rui vaz Publicado Maio 1, 2008 Publicado Maio 1, 2008 Boas Estou a pensar adquirir um filtro externo seco-húmido 2227 para o meu aquário de discus. Alguém tem este filtro e/ou pode dar info sobre o seu desempenho e manutenção? Um abraço. Rui Vaz Martins Citar
Rui Santos Publicado: Maio 2, 2008 Publicado: Maio 2, 2008 Boas Estou a pensar adquirir um filtro externo seco-húmido 2227 para o meu aquário de discus. Alguém tem este filtro e/ou pode dar info sobre o seu desempenho e manutenção? Um abraço. Rui Vaz Martins Boas, Este filtro só faz filtragem biológica aeróbica, ou seja, não pode ser o teu filtro principal. Terás de ter um filtro que faça filtragem mecânica e também biológica (anaeróbica). Na minha opinião, é um bom filtro para complemento, de filtração biológica! Agora para usares num aquário de Discus, se calhar não é o mais indicado, pois vai causar alguma turbolência. Como é um filtro que faz filtragem biológica aeróbica, tem de entrar ar para as matérias filtrantes, ou seja, num período tem ar e no outro água, logo não está constantemente a debitar água e quando debita é com alguma "violência". Não é aconselhável estrangulares a saida de água! Na montagem é dificil de conseguires encher o Copo do Filtro pois não tem nenhum sistema de enchimento prático ("bomba manual", como tens no 2226 ou 2228). A manutenção é a normal dos filtros. Espero ter ajudado em alguma coisa. Cumprimentos Citar
João Faria Publicado: Maio 2, 2008 Publicado: Maio 2, 2008 Boas, Este filtro só faz filtragem biológica aeróbica, ou seja, não pode ser o teu filtro principal. Terás de ter um filtro que faça filtragem mecânica e também biológica (anaeróbica). Na minha opinião, é um bom filtro para complemento, de filtração biológica!Agora para usares num aquário de Discus, se calhar não é o mais indicado, pois vai causar alguma turbolência. Como é um filtro que faz filtragem biológica aeróbica, tem de entrar ar para as matérias filtrantes, ou seja, num período tem ar e no outro água, logo não está constantemente a debitar água e quando debita é com alguma "violência". Não é aconselhável estrangulares a saida de água! Na montagem é dificil de conseguires encher o Copo do Filtro pois não tem nenhum sistema de enchimento prático ("bomba manual", como tens no 2226 ou 2228). A manutenção é a normal dos filtros. Espero ter ajudado em alguma coisa. Cumprimentos Boas, Só um pequeno pormenor que me parece ser bastante importante. A filtragem biológica principal é aeróbia, ou seja é feita com bactérias que querem oxigénio. São estas bactérias que decompõem a amónia e os nitritos. As bactérias anaeróbias são as que consomem nitratos. Sendo assim, temos uma filtragem biológica impecável neste tipo de filtro. Já no que diz respeito à filtragem mecânica, aí sim parece-me deficiente, visto não ter qualquer matéria de filtragem mecânica por excelência como esponja ou lã de vidro. Não é por nada que o aconselham para água salgada onde a acumulação de detritos (fitragem mecânica) é de evitar pela libertação de amónia muita mais tóxica nestes aquários que nos de água doce. Também quanto ao fucionamento por "sacadas" de água não sei dizer nada, mas a ser assim é melhor pensares noutro filtro. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
David Cabete Publicado: Maio 2, 2008 Publicado: Maio 2, 2008 Boas Relativamente ao 2227 da Eheim, é muito bom para salgados, ou aquários que não tenham plantas, já que o CO2 dissipa-se facilmente com a utilização deste filtro. É muito bom para ciclideos africanos, quando "acompanhado" por um outro, que não seco/húmido, para a filtragem mecânica, coisa que o 2227 faz, mas muito mal, e à custa de um pequeno truque, de modo a funcionar como filtro "normal". Não vale a fazer isso, porque aí seria preferível optar por um normal e não por um 2227. Como filtro biológico é excelente, mas volto a lembrar, se não tiveres plantas, ou em úmero reduzido, e principalmente porque o caudal de água não é constante. Conforme a altura a que estão os tubos de saída, de entrada e do respiro, os ciclos pequeno caudal e grande caudal, podem variar entre 20 segundos a dois minutos. Quanto maior for o comprimento de tubo, maior será o espaço de tempo entre ciclos. Para quem ainda não entendeu, este filtro está "x" tempo com um débito "fraco", até encher, e depois de atingir o nível máximo, debita o caudal máximo, até ficar quase vazio. Para peixes que gostem de "Jacuzzi", é óptimo! Não conheço "solhas" que gostem de muito movimento de água, ( peixe estranho ). Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
AGA Publicado: Maio 2, 2008 Publicado: Maio 2, 2008 (editado) Boas, Este filtro só faz filtragem biológica aeróbica, ou seja, não pode ser o teu filtro principal. Terás de ter um filtro que faça filtragem mecânica e também biológica (anaeróbica). Na minha opinião, é um bom filtro para complemento, de filtração biológica! Agora para usares num aquário de Discus, se calhar não é o mais indicado, pois vai causar alguma turbolência. Como é um filtro que faz filtragem biológica aeróbica, tem de entrar ar para as matérias filtrantes, ou seja, num período tem ar e no outro água, logo não está constantemente a debitar água e quando debita é com alguma "violência". Não é aconselhável estrangulares a saida de água! Na montagem é dificil de conseguires encher o Copo do Filtro pois não tem nenhum sistema de enchimento prático ("bomba manual", como tens no 2226 ou 2228). A manutenção é a normal dos filtros. Espero ter ajudado em alguma coisa. Cumprimentos Isto não é bem assim... Ele está constantemente a debitar água, só que quando enche a água sai com um caudal superior (já agora um 2229 tem caudal idêntico ao do 2028). (presumo que o caudal máximo do 2227 estará para o 2026, assim como o 2229 está para o 2028) Também não é verdade que não tenha filtração mecânica, basta ler o manual do filtro para se perceber que tem. Concordo que mecanicamente o 2229 não seja tão eficaz como um 2028, mas biologicamente deixa-o a milhas. Já a questão do CO2 admito que sejam filtros que, pela agitação, potenciem a libertação do gás, mas ainda estou para ver "estudo" que comprove que isso é significativo. (é que o CO2 que temos no aquário não está sobressaturado como numa garrafa de água com gás...) A questão da bomba é pertinente, apenas quando se limpam as mangueiras, mas eu resolvi o problema do meu... quando lhe faço uma manutenção desse tipo, ligo uma bomba que força a entrada de água para o filtro, são apenas uns segundos até a água começar a fazer efeito sifão e já está. O ideal, concordo com uma opinião já postada, seria usar esse em complemento com um outro, mas mesmo a funcionar só, deve ser um excelente filtro, dado que biologicamente está muito acima dos outros e é a amónia e os nitritos que "matam" os peixes... Cumps Editado Maio 2, 2008 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
David Cabete Publicado: Maio 2, 2008 Publicado: Maio 2, 2008 Boas A questão da bomba é pertinente, apenas quando se limpam as mangueiras, mas eu resolvi o problema do meu... quando lhe faço uma manutenção desse tipo, ligo uma bomba que força a entrada de água para o filtro, são apenas uns segundos até a água começar a fazer efeito sifão e já está. Mais um truque: colocas a funcionar, isto depois de uma limpeza a fundo, e pelo tubo de respiro, o mais fino, puxas, como se estivesses a tirar água do aquário com uma mangueira. Mais artesanal que a bomba, mas o resultado é o mesmo. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rui vaz Publicado: Maio 2, 2008 Autor Publicado: Maio 2, 2008 Boas pessoal, Obrigado pelaS DICAS. Não referi que já tenho um filtro externo 2215, pelo que o seco-húmido funcinará em simultâneo. Já agora devo coloca-los a funcionar em série ou independentes? Rui VAz Citar
AGA Publicado: Maio 2, 2008 Publicado: Maio 2, 2008 BoasMais um truque: colocas a funcionar, isto depois de uma limpeza a fundo, e pelo tubo de respiro, o mais fino, puxas, como se estivesses a tirar água do aquário com uma mangueira. Mais artesanal que a bomba, mas o resultado é o mesmo. Cumps. Grande David... mais artesanal mas acho que ainda dá menos trabalho... acho que vou passar a usar o teu método! Cumprimentos Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
AGA Publicado: Maio 2, 2008 Publicado: Maio 2, 2008 Boas pessoal,Obrigado pelaS DICAS. Não referi que já tenho um filtro externo 2215, pelo que o seco-húmido funcinará em simultâneo. Já agora devo coloca-los a funcionar em série ou independentes? Rui VAz Independentes. Se leres o manual do 2227 eles desaconselham "invenções" para não afectar o funcionamento do seco-húmido (não estamos aqui a falar de avarias). Na prática o filtro enche +- por gravidade, pelo que não convém forçar, nem dificultar, a entrada de água para o seu interior (aquilo tem uma cadência, para aumentar o fornecimento de oxigénio às bactérias) Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Rui Santos Publicado: Maio 2, 2008 Publicado: Maio 2, 2008 Boas, O caudal do 2227 é igual ao do 2026, e é de 950l/h; o do 2229 é igual ao do 2028, e é de 1050l/h. Claro que qualquer filtro acaba por fazer "alguma" filtragem mecânica mas, os seco-húmidos apenas devem levar Eheim SUBSTRATpro ou EHFISUBSTRAT. Isto são as matérias filtrantes recomendadas. Claro que se lhe tapares o tubo de ar ele também pode levar matérias de filtragem mecânica. Podes fazer isto por um curto período de tempo mas, não aconselho. E não aconselho a usares isoladamente, eu tive um 2229 a funcionar sozinho e tive de adquirir um 2026, no caso, pois tinha muitas particulas a flutuar. Mas como tens 2215, acho que tens filtragem suficiente. Dependendo claro do volume do aquário. Agora não sei é se os teus Discus vão gostar!? Manual 2227_2229_2327_2329 http://www.eheim.de/eheim/pdf/en/anleitung...9_2327_2329.pdf Cumprimentos Citar
AGA Publicado: Maio 2, 2008 Publicado: Maio 2, 2008 Com um 2215 também instalado eu nem pensava 2 vezes... o 2227 é mais eficaz a degradar a amónia e nitritos. (o seu caudal máximo não fica acima do caudal máximo do 2026) É claro que não pode ser tão bom ao nível mecânico, mas não deve ser tão mau como o pintam, desde que se instale a esponja que lá vem e se retire esta passadas umas 6 a 8 semanas. Quanto às dúvidas relativas à capacidade de filtragem mecânica, ler o referido manual, página 18 (está a vermelho). Assim, considerando que o 2215 pode retirar as partículas mais finas da água, por filtração com a lã branca, a opção 2227 é de considerar. Cumprimentos Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Recommended Posts