Microalgas


Recommended Posts

Bom dia, tive uma praga de micro algas no meu aqua que não consigo resolver! Já fiz de tudo, trocas de água diárias (20 a 30% quase 1 mês) utilizei o produto Pclear (1 fransco) e nada! Alguem me pode dar outra dica?? Vou comprar uma lampada UV já me disseram que possivelmente resolve o problema!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quantas horas de iluminação diárias?

Leva luz directa do sol?

Está perto duma fonte de luz intensa, mesmo que indirecta?

Quantas vezes aspiras o fundo?

Que quantidade de comida pões de cada vez?

Niveis de Nitratos e Fosfatos.

 

Qualquer um, destes factores pode estar na origem desse excesso de micro-algas. Sem o corrigires nada te vale, nem os UV-Cs, mesmo que sobre-dimensionados.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quantas horas de iluminação diárias?

Leva luz directa do sol?

Está perto duma fonte de luz intensa, mesmo que indirecta?

Quantas vezes aspiras o fundo?

Que quantidade de comida pões de cada vez?

Niveis de Nitratos e Fosfatos.

 

Qualquer um, destes factores pode estar na origem desse excesso de micro-algas. Sem o corrigires nada te vale, nem os UV-Cs, mesmo que sobre-dimensionados.

Cumps.

 

Boas,

 

Tenho 10 horas de iluminação diária (2 lampadas PLL 55w).

Não apanha luz directa do sol.

Não esta perto de outra fonte de luz a nao sei as lampadas do proprio aquário.

Aspiro o fundo 1 vez por mês.

A Comida que eu dou é logo toda comida! Dou 2x por dia, uma demanha e outra a tarde.

Niveis de Nitratos e Fosfatos não tenho os kits!

 

Obrigado pela ajuda, espero uma resposta.

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Convinha saber os níveis de nitratos e fosfatos pois são nutrientes fundamentais para micro-algas.

Já agora tens plantas? Que fertilizantes usas?

E a água é da torneira?

 

Os UVCs até podem resolver o problema mas se a sua origem forem altos níveis de nitratos ou fosfatos (ou outro nutriente para plantas em excesso na coluna de água), as micro-algas podem reproduzir-se mais depressa que os UVCs as destroem.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Convinha saber os níveis de nitratos e fosfatos pois são nutrientes fundamentais para micro-algas.

Já agora tens plantas? Que fertilizantes usas?

E a água é da torneira?

 

 

Boas,

Para saber os Níveis de fosfatos e nitratos vou ter de comprar o kit e isto aqui não ta muito famoso de €€€.

Tenho o aquário plantado e não uso fertilizante porque como tenho substrato fertil q foi posto a coisa de 2 meses ainda nao precisei de fertilizar!

Quanto á agua é do furo aqui de casa e leva 1 quantidade minima de cloro só para matar qualquer possivel bicharada!

 

O que achas que devo fazer?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para começar não ponhas cloro na água: é tóxico para os peixes, as plantas e sobretudo para as bactérias nitrificantes que se alimentam dos tóxicos amónia e nitritos. Estás a matar bichinhos a mais.

Ou então a quantidade de cloro é tão pequena que mais vale nem pôr.

 

Quanto à água ser do furo, poderá ser essa a causa (?). Afinal teríamos de saber os níveis de nitratos, fosfatos, de ferro, CO2 ( e ele a dar-lhe :) )dessa água. Por outro lado também já pode vir carregada de micro-algas.

 

É uma questão de experimentares água da torneira, acrescentando o anti-cloro, que esse é barato :drinking:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais