros (para serem contas faceis) 1 TPA semanal de 20%=20l

1 semana-100u

1tpa-80u

2semana-180u

2 tpa- 144 u

3semana 244 u

3-tpa 195.2 u

4semana 295.2u

4tpa 236.16 u

etc...

ou seja, vao-se acumulando, as plantas por outro lado quanto mais nitratos tenham disponiveis (e obviamente o resto tambem) mais consomem até a um certo limite...por isso quanto mais plantas...menos TPA's (claro que o tipo de crescimento tambem influencia e muito).

Tambem ajuda fazer uma aspiração do areao ou da sujidade dos peixes que se acumule em sitios sem plantas...etc

shiva...

Tens razão no que dizes. São de factos produtos inofensivos o problema é a dependência que se cria pela utilização dos mesmos. Quando o efeito do químico se dissipar o problema não irá estar corrigido  solução ----> meter mais químico .  

concordo, mas atenção que os adubos tambem sao quimicos...as fezes dos peixes...tambem sao quimicos...as pessoas hoje em dia estao tao habituadas a que "quimicos sao maus" que daqui a nada os quimicos sao apedrejados nas ruas :D

Quanto a meter mais quimico...adubas as plantas? dás comida aos peixes? condicionas a agua antes de meter no aquario? porque nao dar de comer as bacterias desnitrificantes que se formam no areao?

alias, nas intruções eles dizem especificamente que de ano a ano tens de por mais...mas isso nao é assim uma dependencia tao grande!

Reparei agora que falas em placas de fundo com ligação a bombas de circulação para obrigar a agua a passar pelo areao.

Tenho visto muitas criticas a isso e essa montagem nao funciona com o produto que queres meter...

Porque o produto é para alimentar as bacterias que se formam nas zonas sem arejamento do areao(anaerobias)...como tas sempre a forçar a passagem de água..elas nunca se vao formar em quantidade suficiente e o produto é inutil.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Sim... tens razao :roll: eu sei, tu sabes, mas muito mais gente le o forum :wink: e nem toda a gente sabe :wink:

e sim, é verdade os medicamentos tambem!

:D

ah é verdade, o alcool tambem é um quimico mas aconselho a NAO partilharem com os peixes! Sao aquelas alturas em que ser invejoso pode salvar a vida aos peixes!

Publicado:
4x ao dia para comerem em 2 minutos...se calhar é comida a mais, e depois ainda deves dar qualquer coisa de vez em quando, por exemplo a congelada....a que nao comem vai oa fundo e decompoem-se e a que comem sai do outro lado do peixe, somam-se as duas para a formação de nitratos.  

Ok, vou seguir a sugestão e baixar para 3 doses !

Se as plantas forem poucas ou de crescimento lento...vais ter uma acumulação de nitratos ao longo do tempo.  

São até bastantes ao longo de todo o aqua !

Vou tentar colocar umas fotos...

Tambem ajuda fazer uma aspiração do areao ou da sujidade dos peixes que se acumule em sitios sem plantas...etc

Pois, isso é que nunca fiz desde março !

Estou a pensar fazer em Setembro na primeira "revisão geral".

Quanto a meter mais quimico...adubas as plantas?  

Condicionas a agua antes de meter no aquario?  

Não adubo as plantas ! É estritamente necessário ... ou recomendável ?

Sim, condiciono a agua com Marplex e ACT em todas as TPA, que para a dimensão em questão é uma nota preta ! :roll:

porque nao dar de comer as bacterias desnitrificantes que se formam no areao?

alias, nas intruções eles dizem especificamente que de ano a ano tens de por mais...mas isso nao é assim uma dependencia tao grande!

Como assim ?

Podes explicar melhor ?

Reparei agora que falas em placas de fundo com ligação a bombas de circulação para obrigar a agua a passar pelo areao.

Tenho visto muitas criticas a isso e essa montagem nao funciona com o produto que queres meter...

Pelo que me informei, as criticas são fundamentadas caso esse sistema de filtração seja utilizado só ! No meu caso, utilizo o filtro exterior tb !

É verdade que é uma questão polémica... mas esse é outro tópico !

Porque o produto é para alimentar as bacterias que se formam nas zonas sem arejamento do areao(anaerobias)...como tas sempre a forçar a passagem de água..elas nunca se vao formar em quantidade suficiente e o produto é inutil.

Hummm !

Pois....

:D

O produto a que te referes é o da Tetra, certo ?

http://www.tetra-fish.co.uk/tetratropical/...itrateminus.asp

Tenho estado a pensar em adicionar um segundo filtro com carvão activo (ou activado?)...

É que no meu filtro não uso disso...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!