Recommended Posts

Publicado

Boa tarde

Antes de mais os meus parabéns a quem tem mantido este fórum activo e com tanta participação. Apenas o descobri há duas semanas e das vezes que tenho passado aqui tenho visto imensa informação.

A razão de ser deste tópico tem a ver com a minha filha que tem 4 anos que quis ter um aquário. Eu confesso que também tenho alguma curiosidade pelo assunto e resolvi passar por algumas lojas e acabei por comprar um Aquadream 60 que neste momento está pronto a ser usado.

Pelo que já li por aqui a lâmpada de 15W que vem no kit é fraquita para os 54l de água que o aquário comporta, mas para já gostaria de saber se posso ter a vossa ajuda no seguinte:

- foi-me explicado a diferença entre peixes de água "fria" e de água "quente", quer-me parecer que não tendo experiência alguma é mais seguro começar pelo mais básico, ou seja, deixar o termostato desligado e ter alguns peixes simples com que me vá ambientando, ao mesmo tempo que optarei por plantas não naturais, pois não tenho para já capacidade e domínio dos diversos ciclos e testes de acompanhamento necessários..

Esta ideia faz algum sentido? Ou estarei a ser demasiado cauteloso/dispratado?

- foi-me igualmente dito, e creio já ter lido aqui, que deveria ferver o areão que adquiri, cerca de 10kgs. É correcto? Para um aquário desta dimensão irei precisar deste peso total de areão?

Outras questões me surgirão, mas conto com o apoio de todos vós que já são "experts" nesta actividade, pelo menos creio ser essa uma das funções deste site, a entre-ajuda e a troca de experiências.

Grato pela atenção antecipadamente

N.Patriarca

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Publicado:

boas

bem vindo ao forao.

seja peixes de agua fria ou quente ambos dao o mesmo trabalho a unica difrença é mesmo um termoestato.

tudo ja depende do gosto da pessoa.

com esses mesmo 15w de luz ja da para fazer coisas bastante agradaveis com tudo natural.

á plantas de baixa manutençao que se aguentao bem até mais tarde fazeres uma alteraçao na luz e com o tempo e bastantes leituras adequirires mais experiencia.

quanto ao areao sim convem ferver, a quantidade basta uns 5 a 6cm atraz e a frente acabar com 2cm

Publicado:
boas

bem vindo ao forao.

seja peixes de agua fria ou quente ambos dao o mesmo trabalho a unica difrença é mesmo um termoestato.

tudo ja depende do gosto da pessoa.

com esses mesmo 15w de luz ja da para fazer coisas bastante agradaveis com tudo natural.

á plantas de baixa manutençao que se aguentao bem até mais tarde fazeres uma alteraçao na luz e com o tempo e bastantes leituras adequirires mais experiencia.

quanto ao areao sim convem ferver, a quantidade basta uns 5 a 6cm atraz e a frente acabar com 2cm

Obrigado Krypticall

Sabe que tinha lido por aqui que seria nevcessário 0,5W de luz para cada litro de água, como estava a considerar 50l, imaginei que teria de ter 25W, mas vou tentar assim e depois verei o que posso e devo fazer.

- Uma situação que não apanhei aqui no fórum, embora exista certamente, é o número de horas em que a luz deve estar ligada. Pelo que presumo durante o dia é desnecessário, assim sendo devo considerar algo entre as 19h00 e as 08h00 ?

- Na actual situação, tendo um meu aquário um kit Biobox com termostato devo manter o dito aparelho desligado ou deve ainda assim regulá-lo para a temperatura mais baixa que ele permite ?

Agradeço a sua atenção, assim como a de outros users que eventualmente tenham a paciência para responder-me.

N.Patriarca

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Publicado:
Obrigado Krypticall

Sabe que tinha lido por aqui que seria nevcessário 0,5W de luz para cada litro de água, como estava a considerar 50l, imaginei que teria de ter 25W, mas vou tentar assim e depois verei o que posso e devo fazer.

- Uma situação que não apanhei aqui no fórum, embora exista certamente, é o número de horas em que a luz deve estar ligada. Pelo que presumo durante o dia é desnecessário, assim sendo devo considerar algo entre as 19h00 e as 08h00 ?

