Recommended Posts

Publicado

Bom dia, tive uma praga de micro algas no meu aqua que não consigo resolver! Já fiz de tudo, trocas de água diárias (20 a 30% quase 1 mês) utilizei o produto Pclear (1 fransco) e nada! Alguem me pode dar outra dica?? Vou comprar uma lampada UV já me disseram que possivelmente resolve o problema!

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Publicado:

Boas,

Quantas horas de iluminação diárias?

Leva luz directa do sol?

Está perto duma fonte de luz intensa, mesmo que indirecta?

Quantas vezes aspiras o fundo?

Que quantidade de comida pões de cada vez?

Niveis de Nitratos e Fosfatos.

Qualquer um, destes factores pode estar na origem desse excesso de micro-algas. Sem o corrigires nada te vale, nem os UV-Cs, mesmo que sobre-dimensionados.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:
Boas,

Quantas horas de iluminação diárias?

Leva luz directa do sol?

Está perto duma fonte de luz intensa, mesmo que indirecta?

Quantas vezes aspiras o fundo?

Que quantidade de comida pões de cada vez?

Niveis de Nitratos e Fosfatos.

Qualquer um, destes factores pode estar na origem desse excesso de micro-algas. Sem o corrigires nada te vale, nem os UV-Cs, mesmo que sobre-dimensionados.

Cumps.

Boas,

Tenho 10 horas de iluminação diária (2 lampadas PLL 55w).

Não apanha luz directa do sol.

Não esta perto de outra fonte de luz a nao sei as lampadas do proprio aquário.

Aspiro o fundo 1 vez por mês.

A Comida que eu dou é logo toda comida! Dou 2x por dia, uma demanha e outra a tarde.

Niveis de Nitratos e Fosfatos não tenho os kits!

Obrigado pela ajuda, espero uma resposta.

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Publicado:

Boas,

Convinha saber os níveis de nitratos e fosfatos pois são nutrientes fundamentais para micro-algas.

Já agora tens plantas? Que fertilizantes usas?

E a água é da torneira?

Os UVCs até podem resolver o problema mas se a sua origem forem altos níveis de nitratos ou fosfatos (ou outro nutriente para plantas em excesso na coluna de água), as micro-algas podem reproduzir-se mais depressa que os UVCs as destroem.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:
Boas,

Convinha saber os níveis de nitratos e fosfatos pois são nutrientes fundamentais para micro-algas.

Já agora tens plantas? Que fertilizantes usas?

E a água é da torneira?

Boas,

Para saber os Níveis de fosfatos e nitratos vou ter de comprar o kit e isto aqui não ta muito famoso de €€€.

Tenho o aquário plantado e não uso fertilizante porque como tenho substrato fertil q foi posto a coisa de 2 meses ainda nao precisei de fertilizar!

Quanto á agua é do furo aqui de casa e leva 1 quantidade minima de cloro só para matar qualquer possivel bicharada!

O que achas que devo fazer?

Cumprimentos

Publicado:

Boas,

Para começar não ponhas cloro na água: é tóxico para os peixes, as plantas e sobretudo para as bactérias nitrificantes que se alimentam dos tóxicos amónia e nitritos. Estás a matar bichinhos a mais.

Ou então a quantidade de cloro é tão pequena que mais vale nem pôr.

Quanto à água ser do furo, poderá ser essa a causa (?). Afinal teríamos de saber os níveis de nitratos, fosfatos, de ferro, CO2 ( e ele a dar-lhe :) )dessa água. Por outro lado também já pode vir carregada de micro-algas.

É uma questão de experimentares água da torneira, acrescentando o anti-cloro, que esse é barato :drinking:

Cumps.

Ex-membro Tilapia