Ricardo Diogo Publicado: Maio 8, 2008 Publicado: Maio 8, 2008 Olá Ricardo (quase vizinho... Olá a todos e obrigado pelas dicas. Estive a ler com atenção vários documentos aqui no fórum e cheguei à conclusão que vou com calma, começar por plantas plásticas que a criança achou piada, e tentar aprender a controlar a vida dos peixitos. Depois quando me sentir confortável com isso irei introduzindo novas variantes no aquário, nomeadamente plantas naturais. Enteranto das leituras que fiz, uma delas foi a do ciclo do azoto, da qual cheguei a esta conclusão que queria partilhar convosco, para ver se compreendi como deve ser (segue-se o "boneco") Isto leva-me a pedir-vos algumas dicas: 1) estou a compreender bem a coisa ? Perfeitamente 2) tenho o aquário ligado nos 26º há dois dias, o filtro a funcionar e 46l de água 3) estou a pensar no próximo domingo (6ºdia) colocar dois peixes da categoria "resistentes" (vou ler a parte dos peixes hoje, mas querem sugerir alguma espécie de pioneiros para esta "casa de vidro"?) Pensa no que será a lista final de animais do teu aqua. MEte-a aqui e depois desses metes o mais resistente, só 1. 4) Que tipo de "medidas" devo fazer até lá e depois dessa introdução ? Segundo li devo medir a amónia e o ph da água Normalmente é só isso. Mas se introduzisses plantas, elas consomem os nitratos. Em particular as flutuantes. Também li diversas vezes sobre o Sera Nitrivec" como sendo importante para controlar o amónio e os nitritos. É importante a intervenção nesta fase ou só depois de habitado o aquário e terminado o 1ºciclo. O nitrivec, segundo sei, são bactérias em frasco. Ajudam porque criam quase imediatamente colónias de batérias que ajudarão a completar o ciclo mais rapidamente. Agradeço imenso a atenção dispensada por todos. N.Patriarca Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
patriarca Publicado: Maio 8, 2008 Autor Publicado: Maio 8, 2008 (editado) Viva pessoal Venho mais uma vez apelar à vossa ajuda: -Tenho o aquário ligado desde -Ontem coloquei três flocos de comida na água, que se foram desfazendo aos poucos. Devo repetir mais vezes ??? -Não tenho ainda inquilinos no aquário, conto colocar 1 no domingo -Tenho o aquário nos 26º e o sistema de filtro e bomba de água a funcionar ph 7,5 ph 8,0 Hoje medi o ph pela primeira vez e creio estar nos 7,5 ---->o que acham ? Eu nunca fiz isto por isso alguma opinião pode ser optima Em relação a este momento, o que mais devo avaliar ? Amónia ? Que testes usam ? Estou a pensar em adquirir um Betta ou um Guppy para iniciar o aquário e tê-lo como único inquilino durante uma semana, faço bem? Aqui na margem sul há lojas recomendadas para compras de acessórios, alimentos e peixes ? Conheço uma nas paivas, uma nas Farinheiras e no Rio Sul, esta última parece-me ser cara, mas conheçem/recomendam outras ? Obrigado pela atenção de todos N.Patriarca Editado Maio 8, 2008 por patriarca Citar [b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b] [i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i] My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]
Ricardo Diogo Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 Viva pessoal Venho mais uma vez apelar à vossa ajuda: -Tenho o aquário ligado desde -Ontem coloquei três flocos de comida na água, que se foram desfazendo aos poucos. Devo repetir mais vezes ??? Não há grande necessidade. -Não tenho ainda inquilinos no aquário, conto colocar 1 no domingo -Tenho o aquário nos 26º e o sistema de filtro e bomba de água a funcionar ph 7,5 ph 8,0 Hoje medi o ph pela primeira vez e creio estar nos 7,5 ---->o que acham ? Eu nunca fiz isto por isso alguma opinião pode ser optima Depende dos peixes que queiras meter lá. Pode ser bom, pode ser uma porcaria. Mas aqui no concelho, ela sai assim. O que fazer? adaptar-mo-nos... Em relação a este momento, o que mais devo avaliar ? Amónia ? Que testes usam ? Para o plantado, fosfatos e nitratos, mas isso é para esses. Essenciais são o de amónia, pH, nitritos. Mas se puderes pedi-los emprestados, melhor, porque não vais usar muitas vezes. Estou a pensar em adquirir um Betta ou um Guppy para iniciar o aquário e tê-lo como único inquilino durante uma semana, faço bem? Depende, queres ficar com eles na lista final de fauna do aqua? E esses, não são assim muito resistentes e o betta gosta de caudas de guppy. Aqui na margem sul há lojas recomendadas para compras de acessórios, alimentos e peixes ? Conheço uma nas paivas, uma nas Farinheiras e no Rio Sul, esta última parece-me ser cara, mas conheçem/recomendam outras ? Nas paivas, se for a que é perto do CC d'amora, não presta. Nas farinheiras não conheço, a do riosul é muito boa, menos nos equipamentos. Os preços são normais. Nem acho muito altos... Procura pela loja do Oliveira, na subida da Paulo da gama. Obrigado pela atenção de todos N.Patriarca Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
patriarca Publicado: Maio 9, 2008 Autor Publicado: Maio 9, 2008 Viva Ricardo Mais uma vez obrigado pela tua atenção. A loja que referes do Oliveira, fica numa praceta ao alto da subida do Paulo da Gama? Em relação ao p.h, concordas então que é 7,5 a medição que fiz ? Uma das coisas que já li por aqui é que as pessoas querem meter no aquário os beixes que gostam de ver, o que fazendo sentido pode não ser a decisão mais correcta. Assim sendo estou a pensar adaptar os peixes ao ph que tenho e às condições do aquário em termos de diemnsão. Inicialmente estou a pensar num Guppy, pela resistência que já referiram e pelas condições da água. Estou a pensar colocá-lo no domingo, uma semana depois de o aqua estar a funcionar em pleno, faço bem ou devo esperar mais algum tempo? Em relação a amónia e nitratos, mesmo usando pouco vou mesmo ter de comprar pois não conheço ninguém com este hobby. Sai um pouco caro, mas fica para outras ocasiões, pois cheira-me que isto à primeira pode não correr muito bem. Em relção aos peixes, pelo que vi, tendo em conta o ph da água e as condições que tenho estava apensar em algo do género: Guppy Danio-zebra Otoclinclus Platy Do que vi, para estas condições média é o que me parece ser um bom começo, mas não sei se eatarei a pensar de forma disparatada. Podem comentar ? Agradecido N.Patriarca Citar [b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b] [i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i] My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]
Ricardo Diogo Publicado: Maio 9, 2008 Publicado: Maio 9, 2008 Tirando os guppies, que não são muito resistentes, para fazer o ciclo (mete o platy, ofereço-te 1 ou 2 caso os venhas buscar), no resto vais bem. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
patriarca Publicado: Maio 10, 2008 Autor Publicado: Maio 10, 2008 (editado) Tirando os guppies, que não são muito resistentes, para fazer o ciclo (mete o platy, ofereço-te 1 ou 2 caso os venhas buscar), no resto vais bem. Ricardo Olha que aceito a tua oferta, não só pelo peixe, mas essencialmente por poder trocar algumas impressões sobre algumas das minhas dúvidas nesta fase inicial, uma das quais deve estar respondida aqui pelos foruns, mas que ainda não procurei: - quando se tras um peixe de outro aquário ou loja convém metê-lo directo no novo espaço? A água em que o transportamos deve misturar-se nado nosso aquário? Eu resido no Fogueteiro e em geral tenho disponibilidade diversa em termos de horário, como podemos combinar um encontro um destes dias? (VER MP enviada via fórum) Obrigado pela atenção N.Patriarca Editado Maio 10, 2008 por patriarca Citar [b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b] [i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i] My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]
Recommended Posts