- Na actual situação, tendo um meu aquário um kit Biobox com termostato devo manter o dito aparelho desligado ou deve ainda assim regulá-lo para a temperatura mais baixa que ele permite ?

Agradeço a sua atenção, assim como a de outros users que eventualmente tenham a paciência para responder-me.

N.Patriarca

Olá e bemvindo ao fórum!

Vou respender às tuas questões por ordem:

- Peixes de água fria e quente: para essa litragem, aconselho te vivamente que compres peixes de água quente, não só por havr muit mais diversidade, mas tabém porque os peixes de água fria crescem bastante, pelo que o aconselhado é um lago!

-Em relação ao areão, convém lavares muito bem em água corrente ( meter num balde e com o chuveiro a deitar água revolver bem o areão ), para não turvar a água.

-O hórário de luz, penso que pode variar entre 8 e 10 horas, convém também ser de dia, porque à noite é mais dificil apreciar a beleza dos peixes.

-Se optares (aconselho) por água quente, escolhe os peixes e depois adapta a temperatura, há peixes que perferem águas na ordem dos 30º, outros à volta dos 25º

Quanto à calha de iluminação, é uma questão de passares pelo sub-fórum DIY e ver lá alguns trabalhos relacionados com melhoramento da iluminação.

Cumprimentos

D.A.

Daniel Almeida

Publicado: (editado)
Obrigado Krypticall

a regra base de 0,5w e 1w de luz por litro de agua é apenas uma luz para as pessoas terem uma ideia para seguir em frente.

pois nao é a mais correcta nem a verdadeira, tudo depende do que se quer plantar no aquario

se plantas de baixa manutençao , media , ou alta.

por isso muitas das veses os aquarios ganhao algas e descambao porque a luz nao é a indicada ao metabolismo das plantas.

com isto nao quero dizer que esses 15w servem perfeitamente, mas sim que ja da para aguentar alguns tipos de plantas naturais que nao requerem muita iluminaçao. ( mas claro até essas agradecem melhores condiçoes )

eu uso de 8 a 10 horas

ou do 12:00 as 22:00 ou das 14:00 as 22:00 depende do que as plantas nessecitao uso este horario porque gosto de ter o aquario um pouco ligado a noite para se poder apreciar quando temos mais um pouco de tempo.

se optar meter os peixes de agua quente e plantas naturais o ideal é o configurar para os 26graus

de nada desponha sempre

abraços e boa aquariofilia.

N.Patriarca

Editado por krypticall
Olá e bemvindo ao fórum!

Vou respender às tuas questões por ordem:

- Peixes de água fria e quente: para essa litragem, aconselho te vivamente que compres peixes de água quente, não só por havr muit mais diversidade, mas tabém porque os peixes de água fria crescem bastante, pelo que o aconselhado é um lago!

-Em relação ao areão, convém lavares muito bem em água corrente ( meter num balde e com o chuveiro a deitar água revolver bem o areão ), para não turvar a água.

-O hórário de luz, penso que pode variar entre 8 e 10 horas, convém também ser de dia, porque à noite é mais dificil apreciar a beleza dos peixes.

-Se optares (aconselho) por água quente, escolhe os peixes e depois adapta a temperatura, há peixes que perferem águas na ordem dos 30º, outros à volta dos 25º

Quanto à calha de iluminação, é uma questão de passares pelo sub-fórum DIY e ver lá alguns trabalhos relacionados com melhoramento da iluminação.

Cumprimentos

D.A.

Daniel

Obrigado pela atenção.

Vou passar por esse sub-fórum, são tantos que ainda nem consegui ver todos... :rainbowafro: Mas nesse caso também é da minha opinião que 15W é pouco para 50l de água, certo?

Em relação aos paixes de água "fria" ou "quente", vou então olhar com mais atenção a essa possibilidade. Confesso que das leituras efectuadas pensei que fosse mais fácil "ensaiar" com peixes menos exigentes, mas vou estudar melhor essa hipótese. Segundo creio há por aqui uma listagem de peixes e respectivas características, vou rever esse aspecto.

Ainda sobre o inicio, foi-me referido que depois de colocar areão, plantas e água deveria manter o aquário em funcionamento durante 5 ou 6 dias antes de colocar peixes, e mesmo esses devem ser colocados faseadamente.

Também me disseram que em adultos deveria ter um rácio máximo de 1cm de peixe por cada litro de água.

Pelo que li por aqui é assim que devo fazer, confirmam ?

Mais uma vez obrigado pelas vossas respostas, de algum modo dão confiança a quem tem dúvidas de sobra :tongue:

N.Patriarca

PS: Krypticall, obrigado também pela sua segunda resposta.

Editado por patriarca

Daniel

Obrigado pela atenção.

Vou passar por esse sub-fórum, são tantos que ainda nem consegui ver todos... :rainbowafro: Mas nesse caso também é da minha opinião que 15W é pouco para 50l de água, certo?

para lhe tentar ilucidar melhor Tudo Depende do que queira plantar no aquario

se quiser fazer um plantado so de anubias e fectos e valisnerias nao serao necessarios tantos whats de luz

assim como se quiser plantar rotalas , hz , cuba e etc ja vai nessecitar de um melhor racio de luz e outros mais factores.

Em relação aos paixes de água "fria" ou "quente", vou então olhar com mais atenção a essa possibilidade. Confesso que das leituras efectuadas pensei que fosse mais fácil "ensaiar" com peixes menos exigentes, mas vou estudar melhor essa hipótese. Segundo creio há por aqui uma listagem de peixes e respectivas características, vou rever esse aspecto.

Ainda sobre o inicio, foi-me referido que depois de colocar areão, plantas e água deveria manter o aquário em funcionamento durante 5 ou 6 dias antes de colocar peixes, e mesmo esses devem ser colocados faseadamente.

Também me disseram que em adultos deveria ter um rácio máximo de 1cm de peixe por cada litro de água.

Pelo que li por aqui é assim que devo fazer, confirmam ?

atençao convem leres melhor sobre o CICLO DO AZOTO porque nao descreves a maneira correcta de o ser feito.

quanto ao resto sim esta correcto.

Mais uma vez obrigado pelas vossas respostas, de algum modo dão confiança a quem tem dúvidas de sobra :tongue:

N.Patriarca

PS: Krypticall, obrigado também pela sua segunda resposta.

Editado por krypticall
Publicado:

boas e bem vindo ao forum.

- foi-me explicado a diferença entre peixes de água "fria" e de água "quente", quer-me parecer que não tendo experiência alguma é mais seguro começar pelo mais básico, ou seja, deixar o termostato desligado e ter alguns peixes simples com que me vá ambientando, ao mesmo tempo que optarei por plantas não naturais, pois não tenho para já capacidade e domínio dos diversos ciclos e testes de acompanhamento necessários..

eu na minha opinião acho que os peixes de agua quente sao os melhores para começar alem da diversefidade ser maior a peixes muito mais façeis de cuidar na minha opinião os melhores sao bettas(nao pode ser + que um macho por aquario pois sao extremamentes territoriais) ou guppies mas mesmo assim é perguntar por mais opinioes

Publicado:

eu na minha opinião acho que os peixes de agua quente sao os melhores para começar alem da diversefidade ser maior a peixes muito mais façeis de cuidar na minha opinião os melhores sao bettas(nao pode ser + que um macho por aquario pois sao extremamentes territoriais) ou guppies mas mesmo assim é perguntar por mais opinioes

Obrigado a todos. banana rock

Para já vou começar pelo areão que estou a ferver em 4 fases de 2,5kgs cada :) depois verei o passo seguinte e irei colocando as minhas questões, na certeza da vossa boa resposta e opinião.

N.Patriarca

Publicado:
Obrigado a todos. banana rock

Para já vou começar pelo areão que estou a ferver em 4 fases de 2,5kgs cada :) depois verei o passo seguinte e irei colocando as minhas questões, na certeza da vossa boa resposta e opinião.

N.Patriarca

Não metas o areão todo!

Daniel Almeida

Publicado:
Não metas o areão todo!

Ok, Ok. Obrigado pela dica, vou colocar 2/3 e guardar o resto.

Publicado:

Olá companheiros

Diante dessa saudavel discurssão, me surgiu uma duvida. Convem manter os bettas, que são tidos como peixes de briga, em aquas comunitários? Tenho muita vontade de adquirir um, e se possivel for manter no meu comunitário.

Cumprimentos!

Publicado:
Olá companheiros

Diante dessa saudavel discurssão, me surgiu uma duvida. Convem manter os bettas, que são tidos como peixes de briga, em aquas comunitários? Tenho muita vontade de adquirir um, e se possivel for manter no meu comunitário.

Cumprimentos!

os bettas sao extra passificos sao chamados peixes de briga por causa de nao poder haver 2 machos num so territorio porque matam-se pela femea mas podes ter com qualquer tipo de peixe (comvem nao ter cauda comprida pois o betta pode confundilos apesar de depender de peixe para peixe))

eu nesse aqua punha um betta macho umas quantas femeas 3 ou 4 e se fosse eu fazia um biotopo asia (opinioes sao opinioes nao quero de maneira alguma influenciarte)

Publicado:

Boa noite

Fiz então o primeiro passo básico que foi colocar o areão e por mera satisfação da minha pequena criança, coloquei dois objectos/plantas plásticas que o senhor da loja me entendeu dar com a compra do kit.

Fotos-0266.jpg

Vou agora ler com atenção a informação disponível do ciclo do Azoto, como me recomendaram.

Agora creio que estou em condições de colocar água no aquário (aconselharam-me não ditar directo na água, mas sim num recepiente que coloque lá dentro e vá enchendo por transbordar) ligar o filtro e o termostato e deixar alguns dias.

Estarei correcto?

Grato pela atenção

N.Patriarca

Publicado:
Boa noite

Fiz então o primeiro passo básico que foi colocar o areão e por mera satisfação da minha pequena criança, coloquei dois objectos/plantas plásticas que o senhor da loja me entendeu dar com a compra do kit.

Fotos-0266.jpg

Vou agora ler com atenção a informação disponível do ciclo do Azoto, como me recomendaram.

Agora creio que estou em condições de colocar água no aquário (aconselharam-me não ditar directo na água, mas sim num recepiente que coloque lá dentro e vá enchendo por transbordar) ligar o filtro e o termostato e deixar alguns dias.

Estarei correcto?

correctissimo, isso serve para que a pressao da agua nao espalhe o substracto e nao faça um grande cova no local aonde a agua bate.

o recepiente pode ser mesmo um pires ou um prato serve.

boa sorte com isso.

Grato pela atenção

N.Patriarca

boas

se acrescentares ao teu perfil a localidade de onde és ofereço-te mais umas plantinhas de plastico que por cá andam

bem vindo :smilecolros:

obs:tira o tapete que tens por baixo do aquario e mete um tapete de borracha ou esforovite só há medida do aquario não vá a miuda pendurar-se no tapete e catrapumba aquario em cima da cabeça e peixes no nariz

claro está com isto estou a pensar na menina não no aquario é que com os miudos nunca se sabe :D

Editado por ze carlos
Publicado:
boas

se acrescentares ao teu perfil a localidade de onde és ofereço-te mais umas plantinhas de plastico que por cá andam

bem vindo :puppydogeyes:

obs:tira o tapete que tens por baixo do aquario e mete um tapete de borracha ou esforovite só há medida do aquario não vá a miuda pendurar-se no tapete e catrapumba aquario em cima da cabeça e peixes no nariz

claro está com isto estou a pensar na menina não no aquario é que com os miudos nunca se sabe :mrgreen:

Viva Zé Carlos

Sou de Amora, na Margem Sul, mas agradço a atenção :)

Quanto ao tapete, foi cortado à medida, foi colocado já a pensar nisso mas na altura da foto não estava ainda "recortado", mas agradeço a atenção.

Já agora, se o meu propósito passar por plantas naturais (as já sugeridas ou outras) o substracto que tenho actualmente (pedra de rio) serve?

Obrigado

N.Patriarca

Publicado:
boas

se lhe adicionares algum tipo de substrato fica melhor

Boas

Acabei de encher o aquário com 46l de água, mantive como estava antes na foto e liguei o termostato nos 26º, assim como a bomba de água.

