Ricardo Fonseca Publicado Maio 1, 2008 Share Publicado Maio 1, 2008 (editado) O Espaço O Buraco Alcatifas para os peixes?! Dando duro! Ja coloquei algumas plantas e peixes... amanhã colocarei mais plantas... a fauna vai sendo introduzida lentamente e o liner que faz a dobra vai ser todo coberto por pedras. Conto ter o lago finalizado no Domingo... a ver vamos! Editado Junho 29, 2008 por Ricardo Fonseca Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tioayres Publicado: Maio 12, 2008 Share Publicado: Maio 12, 2008 Ricardo, bastante interessante o laguinho. Qual é a fauna que pretendes colocar nele pois achei-o com pouca profundidade apesar de ter 2 níveis. Quantos litros será o volume e qual a temperatura mais fria que acontece aí nesse local que foi construído? Desejo-lhe sucesso. Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres Meu Lago Nº 01 Lago 02 Tio Ayres Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Fonseca Publicado: Maio 27, 2008 Autor Share Publicado: Maio 27, 2008 Ricardo, bastante interessante o laguinho. Qual é a fauna que pretendes colocar nele pois achei-o com pouca profundidade apesar de ter 2 níveis. Quantos litros será o volume e qual a temperatura mais fria que acontece aí nesse local que foi construído? Desejo-lhe sucesso. Ele acabou por não ficar tão fundo quanto o que eu pretendia, porque as margens abateram um pouco depois da colocação da relva e das ultimas chuvadas... assim tem pouco menos de 1m na zona mais funda e não o 1m pretendido... para o ano por esta altura tento emendar a mão, até lá vou ter que retirar algumas espécies do lago durante o inverno. A litragem do lago é por estimativa, mas andará pelos 1200 litros (para mais) e já descontando o abate inesperado das margens (quando se fazem as coisas pela primeira vez há sempre acidentes imprevistos)... eu coloquei lá 24 T. albonoubes, 4 Amecas splendens (2M e 2F), 6 Barbos Odessa... já deve andar por lá mais qq coisa porque, pelo menos os Tanicthys, já se devem ter reproduzido. Ainda queria colocar uns Gymneophagus meridionalis e, eventualmente, uns Apistogramma combrae... e mais alguma peixada de cardume para animar a coisa! As temperaturas na minha zona não costumam cair muito porque é uma zona muito perto do mar, contudo, mais pelo Inverno, tive a preocupação de garantir uma boa exposição solar ao lago para que as temperaturas no Inverno sejam mais sustentáveis... isso teve o reverso da medalha nesta época com uma explosão de algas, para já controlada e quase revertida com uma grande introdução de plantas... mais tarde actualizarei este tópico com mais fotos e indicação mais precisa de fauna e flora (introduzidas por mim, porque há sempre os que se aproveitam) :D Abraço Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Fonseca Publicado: Junho 8, 2008 Autor Share Publicado: Junho 8, 2008 Mais umas fotos: Nas fofots vê-se a flor de um dos meus nenúfares, Ameca splendens a comer, Barbo Odessa a comer e uma visitante habitual! Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo A. Silva Publicado: Junho 8, 2008 Share Publicado: Junho 8, 2008 Realmente deslumbrante mano... Vindo de ti não esperava menos, não tarda muito terás de aumentar o lago, pois quando a malta se começar a procriar quero ver... Quanto as nossas amigas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], é só combinarmos para a apanha. Aquele abraço Cumprimentos, Ricardo A. Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PmRg Publicado: Junho 10, 2008 Share Publicado: Junho 10, 2008 Olá Ricardo belo laguinho que tens ai banana rock qual é essa planta que está a sair de água ao lado da flor do nenufar !? Cumps, Pedro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Fonseca Publicado: Junho 11, 2008 Autor Share Publicado: Junho 11, 2008 Realmente deslumbrante mano... Vindo de ti não esperava menos, não tarda muito terás de aumentar o lago, pois quando a malta se começar a procriar quero ver... Quanto as nossas amigas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], é só combinarmos para a apanha. Aquele abraço Já começaram a procriar Ainda anteontem vi uns Tanichtys pequenitos e ontem vi uma Ameca em miniatura.... já começou Olá Ricardo belo laguinho que tens ai :D :D :D qual é essa planta que está a sair de água ao lado da flor do nenufar !? Cumps, Pedro É uma das pontas da minha enorme Miriophylum aquatica! Obrigado pelos comentários! Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