Pelo que li agora é conveniente ter o aquário assim em funcionamento durante uns dias, mas devo ir fazendo algum tipo de avaliação da água? Ph ou outra? Ou apenas no final, dentro de 5 ou 6 dias, antes de instalar os habitantes?

Obrigado

N.Patriarca

Boas

Acabei de encher o aquário com 46l de água, mantive como estava antes na foto e liguei o termostato nos 26º, assim como a bomba de água.

Pelo que li agora é conveniente ter o aquário assim em funcionamento durante uns dias, mas devo ir fazendo algum tipo de avaliação da água? Ph ou outra? Ou apenas no final, dentro de 5 ou 6 dias, antes de instalar os habitantes?

Obrigado

N.Patriarca

Boa tarde,

Penso, que não são só 5 ou 6 dias mas sim um mês! Convem ler um bocadinho mais do ciclo do azoto.

Se bem me lembro é necessário introduzir um pouco (muito pouco) de comida de peixe no aqua para que o filtro ganhe bactérias que serão benéficas para o equilibrio do aqua.

O ph convém medir, até para saber que tipo de água sái da nossa torneira e dai que tipo de peixes podemos facilmente introduzir no aqua. É sempre mais fácil ter peixes compativeis com o ph da nossa torneira duque estár a alterar ou fazer acertos quimicamente.

Em relação aos testes...não sou propriamente adepto! Ph e amónia acho que para comecar chega.

Não perdias nada em meter umas anubias e/ou uns fetos de java agarrados a um tronco ou rocha para o aqua ganhar vida enquanto não podes(deves) por peixes.

Espero ter ajudado em alguma coisa...

Cumps

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Publicado:

Só agora descobri este tópico. Se precisares de ajuda, apita.

Escolhe primeiro o que queres fazer. O que queres colocar. Isso é o fundamental.

Depois, a iluminação é, essencialmente, para ver o aqua. SE quiseres plantá-lo, aí sim, o caso muda de figura e no teu caso seriam necessários uns 70/80 Watts.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Olá Ricardo (quase vizinho... ;)

Olá a todos e obrigado pelas dicas.

Estive a ler com atenção vários documentos aqui no fórum e cheguei à conclusão que vou com calma, começar por plantas plásticas que a criança achou piada, e tentar aprender a controlar a vida dos peixitos. Depois quando me sentir confortável com isso irei introduzindo novas variantes no aquário, nomeadamente plantas naturais.

Enteranto das leituras que fiz, uma delas foi a do ciclo do azoto, da qual cheguei a esta conclusão que queria partilhar convosco, para ver se compreendi como deve ser (segue-se o "boneco")

cicloazoto_npatriarca.jpg

Isto leva-me a pedir-vos algumas dicas:

1) estou a compreender bem a coisa ?

2) tenho o aquário ligado nos 26º há dois dias, o filtro a funcionar e 46l de água

3) estou a pensar no próximo domingo (6ºdia) colocar dois peixes da categoria "resistentes" (vou ler a parte dos peixes hoje, mas querem sugerir alguma espécie de pioneiros para esta "casa de vidro"?)

4) Que tipo de "medidas" devo fazer até lá e depois dessa introdução ? Segundo li devo medir a amónia e o ph da água

Também li diversas vezes sobre o Sera Nitrivec" como sendo importante para controlar o amónio e os nitritos. É importante a intervenção nesta fase ou só depois de habitado o aquário e terminado o 1ºciclo.

Agradeço imenso a atenção dispensada por todos.

N.Patriarca

Publicado:
3) estou a pensar no próximo domingo (6ºdia) colocar dois peixes da categoria "resistentes" (vou ler a parte dos peixes hoje, mas querem sugerir alguma espécie de pioneiros para esta "casa de vidro"?)

Podes por um betta (sao resistentes e bastamtes ) so por aguentarem tamto tempo em frascos

Também li diversas vezes sobre o Sera Nitrivec" como sendo importante para controlar o amónio e os nitritos. É importante a intervenção nesta fase ou só depois de habitado o aquário e terminado o 1ºciclo.

podes meter logo no principio apesar de diminuir o tempo de ciclagem nao ha inconvinientes

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!