carlosribeiro Publicado: Junho 11, 2008 Share Publicado: Junho 11, 2008 Lago muinto fixe e plantas bastante saudáveis... Os tanichtys aguentam o Inverno? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
severum Publicado: Junho 12, 2008 Share Publicado: Junho 12, 2008 Muito bem rapaz. A coisa parece estar a resultar. Parabéns. Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Fonseca Publicado: Junho 12, 2008 Autor Share Publicado: Junho 12, 2008 Lago muinto fixe e plantas bastante saudáveis... Os tanichtys aguentam o Inverno? Obrigado. Em princípio sim... estou a contar que aguentem! Muito bem rapaz. A coisa parece estar a resultar. Parabéns. Abraço Ois, tens que vir cá ver ao vivo e a cores. O lago ainda não está terminado, mas a fauna e a flora estão a dar-se bem. As filamentosas iniciais já perderam o combate, já só resta alguma turvidão. Abraço Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
severum Publicado: Junho 12, 2008 Share Publicado: Junho 12, 2008 Ois, tens que vir cá ver ao vivo e a cores. O lago ainda não está terminado, mas a fauna e a flora estão a dar-se bem. As filamentosas iniciais já perderam o combate, já só resta alguma turvidão. Abraço Mal possa combinamos. Os tanichtys vão aguentar perfeitamente o Inverno na rua. Os Odessa é possivel que se safem. Nos meus aguentaram um Inverno. As Amecas não me cheira, mas nunca se sabe. Se o frio não for muito... Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Fonseca Publicado: Junho 29, 2008 Autor Share Publicado: Junho 29, 2008 Alguns apontamentos fotográficos do lago: É sempre difícil fotografar os peixes, ou por causa da incidência de luz, ou por causa da falta de luz, mas na última dá para ver Ameca e Odessa... comendo! Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Figueiredo Publicado: Junho 29, 2008 Share Publicado: Junho 29, 2008 Muito giro. Os Myriophilum estão espectaculares, a sair da água. Miguel Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José E. Silva Publicado: Junho 30, 2008 Share Publicado: Junho 30, 2008 Olá Ricardo. O seu lago está muito bonito e bem decorado, 5*. Sempre que venho ao forum dár uma espreitadela, fico cada vez mais supreendido com a quantidade de possoas que colocam peixes (que para mim são de águas tropicais) em lago de extrior. Pode ser de eu nunca me ter entereçado tanto por essas espécies e não as conhecer tão bem. Um abraço e força com o seu lago, José Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Reis Publicado: Junho 30, 2008 Share Publicado: Junho 30, 2008 À primeira vista está muito bem conseguído. Podias era tirar uma geral, do género daquela em que mostras o buraco. Ando com ideias de fazer um no jardim para meter lá a minha Pelodiscus sinensis gigante. A ver vamos.. Cumps, Miguel Reis Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo José - APC Publicado: Julho 1, 2008 Share Publicado: Julho 1, 2008 Olá Ricardo Está bonito e interessante o teu lago, já tens algo relaxante para onde olhar. A colecção de plantas pode ser aumentada, varias aguentam o nosso clima, assim como podes pôr mais uma ou duas especies mais de peixes de pequena dimensão. Se quiseres Phallocerus caudimaculatus ou Aphanius mento, que são bonitos e resistentes ao nosso clima, diz. As algas podem ser combatidas com o ter mais plantas de crescimento rapido, e nesse departamento recomendo a elodea densa, cresce rapidamente, é uma optima oxigenadora e absorve muitos nutrientes, deixando menos para as algas e travando a sua expansão. As Amecas comem bastantes algas mas a campeâm nessa area é a Jordanella floridae, outra especie resistente ao nosso inverno. Qual é a variedade do teu nenufar? Provavelmente será como habitual um hibrido/cultivar. As tuas Myriophyllum são M. aquaticum? Foram apanhadas na Natureza? Abraços Paulo José Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CostaAzul Publicado: Julho 4, 2008 Share Publicado: Julho 4, 2008 Boas, Esta muito giro, em prencipio nao estava a achar muita graça a tela a mostra mas depois de decorado ficou muito giro... ...e muito bem plantado, tambem queria colocar umas plantas assim no meu mas acho que no inverno vai morrer tudo com a geada !! estas plantas tambem sao de agua ? ........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Julho 4, 2008 Share Publicado: Julho 4, 2008 boas Ricardo, podias dizer a espessura e preço dessa tela? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Amado Publicado: Julho 4, 2008 Share Publicado: Julho 4, 2008 Muito bom Ricardo. Só uma palavra basta para definir esse lago: Harmonia. Pedro Amado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Daniel Santos Publicado: Julho 6, 2008 Share Publicado: Julho 6, 2008 boas *POdias tirar fotos ao peixes que tens ai fora de agua como se costuma fazer na mao por xemplo.. Quanto ao lago e flora 5* Cumps * Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Fonseca Publicado: Julho 21, 2008 Autor Share Publicado: Julho 21, 2008 Boas a todos, lamento o atraso nas respostas mas não tem sido possível vir aqui porque a minha mais re4cente cria de vivíparo me tem ocupado muito do tempo... ressentindo-se a participação aqui e também a manutenção da bicharada, mas aqui vai, mais vale tarde que nunca... À primeira vista está muito bem conseguído. Podias era tirar uma geral, do género daquela em que mostras o buraco. Ando com ideias de fazer um no jardim para meter lá a minha Pelodiscus sinensis gigante. A ver vamos.. Cumps, Miguel Reis Boas, muito obrigado. O lago ainda não está totalmente construído, faltando alguma decoração marginal - entenda-se "pedras" - porque me tem faltado tempo para as ir apanhar. Assim que a coisa estiver completa meto uma foto geral, até lá tenho vergonha Olá Ricardo Está bonito e interessante o teu lago, já tens algo relaxante para onde olhar. A colecção de plantas pode ser aumentada, varias aguentam o nosso clima, assim como podes pôr mais uma ou duas especies mais de peixes de pequena dimensão. Se quiseres Phallocerus caudimaculatus ou Aphanius mento, que são bonitos e resistentes ao nosso clima, diz. As algas podem ser combatidas com o ter mais plantas de crescimento rapido, e nesse departamento recomendo a elodea densa, cresce rapidamente, é uma optima oxigenadora e absorve muitos nutrientes, deixando menos para as algas e travando a sua expansão. As Amecas comem bastantes algas mas a campeâm nessa area é a Jordanella floridae, outra especie resistente ao nosso inverno. Qual é a variedade do teu nenufar? Provavelmente será como habitual um hibrido/cultivar. As tuas Myriophyllum são M. aquaticum? Foram apanhadas na Natureza? Boas Paulo... por acaso até tinha pedido ao Miguel uns peixitos dos que falaste, mas meteram-se umas coisas pelo meio e não foi possível a "transacção" love you Também queria meter uns meridionalis, mas parece que andam difíceis de arranjar Quanto a plantas... tenho a parte mais funda do lago recheada de vals, 1/2 da superfície coberta com flutuantes (a metade respeitante à parte mais funda) e ainda assim muitas algas... se calhar vou ter mesmo que meter uma UV. A exposição do lago ao sol é muito prolongada (mas ou o fazia ali ou não o fazia...) daí a tendência para a sopa de ervilhas... apesar de tudo e num dia em que a temperatura exterior atingiu os 36ºC e às 14h o lago registava à superfície da parte menos funda apenas 30ºC, sendo que abaixo das flutuantes marcava 28ºC e a 80cm de profundidade (na sombra) 25ºC... dados que me deixaram bastante contente pois temia que a agua aquecesse mais. Jordanellas tb estou muito interessado, mas tb n são fáceis de arranjar a não ser que encomende uma data delas de uma vez. Quanto aos nenufares, um deles, o que floriu - de maior porte - é um hibrido efectivamente, o outro mais pequeno é uma Nymphea sulphurea. Boas,Esta muito giro, em prencipio nao estava a achar muita graça a tela a mostra mas depois de decorado ficou muito giro... ...e muito bem plantado, tambem queria colocar umas plantas assim no meu mas acho que no inverno vai morrer tudo com a geada !! estas plantas tambem sao de agua ? No sistema do lago tenho plantas aquáticas, terrestes (só com o fundo do vaso dentro de água) e palustres... as que creio referires são palustres... se aguentam o inverno? Logo se verá... este é um lago ainda muito novo, estou a fazer experiências ainda. boas *POdias tirar fotos ao peixes que tens ai fora de agua como se costuma fazer na mao por xemplo.. Quanto ao lago e flora 5* Cumps E apanha-los com o lago cheio?! love you desafio alguém a tentar apanhar uma Ameca splendens numa superfície de água algo significativa... são rápidas para caraças, mas vou tentar! Abraços a todos e obrigado pelos comentários... em breve colocarei mais fotos e dados do lago, designadamente uma foto da flor de Echornia crassiceps que me surpreendeu outro dia! Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts